+

Fazendo Música no computador

EstagioPerez.png

Este projeto, realizado pelo acadêmico Maurício Perez, corresponde à uma prática de estágio que propôs a vivência musical por meio da Computação Musical. O projeto atendeu a quantidade de 20 alunos, entre 10 e 12 anos, que pertenciam, em sua maioria, ao colégio de aplicação pedagógica da UEM (CAP – UEM). As aulas foram realizadas nas salas 6 (Laboratório de Pesquisa e Produção Sonora – LAPPSO) e 7 (Laboratório de Informática) no bloco do Curso de graduação em Música da Universidade Estadual de Maringá.

Esta proposta teve como objetivo oportunizar o processo de musicalização dos alunos por meio da apreciação sonora e da aplicação de processos composicionais com o uso da Computação Musical. Para tal propósito, foi utilizado como fundamento os conceitos da tipologia dos objetos sonoros de Pierre Schaeffer (1966), que caracterizou-se pelo entendimento da classificação sonora possível à escuta musical; e o entendimento de escuta de Murray Schafer (1991; 2001) representado nos conceitos de “limpeza dos ouvidos” e paisagem sonora.

Como ferramenta pedagógico-prática utilizou-se softwares que abarcassem parte do conceito de cadeia eletroacústica de Schaeffer. Tal conceito pontua as ferramentas necessárias para o ofício da composição eletroacústica. Entre estas estão softwares de síntese sonora e processamento de sinal, editores de som e sequenciadores multitrack. Primeiramente, no primeiro semestre do estágio, foi trabalhado com o software Pure data com o objetivo de promover o computador como "instrumento musical". Posteriormente, a segunda etapa do estágio, foi mais direcionada para o campo de possibilidades do concreto sonoro, ou seja, os sons ambientais/cotidianos. Para a manipulação destes sons utilizou-se ferramentas de edição, representadas pelos softwares Audacity e Ardour.