Dissertações Defendidas
Turma 01
Autor(a): Anadir Aparecida Selória
Autor(a): Édila Regina da Silva Rocha
O gênero resumo de texto no livro didático do nono ano: análise e proposta de intervenção
Autor(a): Edna Mariucio Aranha
Uma proposta pedagógica de leitura e análise linguística com cartas do leitor
Autor(a): Josenei Aguinaldo Jacinto
Atividades de revisão na produção do gênero autobiografia
Autor(a): Leliane Fossaluza Bassiga
Prova Brasil: a leitura em contexto de avaliação - Análise e propostas
Autor(a): Maria Mônica Gimenez Berti
Autor(a): Marlei Cleis Pereira
A leitura no contexto de privação de liberdade: análise da abordagem de leitura no livro didático
Autor(a): Josiane Luzia Mendonça dos Santos
Proposta pedagógica de ressignificação de leitura com o gênero anúncio publicitário
Autor(a): Diana Karla Hernandes
Autor(a): Margaret de Lourdes Volponi
Turma 02
Autor(a): Gislaine Valéria Rodrigues
Letramento Literário: Uma perspectiva de humanização da literatura no espaço prisional
Autor(a): Rosiane Cardoso dos Santos Moratto
Leitura discursiva em vlogs: uma experiência em sala de aula
Autor(a): Pedrina Carvalho de Oliveira
De Sait-Exupéry a Limeira: uma leitura comparativa de O Pequeno Príncipe
Autor(a): Edivana Cássia Suriano
Turma 03
Autor(a): Adriana Luzia Gomes Demori
Autor(a): Ana Paula Ribeiro Assoni
Autor(a): Betania Elisabete Braga
Um protótipo didático para o multiletramento com gênero meme para um nono ano
Autor(a): Daniela Aparecida Ferreira Arfeli
Proposta de leitura e letramento literário para alunos assentados da EJA
Autor(a): Fernanda Khalil
Autor(a): Marino Martiolo
A coesão textual na Prova Brasil do 9º ano: uma proposta para o processo de ensino e aprendizagem
Autor(a): Mirian Fila Miglioli Teixeira
Autor(a): Regina Corcini de Melo
Autor(a): Regina de Miranda Mukai Reis
Turma 04
Autor(a): Ercília Alves Ferreira
Atividades de multiletramento no contexto da surdez: a construção do perfil no facebook
Autor(a): Nilza Pereira Crepaldi
Protótipo didático: Chapeuzinho vermelho e os mutiletramentos literários no Ensino Fundamental II
Autor(a): Roseli Monteiro
Oficinas de leitura com o gênero relato pessoal no 6º ano do Ensino Fundamental
Autor(a): Silvia Adriana Trolez Gonçalves
Proposta de leitura discursiva para 9º ano a partir da crônica Namoro e Futebol, de Moacyr Scliar
Autor(a): Vinícius da Silva Zacarias
Projeto didático de gênero resenha de filme no contexto do campo
Autor(a): Viviane Evangelista Neves Santos
Guia de leitura: um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano
Autor(a): Wemerson Damasio
Vidas Secas: uma proposta de leitura e de letramento literário para alunos do Ensino Fundamental II
Turma 05
Autor(a): Celiane Pereira da Silva
Discurso publicitário: uma proposta de leitura para o 6º ano
Autor(a): Danieli Santos Beretello
Autor(a): Kátia Regina Menon Miranda
Autor(a): Luziete Cristina da Silva
Leitura no Ensino Fundamental: instrumento de inclusão no processo de multiletramento
Autor(a): Marcos de Oliveira
Autor(a): Maria Elena da Silva
Leitura silenciosa e leitura oralizada: recursos para construção de sentidos em textos
Autor(a): Michelly Luteski
Autor(a): Solange Diva Valentini
Estratégias colaborativas para a compreensão de enunciados de atividades escolares
Autor(a): Thaís Cristina Moraes Sacchi
Projeto temático o Bullying na escola e a produçao de contrapalavras no Ensino Fundamental I
Turma 06
Autor(a): Ana Maria Calixto
Retextualização de causos em HQs: um instrumento de preservação do patrimônio cultural imaterial
Autor(a): Cassia Mirelli Mussolim Olivarte
Fake news: leitura em perspectiva dialógica com o gênero (DES) Notícia para o 7º ano
Autor(a): Giseli Aparecida Cavalcante Costa
O estudante do TEA e suas especificidades: linguagem, mediação e inclusão escolar na pandemia
Autor(a): Greice Aparecida Facioli de Bittencourt
Ser adolescente na atualidade: a contrapalavra na escrita do gênero carta aberta no 8º ano
Autor(a): Lilian Arenas
Autor(a): Josilma Pereira Cardoso
Autor(a): Rita de Cássia da Silva
Autor(a): Sara Inae dos Santos Ribeiro
Protótipo didático em aplicativo móvel: propaganda social de combate ao mosquito Aedes aegypti
Autor(a): Solange Aparecida Boreggio
Autor(a): Taíse Fabilla Amadeu
Turma 07
Autor(a): Aline Alencar de França Santos
O texto imagético: o trabalho interdisciplinar com Língua Portuguesa e Geografia no 8º ano
Autor(a): Ana Maria da Fonseca Denega
Proposta de leitura discursiva para o 9º ano: uma reflexão sobre a imagem dos indígenas na sociedade
Autor(a): Andresa Timotheo Pereira
Alteridade e acolhimento: proposta dialógica de leitura para o 6º ano
Autor(a): David Souza Silva
Autor(a): Edilaura Aparecida Possani
Autor(a): Josilene Ghiraldi Corona
Autor(a): Renata Aparecida Bocalão
Autor(a): Silvia Terezinha de Souza Hoffmann
Processos fonológicos e o texto escrito de alunos dos 5º e 6º anos do Ensino Fundamental
Turma 08
Autor(a): Claudinéia Guedes Kimura
Autor(a): Diego Paulo Ambrozio
O gênero infográfico: leitura e produção textual multissemiótica no 5º ano do ensino fundamental.
Autor(a): Patrícia Massulo
Stories jornalísticos no Instagram: oficina de leitura discursiva para o 9º ano do fundamental.
Autor(a): Renata Bazeque
Estratégias para a compreensão leitora e para a escrita aos professores do 5º ano do EF.
Autor(a): Marcelene Simões Oliveira
Autor(a): Adriana Martins da Rocha
Autor(a): Waldete Aparecida Bassi de Carvalho
Estrelas tortas: Prática de leitura literária e subjetiva para estudantes do ensino fundamental.
Autor(a): Viviani Vacholiz Marins Sparapan
Leitura de charges na perspectiva discursiva: uma proposta para alunos com TDAH.
Autor(a): Alessandra da Silva Rodrigues
Plataforma redação Paraná: Proposta de uma nova rubrica para o gênero comentário em redes sociais.
Autor(a): Jaqueline Maria de Oliveira
Poetry Slam nas aulas de língua portuguesa: Uma proposta de leitura dialógica para 9º ano.