TCC-2021
TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA / Ano Letivo: 2021
TRABALHOS COMPLETOS
Nº |
ACADÊMICO(A) |
ORIENTADOR(A) |
TÍTULO DO TCC |
1 | ALICE DE OLIVEIRA MOREIRA SILVA | DRA. SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI | ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DAS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) |
2 | ALINE CLAUDIA DA SILVA | DRA. ELIANA CLÁUDIA NAVARRO KOEPSEL. COORIENTAÇÃO: DRA. KETHLEN LEITE DE MOURA | PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARANAENSE (2011-2018) |
3 | ALINE GONÇALVES DE LIMA | MA. SIMONE SARTORI JABUR | O PAPEL IDEOLÓGICO E PEDAGÓGICO DE A PEQUENA SEREIA: UMA ANÁLISE COMPARADA DA VERSÃO ANIMADA DA DISNEY E DO CONTO ORIGINAL DE HANS C. ANDERSEN |
4 | ALINE HENKER GARCIA | DRA. ELOISA ELENA DA SILVA | A LEI DO MAIS FRACO: DESAFIO SUPERADO OU EM PAUTA? |
5 | ALINE MARIA SOUZA SILVA | DR. GILMAR ALVES MONTAGNOLI. | INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS |
6 | AMANDA APARECIDA DE OLIVEIRA | DRA. REGINA DE JESUS CHICARELLE. | ABUSO SEXUAL E AS PRÁTICAS PREVENTIVAS ABORDADAS EM LITERATURAS INFANTIS |
7 | AMANDA GABRIELE MEIRELES RIBEIRO | DRA.JEINNI KELLY PEREIRA PUZIOL | ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E ALGUMAS REFLEXÕES |
8 | AMANDA SEGANTIN DE FARIA | DRA. SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI | UM, DOIS, TRÊS INCLUSÃO! O RETRATO DAS RELAÇÕES ESCOLARES DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA PELA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA |
9 | ANA BEATRIZ URBANO | DRA. GISELMA CECILIA SERCONEK | PRODUÇÃO TEXTUAL NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: LIMITES E POSSIBILIDADES DO LIVRO DIDÁTICO |
10 | ANA CAROLINA DE OLIVEIRA JAVORSKI | DRA HELOISA TOSHIE IRIE SAITO. COORIENTAÇÃO: MA.DEBORA LUPPI SOUTO. | ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (2017-2021) |
11 | ANA FLÁVIA OLIVEIRA CAJUEIRO DA SILVA | DR. PAULO CALDAS RIBEIRO RAMON | AFETIVIDADE E EDUCAÇÃO: O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE WALLON |
12 | ANA LUIZA DINIZ CECONELO | DRA. GISELMA CECILIA SERCONEK | OS LIVROS DIDÁTICOS E SUAS ORIENTAÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO |
13 | ANA PAULA DA CUNHA PINHEIRO | DRA HELOISA TOSHIE IRIE SAITO. COORIENTAÇÃO: Ma.DEBORA LUPPI SOUTO. | A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ESTADO DA ARTE NAS PESQUISAS BRASILEIRAS DE 2015 A 2020 |
14 | ANA PAULA DE OLIVEIRA DA ENCARNAÇÃO | DRA. ELIANA CLÁUDIA NAVARRO KOEPSEL | A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS SOB O OLHAR DA PRECEPTORA ALEMÃ INA VON BINZER (1881-1883) |
15 | ANA PAULA NUNES | DRA. ANALICE CZYZWSKI | A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DE LIVROS INFANTIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO |
16 | BIANCA NAOMI DE LIMA | DRA. ALINE FROLLINI LUNARDELLI. | O BULLYING NOS FILMES DE ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE |
17 | BRUNA APARECIDA MARAN | DR. JOSÉ JOAQUIM PEREIRA DE MELO. | REFLEXÕES SOBRE FÉ E RAZÃO EM SANTO AGOSTINHO |
18 | CAMILA HELOISE PAES | DRA. TEREZINHA OLIVEIRA | O CONCEITO DE INTELECTO EM TOMÁS DE AQUINO: A POTÊNCIA INTELECTIVA COMO CONDIÇÃO DE APRENDIZAGEM |
19 | CAMILA SCHILLER BERNINI BUGHI | DR. PAULO CALDAS RIBEIRO RAMON | A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL |
