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Docentes efetivos

 

André Luis Antonelli 

alantonelli@uem.br

Doutor em Linguística (2011) pela Universidade Estadual de Campinas, onde também se graduou em Letras (2001) e obteve seu mestrado em Linguística (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Seu foco de pesquisa tem sido descrever e analisar, numa perspectiva sincrônica e diacrônica, aspectos morfossintáticos do português e de outras línguas românicas.


 

Annie Rose Dos Santos

arsantos@uem.br

Doutora em Letras, área de concentração Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2015. Mestre em Letras, área de concentração Linguística e Filologia da Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus de Assis, SP, em 1999. Docente do Departamento de Língua Portuguesa (DLP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) desde 1999, ministrando conteúdos de Língua Portuguesa aos cursos de Letras nas modalidades presencial e a distância. Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissionalizante em Letras (Profletras) da UEM desde 2015, com orientação na área de linguagens e novas tecnologias educacionais.


 

Aparecida De Fátima Peres 

afperes@uem.br

Aparecida de Fatima Peres é graduada em Letras Português/Francês pela Universidade Estadual de Maringá (1999), mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2002) e doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2007). É professora de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Maringá desde 2002. Trabalha principalmente com os seguintes temas: Formação de Professores; Linguística Aplicada; Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa.


 

Cláudia Valéria Doná Hila

cvdhila@uem.br

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1984), mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)(1999) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2011). Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual de Maringá e atua na área de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, a partir das ideias do Círculo de Bakhtin. Participa como docente do Mestrado Profissional em Letras (Profletras), atuando principalmente nos seguintes temas: formação do professor, projetos didáticos de gêneros na escola; gêneros discursivos e a prática da produção textual.


 

Eliana Alves Greco

eagreco@uem.br

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1991), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2007). É Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá, atuando na graduação e no Programa de Mestrado Profissional em Letras ? Profletras. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discursos, identidade do sujeito professor, ensino-aprendizagem de língua materna e leitura e produção textual.


 

Helcius Batista Pereira

hbpereira@uem.br

Professor Adjunto da graduação em Letras/UEM e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE/UEM). Possui Bacharelado em Letras - habilitações em Linguística e Português pela FFLCH/USP (2002), bacharelado em Ciências Econômicas pela UNESP (1993), mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela FFLCH/USP (2005) e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela FFLCH/USP (2011). É líder do Grupo de Pesquisa HLinFU - História da Língua e Formação Urbana (CNPq). Como pesquisador, atua principalmente no campo da História Social da Língua, apoiando-se para isso na Sociolinguística, na Abordagem Multissistêmica da língua, na Toponímia, nos estudos de Tradições Discursivas e na Filologia.


 

Jacqueline O. M. Botassini

jombotassini@uem.br

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1988), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1998) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: variação e descrição linguística, crenças e atitudes linguísticas, ensino de gramática e morfossintaxe.


 

Lilian C. Buzato Ritter

lcbritter@uem.br

Concluiu doutoramento em 2012, no programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (1999). Professora efetiva da Universidade Estadual de Maringá, desde o ano de 2000, atua na linha de pesquisa de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, com foco nas práticas de leitura e análise linguística. Seus trabalhos ancoram-se, teoricamente, na visão sócio-histórica da linguagem pela produção das ideias do Círculo de Bakhtin. Assumiu a coordenação do subprojeto PIBID - Letras, da Universidade Estadual de Maringá, em junho de 2013. A partir de 2013, atua como professora efetiva no Programa de Mestrado Profissionalizante em Letras (PROFLETRAS-UEM).


 

Luciana C. F. Di Raimo

lcfddraimo@uem.br

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), UNESP-ASSIS, mestrado em Letras (Filologia e Lingüística Portuguesa) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), UNESP-ASSIS e doutorado em Linguística Aplicada (área: Ensino-aprendizagem de língua materna) pela UNICAMP. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase na Análise do Discurso de tradição francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, memória discursiva, identidade, brasilidade e ensino de língua materna. Com doutorado em Lingüística Aplicada pela Unicamp, as pesquisas desenvolvidas e por ela orientadas giram em torno de propostas e implementações de práticas de leitura e escrita em um viés discursivo com base em materialidades diversas. Além disso, tem se dedicado a publicar trabalhos sobre propostas e intervenções em sala de aula cujo propósito é o de fomentar a autoria nas práticas em sala de aula e possibilitar que os sujeitos-leitores produzam outros gestos de leitura além de um sentido autorizado. A professora está lotada no Departamento de Língua Portuguesa da UEM-Universidade Estadual de Maringá e atua nas disciplinas de Oficina de leitura e produção de textos e Estágio III e atua nos cursos de pós-graduação Profletras (Mestrado Profissional em Letras), unidade Universidade Estadual de Maringá e no PLE-UEM, na linha de Texto e discurso.


