TCC - 2024

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA / Ano Letivo: 2024

 

TRABALHOS COMPLETOS

 

ACADÊMICO(A) ORIENTANDOR(A)  TÍTULO
1 Ana Claudia da Silva Correia Dra. Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: primeiras aproximações
2 Amanda Patrícia da Silva Pereira Dra. Terezinha Oliveira A perspectiva de tsunesaburo makiguchi acerca da complexidade no ensino: educação e formação humana
3 Amanda Raphaela dos Santos Soldan Dra. Giselma Cecilia Serconek  Literatura infantil e os processos de alfabetização e de letramento sob a perspectiva da teoria histórico-cultural
4 Ana Heloisa Coelho Silva Dra. Aline Frollini Lunardelli O espaço da infância na escola: uma análise da concepção de formação para a infância presente na bncc a partir da teoria crítica
5 Ana Luiza Alves Franchin Dra. Renata Franqui Análise das atribuições do conselho de classe: de espaço de reflexão pedagógica a instrumento de aprovação/reprovação discente
6 Bárbara Ventura de Siqueira Dra. Maria Eunice França Volsi Políticas para a formação inicial de professores da educação básica no brasil: em discussão as ações decorrentes do pne 2014-2024
7 Bárbara Yuka Moraes Watanabe Dra. Giselma Cecilia Serconek  A transição da educação infantil para ensino fundamental: uma análise sobre o currículo de maringá à luz da teoria histórico-cultural
8 Beatriz Bueno Favaron Alves Dra. Cleonice Aparecida Raphael. Coorientadora: Dra. Rubiana Brasilio Santa Bárbara Gestão Democrática nas escolas municipais de Maringá-Pr: análise da Lei complementar 1.096/2017
9 Camila Cavalcante Thomazetti Dra. Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais O estágio curricular obrigatório e a formação inicial de professores
10 Carlos Daniel Moresqui Caetano Dra. Terezinha Oliveira Reflexões sobre o aprendizado e linguagem entre Chomsky e Skinner
11 Cássia Aparecida da Silva Monfré Dra. Simone de Souza A intervenção docente no processo de aquisição da leitura pelo disléxico
12 Dhyulia Maria Cardoso Grudin Dra. Cleonice Aparecida Raphael. Coorientadora: Dra. Rubiana Brasilio Santa Bárbara O uso de medicamentos para crianças com Transtorno De Déficit De Atenção e Hiperatividade (TDAH) em Maringá-Pr
13 Diego Ricardo Ferreira Dra. Jani Alves da Silva Moreira Políticas educacionais para o ensino médio e a concepção empresarial: a relação trabalho e educação
14 Eliana Nunes da Silva Tinti Dra. Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula A produção acadêmica sobre Cartas Pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
15 Emanoelle Beatriz Natal Fonseca Me. Italo Ariel Zanelato. Coorientadora: Elza Midori Shimazaki Desafios e Estratégias Na Flexibilização Curricular Para Estudantes Com Deficiência ou Transtornos Específicos de Aprendizagem Em Contexto Escolar Inclusivo
16 Emilly Eduarda Pugin de Amorim Ferreira Dra. Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar Práticas da educação positiva no ambiente educacional: algumas reflexões
17 Erika Renata de Oliveira Silva Dra. Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula O conceito de autonomia para paulo freire e as contribuições para a formação de professores e suas práticas educativas com crianças
18 Fabiana Gonçalves de Paiva Dr. Fernando Wolff Mendonça Compreender o impacto do ensino remoto na formação da inteligência das crianças nas séries iniciais do ensino fundamental
19 Gabriela de Souza Lampe Dr. Marco Antonio de Oliveira Gomes Os ideais educativos de maria lacerda de moura e a luta pela emancipação feminina na primeira república
20 Giovana Ferreira da Silva Dra. Raquel dos Santos Quadros Transtorno do espectro autista: práticas pedagógicas possíveis