20 | CAROLINE NASCIMENTO RAMOS | DRA. GISELMA CECILIA SERCONEK | OS ESTUDOS DOS ESPAÇOS ESCOLARES E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO INFANTIL |
21 | DANIELE DOS SANTOS CARDOSO | DR. VINÍCIUS STEIN. | A INFLUÊNCIA DOS ESTEREÓTIPOS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DOS DESENHOS DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
22 | DANIELY AYUMI SHIMOKAWA | DRA. MARIA CRISTINA GOMES MACHADO | OS ESCRITOS FEMININOS DO PERIÓDICO “A ESCOLA: REVISTA DO GRÊMIO DOS PROFESSORES PÚBLICOS” DO PARANÁ (1906-1910) |
23 | DAYANE CARVALHO DE PAULA | DRA. SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI | DISTÚRBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO (DPA) EM CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: ESTUDOS PRELIMINARES |
24 | DEBORA SOUZA SANTOS | DR. PAULO ROGÉRIO DE SOUZA | ORGANIZAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DESTINADA À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SISTEMA PRISIONAL PARANAENSE A PARTIR DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PARA PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE E EGRESSAS DO SISTEMA PRISIONAL DO PARANÁ (2021) |
25 | EDILEUSA LAURINDA BARBOSA | DRA. ROSANGELA CELIA FAUSTINO | EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROPOSTAS EDUCATIVAS E POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL |
26 | EDNA CRISTINA DE OLIVEIRA ALVES | DRA. APARECIDA MEIRE CALEGARI-FALCO. | PEDAGOGIA HOSPITALAR: UMA REVISÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE PEDAGOGIA/UEM (2015 – 2019) |
27 | ELVIRA NIVAGTANH CRESPIM | DRA. ROSANGELA CELIA FAUSTINO | ESCOLARIZAÇÃO INDÍGENA BILINGUE NO PARANÁ: DA ALFABETIZAÇÃO À UNIVERSIDADE |
28 | ÉRICA PRISCILA MOURA | DRA. SANDRA REGINA CASSOL CARBELLO | JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA VYGOTSKYANA |
29 | FERNANDA BATISTA DA SILVA | DRA. ELOIZA ELENA DA SILVA MARTINUCCI. | POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE RELAÇÕES DE GÊNERO ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
30 | FERNANDA CARLA PENQUIS | DRA. SANDRA R. CASSOL. COORIENTAÇÃO: DRA. KETHLEN LEITE DE MOURA | GERAÇÃO NEM E O PROJETO DE VIDA: POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO PARANAENSE, SOB O NOVO IDEÁRIO NEOLIBERAL |
31 | FERNANDA CRUZ AMARAL | DRA. REGINA DE JESUS CHICARELLE. | A IMPLEMENTAÇÃO DOS JOGOS SIMBÓLICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
32 | GABRIELA BARBOSA DA SILVA | DRA. APARECIDA MEIRE CALEGARI-FALCO. | PEDAGOGIA HOSPITALAR E DOMICILIAR: A IMPORTÂNCIA DESSE DIREITO À EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS EM TRATAMENTO DE SAÚDE |
33 | GABRIELA CAROLINE BRESSAN ALVES | DRA. REGINA DE JESUS CHICARELLE. | O MOVIMENTO COMO EXPRESSÃO GENUÍNA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL |
34 | GABRIELA DE ASSIS CAMARGO | DRA. ELMA JÚLIA GONÇALVES DE CARVALHO | A INFLUÊNCIA DA FERRAMENTA TECNOLÓGICA EDUCACIONAL "SISTEMA DE ENSINO APRENDE BRASIL” DO GRUPO POSITIVO SOBRE OS ÍNDICES DE QUALIDADE DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MUNICÍPIOS DO PARANÁ |
35 | GABRIELA DE BRITO PEREIRA | DRA. ELIANA CLÁUDIA NAVARRO KOEPSEL. COORIENTAÇÃO: DRA. KETHLEN LEITE DE MOURA | EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS A PARTIR DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL DO PARANÁ |
