A Proposta
O Instituto Nacional de Pesquisa e Inovação em Imagem Fototérmica (INPIIF) tem como objetivo organizar uma rede cooperativa de pesquisa e inovação para o desenvolvimento de métodos avançados de imagem Optoacústica, Fotoacústica e Fototérmica no infravermelho médio (MIR), com potencial de impacto na pesquisa pré-clínica, prática clínica e na ciência de materiais.
O Instituto busca fornecer informações inéditas, atualmente inatingíveis com as modalidades de imagens existentes, envolvendo análise simultânea de propriedades físico-químicas e de imagem através de tecnologias de ponta e novas técnicas a serem desenvolvidas pelo INPIIF. Haverá o desenvolvimento inovador de medição simultânea de imagens com biomarcadores gasosos por meio da detecção fotoacústica.
A proposta reúne grupos brasileiros e internacionais renomados, vários deles com parcerias estabelecidas. Os métodos de imagem propostos com detecção por sensores de ultrassom, microfones e óptica são ferramentas diferenciadas para o avanço inédito da obtenção simultânea de imagens e espectros de absorção no MIR.
Imageamento Espectroscopico por Fotoacústica.
A abordagem prevê a combinação dessas tecnologias com a histopatológica, FTIR, Espectroscopia Raman, LIBS, entre outras, com foco na diferenciação entre tecidos saudáveis e comprometidos, enfatizando o apoio ao diagnóstico diferencial de tumores malignos, doenças induzidas por patógenos, e monitoramento de processos de reparo tecidual e terapias como a fotodinâmica em ensaios in vitro, ex vivo e in vivo.
Tomografia Optoacústica na região espectral do Infravermelho Médio.
O projeto inclui o uso de "machine learning" e desenvolvimento de modelos teóricos para cálculo do aumento de temperatura induzida por lasers em tecidos biológicos, fundamentais para a segurança e precisão clínica.
Imageamento por Microscopia via métodos de Lente Térmica e Espelho Térmico.
O INPIIF prioriza a formação de recursos humanos qualificados, a interação entre alunos e pesquisadores das instituições da rede, a divulgação da ciência, a transferência de conhecimento para a sociedade e setor produtivo, e a internacionalização.