21 Giovana Helen Genaro Ma. Poliana Hreczynski Ribeiro O conceito do brincar nos documentos da educação infantil: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural
22 Igor Mattos Pizeta Dra. Luciane Guimarães Batistella Bianchini A inclusão das tecnologias digitais de informação e comunicação na escola e a aprendizagem dos estudantes com tdah
23 Isabella da Silva Dal Lago Dra. Renata Franqui. Coorientadora: Dra. Camila Maria Bortot A organização de tendências e práticas pedagógica e a (re)produção de uma escola desinteressante para jovens e crianças da atualidade
24 Isadora Marques do Prado Dra. Leonor Dias Paini Alfabetização e letramento em crianças com Transtorno do Espectro Autista
25 Jenifer Fernanda Lopes da Silva Dr. Paulo Rogério de Souza As políticas educacionais no brasil pós-década de 1990 e a formação social do cidadão
26 João Henrique dos Anjos Rodrigues Dra. Mariana Costa do Nascimento Teatro, jogos simbólicos e formação docente: um estudo a partir da teoria piagetiana
27 João Vitor Silva Ribeiro Dra. Marivânia Conceição Araújo Desigualdade de Acesso de Estudantes Negros/as do Ensino Superior: Uma análise a partir da Portaria n° 1025/2019 da UEM
28 Joseane Maísa dos Reis Dra. Heloisa Toshie Irie Saito Afetividade e desenvolvimento infantil a partir da análise do documentário O começo da vida (2016)
29 Joyce Caroline Silva Pereira Dra. Cleonice Aparecida Raphael. Coorientadora: Dra. Rubiana Brasilio Santa Bárbara Wallon: interações entre aspectos cognitivos e afetivos no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil
30 Julia Almeida de Oliveira Dra. Renata Franqui A infância desapareceu?: reflexões acerca do que é ser criança na contemporaneidade e os impactos do uso exacerbado de tecnologias digitais
31 Julia Gardini dos Anjos Dra. Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais "Por que continuo professora?": A significação da atuação docente em formação continuada
32 Julia Mamoni Silvestre Dra. Hilusca Alves Leite  Reflexões sobre a educação inclusiva: uma análise dos componentes curriculares nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Maringá
33 Juliane Mayara Tarozo Dra. Rozenilda Luz Oliveira de Matos Empatia e cooperação: a importância das fábulas na educação infantil
34 Karolayne Cellini Nicoletti Dra. Maria Eunice França Volsi Planos de carreira e remuneração do magistério da educação básica: em discussão as metas 17 e 18 do PNE 2014-2024
35 Karolayne dos Santos Bonfim Dra. Vanessa Freitag de Araújo Música na Educação Infantil: Explorando os benefícios e as Intervenções Pedagógicas
36 Lariane Miquele Lopes de Oliveira Dra. Nadiane Feldkercher Práticas de musicalização com crianças de 4 a 6 anos e as contribuições para o desenvolvimento infantil
37 Larissa Gabriely Pereira do Nascimento Ma. Poliana Hreczynski Ribeiro A inclusão afetiva de alunos com altas habilidades ou superdotação no ensino fundamental
38 Leila Isabel Fagundes Gonzalez Dra. Maria Cristina Gomes Machado Infância e desenvolvimento infantil na perspectiva de maria montessori no século XX
39 Lilia Rodrigues de Mira Sola Dra. Vanessa Freitag de Araújo Letramento literário na alfabetização: o papel transformador da literatura infantil
40 Luana Justo Ferreira Dra. Terezinha Oliveira A retórica em sexto empírico e a sua importância na ação formativa do professor
41 Maria Carvalho Champoski Dra. Aparecida Meire Calegari Falco A Neuroeducação Como Prática Contribuinte a Pedagogia Hospitalar
42 Maria Clara Ito de Souza Dra. Renata Franqui. Coorientadora: Dra. Camila Maria Bortot Afetividade na relação professor-aluno nos anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão sistemática de teses e dissertações (2013-2023)