 

Luciane Braz P. Mincoff 

lbpmincoff@uem.br

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (1996), mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna pela Universidade Estadual de Maringá (2000) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina(2009). Atualmente é professora efetiva da graduação em Letras e do mestrado PROFLETRAS (CAPES), além de pesquisadora da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência nas áreas de Linguística e Língua Portuguesa, com ênfase em Oralidade e o Ensino de Língua Materna, Leitura e Produção Textual e Formação de Professores.


 

Manoel M. A. Da Silva 

mmasilva@uem.br

Possui Graduação em Letras: Português/Francês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-1985), Mestrado em Letras: Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP-1998), Doutorado em Letras: Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP-2003) e Pós-Doutorado em Teoria e Análise Linguística pelo Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa-PT (CLUNL-2011). Atualmente, é Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em pesquisa terminológica, atuando principalmente nos seguintes temas: terminologia, dicionários terminológicos, descrição linguística, língua portuguesa e pesquisa terminográfica.


 

Maria Regina Pante 

mrpante@uem.br

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), Mestrado em Letras (1994), área de concentração em "Filologia e Lingüística Portuguesa" pela Unesp (Assis) e Doutorado em Letras (2000), área de concentração em "Filologia e Lingüística Portuguesa" pela Unesp (Assis). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Lingüística e Língua Portuguesa e vem produzindo e orientando trabalhos sobre morfossintaxe sincrônica e diacrônia, estudos sobre lexicologia e gramaticalização de itens.


 

Marilia Ignatius N. Carneiro

mincarneiro@uem.br

Possui graduação em Gastronomia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2006), pós graduação de Educação e Libras pelo Instituto Superior de Educação do Paraná, graduada em Letras/Libras - Pólo UFGD pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Professora da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação de Surdo e Lingüística em Libras. Doutorada em Educação Escolar - Unesp/Araraquara. Professora efetiva do Departamento de Língua Portuguesa - DLP, da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Autora de livros didáticos de Libras particularmente na Educação a Distância - EAD.


Neiva Maria Jung

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá. Atua na graduação e pós-graduação em Letras (mestrado e doutorado) desta Universidade. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, pesquisando sobre os seguintes temas: letramento, identidades sociais, multilinguismo, etnografia e fala-em-interação social. Coordena o grupo de pesquisa Letramento, Etnografia, Interação, Aprendizagem e Multilinguismo (LEIAM).


 

Pedro Navarro 

plnbarbosa@uem.br

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1991), especialização em Línguistica Aplicada, por essa mesma instituição (1995), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Assis, SP (1998), doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, SP (2004) e pós-doutorado em Estudos da Linguagem, pela Unicamp, Campinas, SP (2011) . Atualmente, é professor associado - nível C da Universidade Estadual de Maringá e pesquisador PQ -2, do CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso de linha foucaultiana. É coordenador do GT - Estudos discursivos foucaultianos, na Anpoll, e líder do GEF - Grupo de estudos foucaultianos da UEM. Atua no Programa de pós-graduação em Letras, da UEM, orientando pesquisas sobre discurso, sujeito e poder, a partir de temas como sexualidade, masculinidades, velhice e cuidado de si, incluindo as questões de gêneros sociais, em textos e em imagens que circulam em jornais impressos e eletrônicos, em mídias televisivas, nas redes sociais e em discursos fílmicos.


 

Roselene de Fátima Coito 

rfcoito@uem.br

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003).Realização do Pós-doutorado nos anos de 2008-2009 na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales - Paris - sob a supervisão do Prof. Dr. Roger Chartier. Atualmente é professora associada C da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, identidade, leitura, literatura, poder e imagens.