Docentes PROFEI/UEM
Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
Linha 1 - Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:
| Aparecida Meire Calegari-Falco | |
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Ênfase: Aspectos conceituais sobre o processo de escolarização, o desenvolvimento do psiquismo e a educação inclusiva à luz da Teoria Histórico-Cultural. Objetivo: O grupo discute a inclusão escolar na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. São abordadas leis do desenvolvimento humano e possibilidades de assegurar sua efetivação por meio de um ensino organizado nessa direção para todas as pessoas. Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva – GEPEI (CNPQ) |
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Drª Lucia Cristina Dalago Barreto
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Ênfase: Políticas Públicas e ensino, letramento e diversidade Objetivo: Investigar políticas públicas com foco na educação inclusiva, formação inicial e continuada de recursos humanos, considerando a perspectiva da inclusão como direito social, direito fundamental a todos os cidadãos; Estudar, em diferentes contextos e sujeitos com dificuldades, deficiências, Altas Habilidades, Transtorno do Espectro Autista e outros grupos denominados “diversidade” segundo as políticas educacionais vigentes, a apropriação, o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento do uso da linguagem humana em interação, voltadas às habilidades de oralidade, leitura e escrita. Projeto de pesquisa: Linguagem em interação: Ensino, Letramento e Diversidade |
| Dr Mario Luiz Neves de Azevedo | |
| Drª Suzanli Estef da Silva |
Linha 2 - Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva
| Drª Gesilaine Mucio Ferreira | |
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Drª Lilian Alves Pereira Peres
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Ênfase: Desenvolvimento Humano e Educação Inclusiva à luz da Epistemologia Genética Objetivo: Investigar, desenvolver e socializar práticas educativas que articulem a epistemologia genética, a psicopedagogia e a inovação tecnológica em contextos de educação inclusiva. Busca compreender os processos de aprendizagem e desenvolvimento de sujeitos com diferentes formas de apropriação do conhecimento, analisando as dificuldades e distúrbios de aprendizagem sob uma perspectiva construtivista. O grupo também se dedica à pesquisa e à aplicação de metodologias ativas, tecnologias assistivas e digitais como instrumentos de mediação pedagógica, contribuindo para a formação docente e para a construção de práticas inclusivas e transformadoras na educação contemporânea. Grupo de Pesquisa: Laboratório de Aprendizagem, Psicopedagogia e Inovação Tecnológica - LAPITE/CNPQ |
| Drª Mariana Dezinho |
Linha 3 - Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva
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Drª Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar
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Ênfase: Práticas, saberes e formação docente: inclusão em educação Objetivo: Explorar e compreender as práticas educacionais e os desafios relacionados à inclusão em educação do público da educação especial no contexto escolar; investigar e refletir sobre as práticas pedagógicas inclusivas, tendo como referência: alfabetização e letramento, desenho universal para aprendizagem, plano individual especializado e ensino colaborativo. Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Inclusão em Educação - GEPPIE - |
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Drª Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro
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Ênfase: Letramento na Educação Especial, Práticas pedagógicas inclusivas, Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, formação docente. Objetivo: Produção de conhecimento na área da Educação Especial visando colaborar com os pressupostos da Educação em uma perspectiva inclusiva. Grupo de Pesquisa: Letramento na Educação Especial: processos cognitivos e psicossociais. LEEPCP |
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Ênfase: Práticas pedagógicas, saberes e formação docente com foco em estudantes apoiados pela Educação Especial Objetivo: Desenvolver estudos voltados às práticas pedagógicas inclusivas nas aulas de Matemática, investigando como professores mobilizam saberes para garantir a participação e aprendizagem de estudantes apoiados pela Educação Especial. Abordar processos formativos, analisando como docentes constroem estratégias de ensino acessíveis em contextos reais da Educação Básica. Analisar práticas colaborativas entre escola comum e Educação Especial, e a reflexão sobre saberes docentes necessários para o trabalho pedagógico com estudantes apoiados pela Educação Especial. Pesquisar políticas e culturas escolares que favoreçam a inclusão, a relação entre planejamento e adaptação curricular, e modos de avaliar a aprendizagem. Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Educação Matemática Inclusiva - GEPSEMI |
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Ênfase: Organização do ensino em Educação Especial no trabalho com autismo e transtornos da atenção Objetivo: Desenvolver estudos e práticas educativas para a formação de professores e seus reflexos no desenvolvimento das funções do psiquismo infantil. Enfoque na Teoria Histórico Cultural Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos em Neuropsicologia Histórico Cultural Grupo de estudos e pesquisa na organização do ensino especial |
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Drª Nerli Nonato Ribeiro Mori
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Ênfase: O Trabalho realizado pelo grupo está voltado para a compreensão de questões relacionadas à educação e desenvolvimento humano, com ênfase em educação especial. São abordadas as seguintes temáticas: Arte e inclusão; Desenvolvimento e aprendizagem; Integração Sensorial e Escolarização; Necessidades educacionais especiais Grupo de Pesquisa: Desenvolvimento, aprendizagem e educação (DAE-CNPQ, desde 1996) |
| Drª Patricia de Oliveira | |
| Dr Rogerio Massarotto de Oliveira |
Ênfase: Objetivo: Investigar a Atividade Lúdica na educação e na educação inclusiva, considerando sua ocorrência no Jogo, no Brinquedo, no Ensino e Aprendizagem e na Formação de professores, tendo como referência central as obras de Karl Marx e Friedrich Engels, L. S. Vigotski, Luria, D. Elkonin, Leontiev, Davidov e D. Saviani, no sentido de questionar a realidade social e dar direção à sociedade atual rumo a uma sociedade comunista. Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas MARXLUTTE: Marxismo, Atividade lúdica e Educação |
| Drª Sandra Regina D’Antonio Verrengia – |
Ênfase: Formação de professores, práticas pedagógicas e saberes docentes com foco na perspectiva inclusiva Objetivo: Desenvolver estudos voltados às práticas educacionais e aos processos formativos de professores que ensinam matemática em uma perspectiva inclusiva, investigando quais saberes são necessários para garantir a participação e aprendizagem de estudantes apoiados pela Educação Especial. Abordar processos formativos e colaborativos e o uso de estratégias de ensino que favoreçam o aprendizado de matemática, tendo como foco a alfabetização e o letramento matemático, com ênfase na utilização de jogos e materiais manipuláveis como recursos que ampliam o acesso e a compreensão dos conceitos matemáticos e na criação de Laboratórios de Ensino de Matemática. Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Educação Matemática Inclusiva - GEPSEMI |
| Drª Solange Raimundo Franci Yaegashi | |
| Drª Viviane Gislaine Caetano |