43 Maria Eduarda Moreira Mazzer Dra. Ana Priscilla Christiano O papel da escola na luta contra a violência sexual infantil
44 Maria Fernanda Oliveira de Souza Dra. Renata Franqui. Coorientadora: Dra. Camila Maria Bortot Contrapontos e intencionalidades em alfabetização no brasil: em foco a política nacional de alfabetização (2019) e o compromisso nacional criança alfabetizada (2023)
45 Maria Isabela Toscano Malaquias Dra. Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula Cartas de crianças em tratamento de saúde: ensinamentos sobre esperança e resiliência para a educação
46 Mariane Cristina dos Santos Santana Dra. Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais A atividade Criadora e o princípio da mediação no ensino e aprendizagem de matemática
47 Marielly Aparecida Fagundes Dias Dra. Maria Cristina Gomes Machado A pedagogia histórico-crítica e a emancipação dos agentes inseridos em escolas periféricas
48 Milena Chacon Seranini Dr. Gilmar Alves Montagnoli. Coorientadora: Dra. Rubiana Brasilio Santa Bárbara Reflexões sobre a evolução da psicogênese da leitura e  a da escrita
49 Milena Moor do Nascimento Dra. Cleonice Aparecida Raphael. Coorientadora: Dra. Rubiana Brasilio Santa Bárbara A dimensão científica do lúdico: contribuições da obra psicologia do jogo, de Elkonin
50 Natalia Orlando da Silva Dra. Denize Helena Lazarin A importância do ensino bilíngue na infância
51 Natalia Rosa Omodei Dra. Mariana Costa do Nascimento Epistemologia genética e Alfabetização: Uma revisão dos Tcc's do curso de Pedagogia-Uem (2018-2023) 
52 Patrícia Silva de Paula Dr. Gilmar Alves Montagnoli A Política Nacional De Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Percurso Histórico, Avanços e Desafios
53 Rafaela Canuto Jorra Dra. Jani Alves da Silva Moreira POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO PARANÁ: a Dança como linguagem do componente curricular de Arte e as possibilidades do Balé Pedagógico
54 Rebeca Fermino dos Reis Dra. Cristiane Batistioli Vendrame Alfabetização no Brasil: contribuições e impactos do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
55 Sabrina dos Santos Domingos Dra. Raquel dos Santos Quadros Inclusão: a busca por uma formação docente integral
56 Sarah Emily Alves da Silva Dra. Luciane Guimarães Batistella Bianchini Violência cibernética, adolescência e educação: reflexões sobre promoção da pacificidade na escola
57 Suelen Mendes Gutierres Dra. Jani Alves da Silva Moreira. Coorientadora: Dra. Paula Gonçalves Felicio A educação infantil e o trabalho do professor: uma análise sobre as políticas de profissionalização docente no contexto pós-pandêmico (2021-2023)
58 Tayna Fernandes Vieira Dra. Jani Alves da Silva Moreira Políticas para a educação cívico-militar no paraná: dilemas e perspectivas
59 Vanessa do Prado Ribeiro Dra. Cleonice Aparecida Raphael. Coorientadora: Dra. Rubiana Brasilio Santa Bárbara BNCC ensino de Arte: elementos para qual formação artística?
60 Vitoria Carolina da Silva Lorenzato Dra. Lucilene Lusia Adorno de Oliveira A mediação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental na aprendizagem do conhecimento matemático
61 Vitória de Valöis Veloso Beneli Dra. Vânia de Fátima Matias As influências docentes na constituição identitária profissional discente: estado do conhecimento
62 Vittoria Maria Girotto Dra. Aparecida Meire Calegari-Falco Pedagogia hospitalar e o desenvolvimento da criança e do adolescente: um olhar humanizado
63 Wanessa Darodda Gigliotti Dra. Aparecida Meire Calegari-Falco A Atuação do Pedagogo e a Recreação Hospitalar: Interfaces Pedagógica
64 Wellinton Paulino Dra.Thaís Godoi de Souza Relação público-privada no município de maringá: uma análise da educação infantil