Práticas com crianças, adolescentes e jovens: pensamentos decantados
O livro começa com a história do PCA-Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente. Nos capítulos seguintes, destacamos a amplitude do nosso fazer cotidiano no Programa apresentando o leque das atividades que desenvolvemos, ou seja, os projetos de extensão e pesquisa individuais, o envolvimento dos universitários e as produções acadêmicas. O Projeto Brincadeiras, mostra um tipo de intervenção, revelando como as crianças e os adolescentes se relacionam com os estudantes nas suas atividades práticas. O Projeto Do não ser para o eu ser, arrola as prioridades e os recursos teórico-metodológicos utilizados nas práticas para demonstrar o itinerário utilizado para a formação dos acadêmicos. O Projeto Educação para a Cidadania destaca os direitos humanos por meio do estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente (lei 8069/1990) e suas aplicações. O Projeto Laboratório, mostra as fontes de pesquisas relacionadas com a história/vida das crianças e dos adolescentes e a importância desse levantamento para o acesso público. Durante essa cronologia registramos nossos princípios e fundamentos teóricos, ressaltando principalmente autores do Humanismo Radical. Como subtexto, indicamos a demanda dos direitos sociais, e destacamos a importância do século XX como frutífero, não só em detectar os direitos fundamentais como também para expor ações necessárias ao exercício de sua conquista. Nos três textos seguintes ao do PCA, apresentamos algumas das parcerias que nos são especialmente caras e que complementam o desenho e a abrangência das atividades do PCA.
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Práticas com crianças, adolescentes e jovens: pensamentos decantados
O livro começa com a história do PCA-Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente. Nos capítulos seguintes, destacamos a amplitude do nosso fazer cotidiano no Programa apresentando o leque das atividades que desenvolvemos, ou seja, os projetos de extensão e pesquisa individuais, o envolvimento dos universitários e as produções acadêmicas. O Projeto Brincadeiras, mostra um tipo de intervenção, revelando como as crianças e os adolescentes se relacionam com os estudantes nas suas atividades práticas. O Projeto Do não ser para o eu ser, arrola as prioridades e os recursos teórico-metodológicos utilizados nas práticas para demonstrar o itinerário utilizado para a formação dos acadêmicos. O Projeto Educação para a Cidadania destaca os direitos humanos por meio do estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente (lei 8069/1990) e suas aplicações. O Projeto Laboratório, mostra as fontes de pesquisas relacionadas com a história/vida das crianças e dos adolescentes e a importância desse levantamento para o acesso público. Durante essa cronologia registramos nossos princípios e fundamentos teóricos, ressaltando principalmente autores do Humanismo Radical. Como subtexto, indicamos a demanda dos direitos sociais, e destacamos a importância do século XX como frutífero, não só em detectar os direitos fundamentais como também para expor ações necessárias ao exercício de sua conquista. Nos três textos seguintes ao do PCA, apresentamos algumas das parcerias que nos são especialmente caras e que complementam o desenho e a abrangência das atividades do PCA.