Projetos em andamento
INCUBADORA E UNIDADES DE REFERÊNCIA
INCUBADORA E UNIDADES DE REFERÊNCIA COMO ESTRATÉGIA O PROCESSO DE INCUBAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS (EES) PARA DISSEMINAÇÃO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS SUSTENTÁVEIS NOS MEIOS RURAL E URBANO, SOB A ÓTICA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA
Este projeto pretende, em continuidade aos trabalhos que vêm desenvolvendo no âmbito do Programa Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e os Movimentos Sociais - Núcleo/Incubadora Unitrabalho – UEM, atender 10 (dez) empreendimentos e/ou grupos informais, sendo 5 (cinco) no meio rural e 5 (cinco) no meio urbano. Na sua atuação envolve os princípios da economia solidária por meio de um conjunto de atividades sistemáticas de pesquisa, formação, assessoria técnica e tecnológica que abrange desde o surgimento do empreendimento econômico solidário (EES), até a sua consolidação. Baseado na autogestão, por meio da troca de conhecimentos, busca-se a melhoria, ampliação e comercialização de produtos e serviços com foco no desenvolvimento territorial sustentável pela organização do trabalho, conquista da autonomia e viabilidade econômica dos empreendimentos a fim de combater a extrema pobreza. Concomitante com a atuação da extensão, relacionada com o processo de incubação dos EES, o Núcleo/Incubadora também atua como espaço de estudos, pesquisas e desenvolvimento de tecnologias sociais sustentáveis, facilmente aplicáveis como estratégias de produção para geração de trabalho e renda.
QUITUTES E BELEZURAS
A IDENTIDADE CULTURAL REGIONAL REFLETIDA NA ALIMENTAÇÃO E NO ARTESANATO
A história, os costumes, a cultura e a identidade de uma comunidade podem ser analisadas pelos seus saberes e fazeres. Assim, o artesanato e a culinária local são formas de se conhecer e apresentar como atrativos turísticos a cultura das regiões que representa. Este projeto de extensão objetiva identificar e analisar os saberes locais relacionados à alimentação e ao artesanato do município de Maringá e região de influência, no estado do Paraná. Este projeto também confere continuidade aos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e os Movimentos Sociais - Núcleo/Incubadora Unitrabalho – UEM, atendendo empreendimentos e/ou grupos informais, que atuam com artesanato e alimentação na região. Envolve os princípios da economia solidária por meio de um conjunto de atividades sistemáticas, desde o surgimento até a consolidação, com base na autogestão, por meio da troca de conhecimentos, buscando o desenvolvimento cultural e territorial sustentável pela organização do trabalho. As atividades contemplam desde o cadastramento, passando pelo relato das origens do artesanato (belezuras) e dos alimentos (quitutes), resgatando o patrimônio cultural como um conjunto de valores identitários, proporcionando acesso à comunidade local e regional.
Este “espaço” também oportuniza aos visitantes apreciar espetáculos teatrais, de dança e música, garantindo acesso gratuito ao lazer e à cultura e, ao mesmo tempo, assegurando um local no campus universitário que permita aos apreciadores das artes e da cultura, adquirirem artesanatos (belezuras) e alimentos (quitutes) de forma organizada e apropriada ao conhecimento cultural compartilhado, como forma da preservação dos hábitos, usos e costumes caracterizadores da identidade dos povos de nossa região.
Incubadora Universitária de Economia Solidária: Ações Transformadoras
A Incubadora se estrutura a partir da Economia Solidária que vem se mostrando uma opção viável para milhares de pessoas que, organizadas coletivamente, têm seu direito ao trabalho e renda assegurados. São práticas que acontecem em diversos setores de atividade, abrangendo a zona rural e urbana, espalhadas por muitas regiões e que são potencializadas quando encontram suporte nas políticas públicas. O presente projeto dá suporte às atividades da Incubadora Unitrabalho/UEM que, ao invés de apenas transferir tecnologia, constrói coletivamente soluções, envolvendo e valorizando os saberes acadêmicos e os populares. A incubação pode ser entendida como um conjunto de atividades sistemáticas de formação e assessoria que contempla desde o surgimento até a autonomia do grupo e/ou organização. Caracteriza-se como espaço de estudos, pesquisas e desenvolvimento de tecnologias voltadas para a organização do trabalho, com foco na autogestão.
Contribuições da Economia Solidária à Ocupação Urbana Dom Helder Câmara
A Economia Solidária se caracteriza enquanto uma eficaz iniciativa na geração de trabalho e renda, e suas potencialidades se constituem não apenas no âmbito material, mas também nas subjetividades dos indivíduos que a praticam. Pode-se destacar a emancipação de grupos sociais historicamente excluídos e marginalizados, o combate à feminilização da pobreza, visto que há uma predominância de Empreendimentos Econômicos Solidários (E.E.S) liderados por mulheres e também nas questões relativas à saúde mental, já que na Economia Solidária a centralidade está no ser humano e na promoção de uma forma de trabalho que promova autonomia às pessoas. O projeto em tela consiste em atuar de forma a pensar no trabalho e no bem estar dos sujeitos no contexto da Ocupação Dom Helder Câmara, localizada no município de Paiçandu - PR. Atualmente, há neste local 17 famílias em situação de vulnerabilidade social total e 33 em vulnerabilidade social parcial, além de 280 desempregados. Considerando a presença da diversidade existente na Ocupação, a introdução à Economia Solidária pode embasar a criação de novas formas de obtenção de renda a partir da formação de coletivos e da formalização de empreendimentos de econômicos solidários. Além disso, foi observada a possibilidade de implementação de uma horta comunitária gerida pelos moradores da Ocupação, a qual poderia proporcionar o obtenção de alimentos saudáveis e de qualidade, além de poder se tornar uma forma de obtenção de renda a partir da comercialização dos produtos. O projeto pretende também promover espaços de conscientização, em parceria com outras áreas do conhecimento, acerca de questões relacionadas ao bem-estar físico e mental.
Fortalecendo o Desenvolvimento Sustentável em Nova Tebas: a Consolidação dos Princípios Autogestionários da Economia Solidária na Cooperatvama
Este projeto tem por enfoque contribuir na consolidação da Cooperatvama, Empreendimento Econômico Solidário incubado na Unitrabalho desde sua formação e registrado desde 2008. Aliando a experiência dos orientadores, o conhecimento e potencial das famílias cooperadas e os princípios da Economia Solidária para impulsionar a autogestão e identificação de novas perspectivas para a autonomia e desenvolvimento deste empreendimento.
Entende-se que esta é a melhor maneira de contribuir para o desenvolvimento da cidade de Nova Tebas e região em seus diversos aspectos de renda, educação e saúde, uma vez que a Cooperativa se constitui uma importante fonte de trabalho digno e qualificado, produção e comércio local, com grande potencial de promover a agricultura familiar, a sustentabilidade e o acesso justo aos bens alimentícios. Assegurando assim a segurança alimentar da população, bem como contribuindo para a redução de danos ambientais e de riscos à saúde de produtores e consumidores, e para a defesa de uma forma econômica alternativa e eficaz.