36 | GABRIELA GOSDAG DIAS | DRA. TEREZINHA OLIVEIRA | APROXIMAÇÕES ENTRE O PENSAMENTO SOBRE O INTELECTO EM TOMÁS DE AQUINO O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE - TDAH. |
37 | GABRIELY SILVEIRA NOGUEIRA | DRA. VANESSA FREITAG | PROPOSIÇÕES EDUCATIVAS NA LITERATURA DE RUTH ROCHA: ESTUDOS SOBRE A ILUSTRAÇÃO NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA NA PRIMEIRA INFÂNCIA |
38 | GÉSSICA CRISTINA SABINA COELHO DA SILVA | DR.ª LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS | “NA PRÁTICA A TEORIA É OUTRA!”: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES ALFABETIZADORES |
39 | GIOVANNA BRUNA FRANCO REDMERSKI | DR. DELTON FELIPE | A DIVERSIDADE NA LEGISLAÇÃO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL |
40 | GLEIVAN HOLANDA PINHEIRO | DRA. SIMONE DE SOUZA. | ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DIÁLOGO EXPOSITIVO A PARTIR DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS E DE DOCUMENTOS OFICIAIS |
41 | HELOISA CRISTINA VERONEZZI | DRA. MARIA CHRISTINE BERDUSCO MENEZES. | O CURRÍCULO DA ESCOLA INDIGENA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): UMA RELAÇÃO POSSÍVEL? |
42 | HELOÍSA MARIA R. REZENDE | DRA. SANDRA R. CASSOL. | EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL ATRAVÉS DE OFICINAS DE BRINQUEDOS |
43 | HELOISE CRISTINE PIRES | DRA. REGINA DE JESUS CHICARELLE | O PROCESSO DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A ÓTICA DE DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA NO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19 |
44 | ISABELA ROSSI RONCOLETA | DRA. TEREZINHA OLIVEIRA | A CAPACIDADE RACIONAL DO HOMEM E AS ARTES LIBERAIS DE O TRIVIUM: REFLEXÕES SEGUNDO HUGO DE SAINT-VICTOR |
45 | IZABELA TAVECHEO AMADEU | DRA. EDNÉIA REGINA ROSSI. COORIENTAÇÃO: DRA. KETHLEN LEITE DE MOURA | ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE E A SOCIOEDUCAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ |
46 | JENNIFER GABRIELLY BOB | DR. PAULO CALDAS RIBEIRO RAMON | A RELAÇÃO ENTRE O PROCESSO DE PATOLOGIZAÇÃO/MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO |
47 | JENNIFER MICAELE MARTINS SILVEIRA | DR. GILMAR ALVES MONTAGNOLI. | O PAPEL DAS INTERAÇÕES SOCIAIS NO DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA ANÁLISE COM BASE NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
48 | JÉSSICA CAROLINA ESTELAI CARDOSO | DR. MADDOX - CLEBERSON DIEGO GONÇALVES. | VIOLÊNCIA SEXUAL COMO TEMA NA GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA: REFLEXÕES NO TEMPO PRESENTE |
49 | JESSICA FIORATI DOS SANTOS DENA | DRA. TEREZINHA OLIVEIRA |
REFLEXÕES DE HANNAH ARENDT ACERCA DA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA |
50 | JESSICA REGINA GENARO | DRA. GIZELI APARECIDA | |
51 | JÉSSICA YASMIN ZACARIAS PIMENTA | DRA. SIMONE DE SOUZA. | POLISSEMIA DE TERMOS PARA ALFABETIZAÇÃO E SUAS CORRELAÇÕES COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DO CURSO ABC - ALFABETIZAÇÃO BASEADA NA CIÊNCIA |
52 | JHENIFER LICERO SCHUETE SILVA | DRA. LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS | ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO E A APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS |
53 | JOELMA ALEXANDRE CHUMARQUE DE MIRA | DRA. NATALINA FRANCISCA MEZZARI LOPES | LIDERANÇA NA GESTÃO ESCOLAR: PERIGOS QUE GUARDAM SEU SENTIDO |
