Protocolos Ergonômicos

Modelos de Protocolos Ergonômicos e Demais documentos

BORG

Utilizada para medir a percepção subjetiva do esforço durante atividades, ajudando a relacionar sensação de fadiga com intensidade real do trabalho ou exercício.

 

Corlett com Questionário Nordico

Combina diagrama corporal e questionário para mapear sintomas musculoesqueléticos, permitindo identificar regiões do corpo mais afetadas pela atividade laboral.

 

Corlett (com Tabela)

Usa uma tabela de localização e intensidade para registrar desconfortos corporais, auxiliando na análise de frequência, duração e impacto dos sintomas.

 

Escala de Conflito (Vida Profissional x Vida Pessoal)

Avalia como demandas profissionais interferem na vida pessoal (e vice-versa), servindo para investigar equilíbrio e qualidade de vida do trabalhador.

 

Niosh

Protocolo de cálculo que determina limites seguros de levantamento manual de cargas, estimando riscos de sobrecarga lombar e prevenindo lesões.

 

Ocra

Método de análise que calcula o risco de distúrbios musculoesqueléticos relacionados a movimentos repetitivos, principalmente em braços, punhos e mãos.

 

Owas

Sistema de observação que classifica posturas de trabalho em categorias de risco, indicando necessidade e urgência de intervenção ergonômica.

 

QVT (Qualidade de Vida no Trabalho)

Instrumento que investiga satisfação, bem-estar e motivação do trabalhador, avaliando fatores como ambiente, condições físicas, relações interpessoais e equilíbrio trabalho–vida pessoal.

 

Reba

Método rápido de avaliação de posturas, forças e movimentos, aplicado em diversas tarefas, para identificar riscos de distúrbios musculoesqueléticos.

 

Rosa

Método rápido para avaliar o risco de desconforto e lesões em ambientes de escritório, considerando posturas, mobiliário e uso de equipamentos como computador, teclado e mouse.

 

Rula

Ferramenta que avalia rapidamente posturas dos membros superiores, tronco e pescoço, útil em atividades estáticas e de precisão.

 

OUTROS DOCUMENTOS

 

Heurísticas de Nielsen

Conjunto de dez princípios de usabilidade desenvolvidos por Jakob Nielsen, utilizados para avaliar interfaces e produtos, que serve para identificar problemas de interação, melhorar a experiência do usuário e garantir que sistemas ou equipamentos sejam intuitivos, eficientes, seguros e agradáveis de utilizar.

 

Ofício

Documento formal usado para comunicação oficial entre instituições, órgãos ou empresas que serve para solicitar, informar, encaminhar ou responder assuntos de maneira clara, objetiva e padronizada.

 

Termo de Consentimento (reduzido)

Documento simplificado que assegura autorização ética do participante para coleta de dados em pesquisas ou avaliações.

 

Termo de Consentimento, Recrutamento e Anamnese

Documento mais completo que garante ética da pesquisa, formaliza o recrutamento e coleta histórico pessoal e ocupacional do trabalhador.