Professores
osferrarese@gmail.com
Professor Titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor em Ciências (Bioquímica) pela UFPR em 1993. Docente do Departamento de Bioquímica desde 1981 e coordenador do BIOPLAN. a) Experiência e competência em pesquisa. Líder do grupo “Metabolismo Secundário em Plantas” atuando nas linhas de pesquisa: 1) Compostos secundários e metabolismo de fenilpropanoides; 2) Lignina de soja e resistência aos danos mecânicos; 3) Via de fenilpropanoides e a produção de etanol celulósico; 4) Nanopartículas e lignificação de plantas cultivadas, e 5) Prospecção de novos herbicidas: in silico, in vitro, in vivo. Até o momento, publicou mais de 90 artigos científicos em revistas de considerável impacto como Plant Biotechnology Journal, New Phytologist, Carbohydrate Polymers, Chemosphere, Journal of Plant Physiology, Enviromental and Experimental Botany, Journal of Agricultural and Food Chemistry, Plant Physiology and Biochemistry, Pesticide Biochemistry and Physiology, Journal of Chemical Ecology, entre outras. Depositou quatro patentes. Desde 2004 atua como referee de mais de 80 revistas científicas internacionais, emitindo pareceres sobre mais de 200 artigos científicos. Desde 2012, é Associate Editor da revista Acta Physiologiae Plantarum (Springer) onde arbitrou mais de 200 artigos científicos. É membro do corpo docente dos Programas de Pós-graduação em Agronomia (desde 1997), e em Ciências Biológicas (desde 2000), ambos da UEM. Orientou mais de 100 estudantes em nível de pós-doutorado, doutorado, mestrado, especialização, trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso nas áreas de Botânica, Agronomia e Bioquímica. Tem recebido financiamento de agências governamentais como Fundação Araucária (Pesquisa Básica e Aplicada; Pronex), CAPES (PNPD 2010) e CNPq (Edital Universal 2000 até o momento, Fomento Tecnológico, PNPD 2010). Desde a criação do Laboratório, os projetos financiados resultaram na captação de mais de R$ 2.500.000,00, em custeio, equipamentos e diferentes bolsas. b) Experiência em gestão administrativa/acadêmica. Presidiu a Comissão de criação do Departamento de Bioquímica da UEM, em 1988. Membro do Conselho Universitário durante oito anos. Chefe do Departamento de Bioquímica (2010–2012). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) da UEM (2006–2010), e Adjunto do Curso de Graduação em Bioquímica (2012–2016). Membro da Comissão de Avaliação Trienal da Capes - Área de Ciências Biológicas I - subárea de Botânica (2004–2006). Coordenador da subárea de Botânica da Ciências Biológicas I (2007–2009). Membro da Comissão de Avaliação Trienal da Capes - Área de Ciências Biológicas I (2010–2012). Membro do Comitê de Assessoramento Botânica - CNPq para Julgamento de Bolsas Especiais (novembro 2016, agosto de 2017 e maio de 2018). Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal (2015 a 2019). c) Hobbies. Caminhadas, filmes e jardinagem.
rmarchiosi@uem.br
Rogério Marchiosi obteve o título de doutor em Ciências Biológicas pelo programa de pós-graduação em Ciência Biológicas (PBC) da Universidade Estadual de Maringá em 2012. É professor adjunto do departamento de bioquímica da Universidade Estadual de Maringá há 09 anos e bolsista de produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora do CNPq nível 2 (Processo 314676/2018-0). Suas pesquisas visam 1) a prospecção de compostos naturais ou sintéticos capazes de inibir enzimas-alvo do metabolismo vegetal e que possam atuar como novos herbicidas e 2) compreender os efeitos adversos de nanopartículas em plantas, especialmente sobre o crescimento, lignificação, fotossíntese e respiração. Publicou, até o momento, 27 artigos científicos em periódicos de alto e médio impacto, 15 dos quais nos últimos 5 anos. Também depositou 3 patentes: uma de processo que diferencia soja transgênica de soja convencional (PI 0800521-4); outra de processo de extração de ácido chiquímico a partir de plantas Calophyllum brasiliense (BR10201601536662 ) e outra de métodos de alteração da estrutura da parede celular de plantas (BR1020170238377). Orientou 18 alunos, sendo 6 em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado). Atua como revisor em periódicos como Chemosphere, Plant and Soil, Journal of Inorganic Biochemistry, Flora, Acta Physiologiae Plantarum, Planta Daninha and Brazilian Journal of Biology.
Dr. Wanderley Dantas dos Santos
wdsantos@uem.br
Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul, iniciou a Pós-Graduação em Biologia Celular da Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2001, onde obteve o título de mestre (2004) e doutor (2007) contribuindo para elucidar mecanismos de comunicação química entre plantas. No final de 2007, iniciou um estágio de pós-doutorado na Universidade de São Paulo, que incluiu um estágio na Universidade de Cambridge (2009), onde desenvolveu um método para aumentar a digestibilidade da biomassa lignocelulósica. Ainda em 2009 transferiu-se para o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde contribuiu com o desenvolvimento de métodos avançados de análise e modificação da parede celular. Em 2011 foi contratado como professor de bioquímica pela UEM. Seus interesses incluem arquitetura da parede celular vegetal, desenvolvimento racional de drogas (agroquímicos), organocatálise, informação e evolução de micromoléculas. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - Biologia Celular e Molecular (PBC-UEM); Coordenador do Projeto Central de Bioenergia (FINEP-CAU-UEM); Conselheiro do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-UEM), Membro do Programa de Pós-Graduação em Rede em Bioenergia (PPB-UEM) e do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PBq-UEM).