54 | JULIANA REGINA DA SILVA | DRA. ALINE FROLLINI LUNARDELLI. | ESCOLA, UM LUGAR DE TRANSTORNO?: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE AS DEMANDAS ESCOLARES E OS CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR |
55 | JULIANI CORDEIRO DOS REIS | DRA. SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI | OS ALUNOS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR E DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO |
56 | LARISSA RODRIGUES MARÇOLA | DR. ROGER DOMENECH COLACIOS | A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A UNIVERSIDADE: ASPECTOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE LICENCIATURA (UEL/UEM) |
57 | LETÍCIA APARECIDA BALESTRI | DRA.SANDRA REGINA CASSOL CARBELLO | CONSELHO DE CLASSE: ESPAÇO DE REORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
58 | LETÍCIA DIAS BARBOSA | DRA. RUBIANA BRASILIO SANTA BÁRBARA | HISTÓRIAS DA PRETA: CONSCIÊNCIA NEGRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
59 | LETICIA FERNANDA MONTEIRO SANTOS | MA. SIMONE SARTORI JABUR | UM ESTUDO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS PRIMEIROS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I |
60 | LISLAINE CAROLINE PONCE | DR. JOSÉ JOAQUIM PEREIRA MELO | EDUCAÇÃO EM AGOSTINHO DE HIPONA: O PAPEL DO MESTRE TERRENO NA FORMAÇÃO HUMANA |
61 | LUANA FERREIRA DE OLIVEIRA | DRA. NATALINA FRANCISCA MEZZARI LOPES | O TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR: UM OLHAR TANGENCIAL A PARTIR DO CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MARINGÁ |
62 | MARIA EDUARDA DE ALVARENGA | DR. MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA GOMES | IMPRENSA EDUCATIVA: VERIFICAÇÕES ACERCA DA EMANCIPAÇÃO FEMININA NO JORNAL ANARQUISTA “A PLEBE” |
63 | MARIA LUIZA EVANGELISTA GIL | DRA. LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS | POSSIBILIDADES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO |
64 | MARIANA SELINI BORTOLO | DRA. ALINE FROLLINI LUNARDELLI. | A MILITARIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO PRESENTES NO MANUAL DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES DE 2020 |
65 | MARIANA OLÍVIA RODRIGUES COSTA | DR. MARCOS PEREIRA COELHO. | LEITURA E LITERATURA INFANTIL: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
66 | MILENA KONDRATOWSKI ESTABILE | DR.A JEINNI KELLY PEREIRA PUZIOL | A POTÊNCIA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: TEORIA QUEER, INTERSECCIONALIDADE E DECOLONIALIDADE EM GAROTA, MULHER, OUTRAS DE BERNARDINE EVARISTO |
67 | MILENE DA SILVA FARIAS | DRA. EDNÉIA REGINA ROSSI | AS MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DESEMBARGADOR AMORIM LIMA |
68 | MIRIAM PEREIRA DA SILVA | DR. ISAIAS BATISTA DE OLIVEIRA | TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: POSSÍVEIS ABORDAGENS PARA O ENSINO DE CRIANÇAS COM TDAH |
69 | NAYARA DA SILVA DE OLIVEIRA | DRA. APARECIDA MEIRE CALEGARI-FALCO. | AS CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS DA CASA DEI BAMBINI (1907) NO QUARTIERE SAN LORENZO EM ROMA (ITÁLIA): SEUS DESDOBRAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA |
70 | NATÁLIA GALANTI RAYMUNDO | DRA. EDNEIA REGINA ROSSI. COORIENTAÇÃO: DRA. KETHLEN LEITE DE MOURA | “EU VEJO O FUTURO REPETIR O PASSADO”: REFORMA DO ENSINO MÉDIO, MERCANTILIZAÇÃO E DESTRUIÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
