Eventos
Entre os dias 13 a 15 de junho, os estudantes do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Naviraí (CPNV), participaram da aula de campo da disciplina de Práticas em Contextos Não Escolares. A atividade, proposta pela professora doutora Cléia Renata Teixeira de Souza, foi realizada em parceria com o Núcleo Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (NPCA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O objetivo foi proporcionar aos estudantes a experiência prática de conhecerem possibilidade de ações educativas em contextos diferentes da escola. Os alunos ainda tiveram a oportunidade de participar do XI Seminário Estadual do Estatuto da Criança e Adolescente, e do Projeto Brincadeiras.
No dia 14 deste mês, as crianças do Projeto Brincadeiras tiveram uma experiência inesquecível, na Feira Literária Internacional (FLIM 2024). Receberam vales-livros, distribuídos pela Prefeitura de Maringá, com o apoio do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, e dos Direitos da Pessoa Idosa, da SECRIANCA e do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA). A garotada ainda contou com transporte e ganhou lanches deliciosos, dos amigos do Projeto Brincadeiras, o que tornou o dia ainda mais especial. Um agradecimento especial aos educadores que estiveram conosco. É por meio da leitura que ganhamos asas para explorar um mundo repleto de possibilidades. A iniciativa ajudou a construir memórias valiosas. O NPCA e as crianças do projeto agradem a todos que fizeram parte desse momento mágico!
A equipe do NPCA participou de uma capacitação com os trabalhadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da região de Londrina, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família do Paraná. Durante o encontro, foram discutidos temas como revelação espontânea, os princípios do trabalho da educação social, a sociologia da infância, além dos conceitos de jogos e brincadeiras aplicados ao projeto da educação social. Estiveram presentes os professores do NPCA, Vanessa Rombola Machado, Paula Marçal Natali, Thaís Godoi de Souza e João Alfredo Martins Marchi; e os participantes do Núcleo, João Pedro Moreira, Giovanna Antonella Moreira de Souza, Daiane Caroline Machado. “Foi uma experiência incrível. Agradecemos pelo convite e pela oportunidade de compartilhar conhecimento e contribuir para o fortalecimento do trabalho social na região”, comentou a coordenadora do NPCA, Paula Natali.
Em parceria com o cirqueringa, o Projeto Brincadeiras - NPCA/UEM e a AESMAR viabilizaram no ultimo sábado (29/03/2025) apresentação do espetáculo "Malabarindo". A programação fez parte do Festival de Circo de Maringá, e buscou aproximar a arte e a cultura às famílias atendidas no projeto e na comunidade. Com 28 anos de história, o Projeto Brincadeiras segue promovendo atividades lúdicas para meninos e meninas de e nas ruas de Maringá. Atualmente, desenvolve ações de Educação Social no bairro Odvaldo Bueno Neto, reafirmando seu compromisso com a garantia de acesso aos direitos à cultura, esporte, lazer e cidadania.
Com grande adesão de professores, servidores públicos e universitários, realizamos na Câmara de Maringá uma audiência pública em favor da regulamentação e valorização da profissão do educador social com ensino superior. Por meio da Associação dos Educadores Sociais de Maringá (Aesmar), Núcleo Transdisciplinar de Defesa e Pesquisa da Criança e do Adolescente (NPCA) e do Dynamo Internacional - Street Workers Network, #Maringá desponta como pioneira nessa importante discussão e que precisa ter como resultado a criação do curso superior em Educação Social. Dentre as diretrizes definidas na audiência pública, importante destacar que a luta será em prol de: Ações para aprovação do PL 2941/19, que normatiza a profissão do educador social com exigência de formação superior; Criação do curso de Educador Social no Instituto Federal do Paraná, no futuro campi de Maringá; Inclusão do profissional da Educação Social na rede de políticas públicas municipais e estaduais de prevenção, proteção e promoção da garantia dos direitos das pessoas; Formação profissional técnica e científica continuada.
No dia 24 de maio de 2025, as crianças e adolescentes do Projeto Brincadeiras participaram de uma oficina de Maracatu, ministrada pelo grupo Roda do Encanto da Casa Luanda Afrocultural. O Maracatu é uma manifestação cultural afro-brasileira de origem pernambucana, marcada pela fusão entre música, dança e teatro. No início da oficina, algumas crianças e adolescentes demonstraram receio de se aproximar do ensinamentos dessa tradição. No entanto, graças à empatia, paciência e à metodologia das educadoras, foi possível transformar o estranhamento inicial em disposição e interesse para a aprendizagem. foi uma manhã repleta de cultura, alegria, ancestralidade e música - uma vivência significativa que conectou os participantes com uma das mais ricas manifestações da cultura popular brasileira.
No dia 23 de Julho de 2025, as crianças e adolescentes do Projeto Brincadeiras visitaram o Restaurante Popular do Santa Felicidade. Chegando ao local, a recepção e aexplicação foram feitas pela equipe que trabalha na unidade. Dito isso, o objetivo desse passeio era - além de educativo nas questões relacionadas ao funcionamento do local, quem trabalha, quanto custam as refeições, quem pode acessar o local, qual a localização - incentivar as crianças e adolescentes e suas famílias a usufruírem do direito à alimentação no Restaurante Popular.
