+

PCV

 Cartaz site vagas PCV 2025.png

                                             Acesse aqui o Edital

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PCV) está vinculado ao Departamento de Engenharia Civil (DEC) que pertence ao Centro de Tecnologia (CTC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O curso de Mestrado do PCV iniciou suas atividades em abril de 2013 e foi reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 10 de outubro de 2013 com Nota 3 a partir da Portaria nº 1009/2013 do Ministério da Educação.

No ano de 2023, completou 10 anos de criação e alcançou Nota 4 na avaliação quadrienal (2017-2020) da Capes. Neste período, possibilitou a formação de mais de cem Mestres em Engenharia Civil.

A elevação de conceito na última avaliação demonstra a qualidade do trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos no âmbito do PCV, representando sua consolidação e sua busca pelo fortalecimento e expansão da pesquisa e geração de conhecimento, novas tecnologias e produtos na área de Engenharia Civil. Ainda no ano 2023, teve a proposta de criação do curso de Doutorado aprovado pela Capes.

Em 26 de dezembro de 2023, o curso de Doutorado do PCV foi reconhecido pela  Capes por meio da Portaria nº 2149/2023 do Ministério da Educação e a primeira turma teve início em 19 de fevereiro de 2024. 

O PCV é de suma importância para a cidade de Maringá e região e também o Estado do Paraná, haja vista, a grande demanda registrada nos últimos anos por profissionais que buscam o aprimoramento dos seus conhecimentos para atuarem tanto no meio acadêmico quanto no mercado de trabalho.

   

OBJETIVOS:

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PCV) tem como objetivo geral contribuir com o desenvolvimento técnico-científico da região e do Estado por meio da formação de profissionais habilitados para entender, desenvolver e difundir novos conceitos, técnicas e procedimentos inerentes ao campo da moderna Engenharia de Estruturas e Geotecnia. A partir de atividades de ensino e pesquisa, o programa almeja a preparação de engenheiros aptos para lidar com avançadas técnicas de análises e de projetos estruturais e geotécnicos, envolvendo recursos computacionais e desenvolvimento de novos materiais. Dentro destas perspectivas do objetivo geral, têm-se os seguintes objetivos específicos:

• Proporcionar ao aluno um aprofundamento ao saber na área de Estruturas e Geotecnia que lhe permita alcançar alto padrão de competência científica ou técnico-profissional;
• Oferecer, dentro da UEM, ambiente e recursos adequados para o desenvolvimento da pesquisa científica na área de Estruturas e Geotecnia.

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

 ESTRUTURAS E GEOTECNIA

 
LINHAS DE PESQUISA:

 Análise de Estruturas    >>Clique Aqui<<

  • Abrange a análise, o dimensionamento e o detalhamento de estruturas conforme os seus materiais estruturais. Envolve estudos numéricos, teóricos e experimentais do comportamento dos diversos sistemas estruturais em estruturas metálicas, concreto armado, concreto pré-moldado, concreto protendido, madeira, alvenaria, sistemas mistos de aço/concreto e de madeira/concreto. Análise teórica e experimental de componentes e sistemas estruturais em temperatura ambiente e em situação de incêndio.

 

  • Investigações Geotécnicas   >>Clique Aqui<<
    Abrange a análise teórica e experimental do comportamento de estruturas de fundações e de estruturas de contenções. Abrange também o estudo das propriedades geotécnicas de solos naturais e compactados, melhoria de solos por meio de misturas de solo-cimento, solo-bentonita e solo-fibra, comportamento de resíduos e construção e demolição para fins de pavimentação, ensaios de modelagem física e interpretação e medidas de energia no ensaio SPT.

 

  • Materiais e Suas Propriedades   >>Clique Aqui<<
    Abrange o estudo e desenvolvimento da dosagem científica e da reologia de concretos de resistência normal, autoadensável, alto desempenho e de altíssimo desempenho, concreto com fibras e concretos com resíduos para fins estruturas. Abrange também a avaliação do comportamento de produtos cimentíceos com a incorporação de resíduos e o estudo das propriedades micro e nano-estruturais do concreto. Formulação teórica e modelagem numérica de modelos constitutivos.
 Banner 4.png