71 | NATALIE KLISTENN DE ANDRADE | MA. SIMONE SARTORI JABUR | EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PAPEL DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA |
72 | NATHÁLIA GENERALI PAULO | DRA. RUBIANA BRASILIO SANTA BÁRBARA | A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE TDAH NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
73 | NATHALIA SGARBOSSA PIRES | DRA. LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS | A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE OS JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO |
74 | NATHAN VINICIUS NOGUEIRA | DRA. LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS | O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
75 | PAMELA PORTO DE FREITAS | DRA. SANDRA REGINA CASSOL CARBELLO | RESGATE DE MEMÓRIAS DE INFÂNCIA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO SOB O OLHAR DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO |
76 | PATRICIA APARECIDA NARDELI DOS SANTOS | DR. ISAIAS BATISTA DE OLIVEIRA | AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NA INCLUSÃO DO ALUNO COM ESPECTRO AUTISTA |
77 | PAULA GUEDES DA SILVA | DRA. KETHLEN LEITE DE MOURA | EDUCAÇÃO, SOCIEDUCAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO: UMA ANÁLISE DO DOCUMENTÁRIO JUÍZO – JOVENS INFRATORES |
78 | PRISCILA DA SILVA BONIFÁCIO | DRA. NATALINA FRANCISCA MEZZARI LOPES. COORIENTAÇÃO: ANALICE CZYZEWSKI | AS PROPOSTAS DE CONDORCET (1743-1794) PARA A EDUCAÇÃO FEMININA DO SÉCULO XVIII |
79 | RAFAELA NOIA ROCATELLI | DR. GILMAR ALVES MONTAGNOLI. | CONTOS DE FADAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA |
80 | SHARA DA SILVA BARBOSA | DRA. SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI | ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA REVISÃO TEÓRICA SOBRE A EVOLUÇÃO DESSE CONCEITO E OS MITOS E AS CRENÇAS QUE O ACOMPANHAM |
81 | SUELEN APARECIDA DA SILVA QUEMEL | DR. VINÍCIUS STEIN. | ATIVIDADES CRIADORAS COM PINTURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO DAS CRIANÇAS |
82 | SUZIANI GONÇALVES DAVANZO | DR MARCOS PEREIRA COELHO | INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL |
83 | TAMIRES CAROLINE DA COSTA | DRA. GISELMA CECILIA SERCONEK. COORIENTAÇÃO: PROFA. DRA. MARTA SUELI DE FARIA SFORNI | RELAÇÃO ENTRE AS AÇÕES DE ESTUDO PROPOSTAS POR DAVIDOV E O DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO DA CRIANÇA |
84 | TAYANE REGINA BRENZAN | DRA. RUBIANA BRASILIO SANTA BÁRBARA | PRÁTICAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PROPOSTAS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE MARINGÁ: TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
85 | TAYNA EDUARDA DA SILVA MATOS | DRA. LUCIANA FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS | O JOGO E A MATEMÁTICA: PRESSUPOSTOS DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO |
86 | THAYNÁ DOS SANTOS DA SILVA | DRA. NATALINA FRANCISCA MEZZARI LOPES | O USO DO ORGANOGRAMA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA COMPREENDER A ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA |
87 | VALDINÊS APARECIDA GOULART FELIPIN | DRA. ELIANA CLÁUDIA NAVARRO KOEPSEL. COORIENTAÇÃO: DRA. ANALICE CZYZEWSKI | ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍODO PANDÊMICO (2020-2021). |