ANAIS
ARTIGOS
Área temática: Marketing e Mercado
[01] Consumo consciente e o comportamento dos universitários da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – campus de Francisco Beltrão (Jaiarys Capa BATAGLIN (IFPR - Instituto Federal do Paraná) / Flávia Regina MIECOANSKI (UEM) / Andressa Carla PALAVECINI (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) / Tamara PERON (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná).
[02] O papel da proeminência dos nudges na orientação de escolhas alimentares saudáveis (Fernanda Cristina Ferro MALACOSKI (UNIOESTE) / Juliano Domingues da SILVA (UEM).
[03] O efeito bandeira e certificação IES em postos de combustíveis (William Alexandre dos SANTOS (UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná) / Thiago Jose Locurdo COSTA (UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná) , Vitor Koki da Costa NOGAMI (UEM) / Juliano Domingues da SILVA (UEM).
[04] Como a pressão social influencia as decisões parentais acerca da introdução alimentar saudável para os filhos? (Thais Isidoro GONÇALVES (PG-UEM) / Juliano Domingues da SILVA (UEM).
[05] Culpa materna e seus desdobramentos no consumo para as crianças (Andrieli Ariane Borges Avelar HALATENO (PG-UEM) / Olga Maria Coutinho PEPECE (UEM).
[06] Impactos da pandemia de Covid-19 no mercado de trabalho brasileiro: uma análise de 2019 a 2021 (Tayline Figueiredo CANDIDO (G-UEM) / Flavia Regina MIECOANSKI (UEM).
[07] O que é meu é seu: estudo sobre carona compartilhada como um modelo de consumo colaborativo (Mariana Augusta de SOUZA (UEM) / Lígia FIEDLER (UEM / Flávia Regina MIECOANSKI (UEM).
[08] Validação de escala em pesquisa quantitativa: estudo piloto sobre a influência da agenda da mídia na agenda do público (Lígia FIEDLER (UEM) / Francisco Giovanni David VIEIRA (UEM) / Juliano Domingues da SILVA (UEM).
[09] Estratégia de padronização e adaptação na comunicação de marketing: um estudo comparativo entre empresas brasileiras e argentinas (Leonardo Bordin de OLIVEIRA (PG-UEM) / Vitor Koki da Costa NOGAMI (UEM).
[10] Crenças relacionadas aos produtos orgânicos que (des)encorajam o uso e o consumo (João Otávio Montanha ENDRICI (PG-UEM) / Beatriz Negrelli da SILVA (PG-UEM) / Olga Maria Coutinho PÉPECE (UEM).
[11] Tem meu tom? (Thais Isidoro GONÇALVES (PG-UEM).
[12] Prontidão digital de micro e pequenas empresas: uma análise a partir da abordagem marketing 5.0 (Carolina Luiza Paz GAIESKI (PG-UEM) / Vitor Koki da Costa NOGAMI (UEM).
[13] Presentear é amar (Carolina Luiza Paz GAIESKI (PG-UEM).
[14] Estratégia multicanal de distribuição e cadeias: um levantamento bibliométrico das bases de dados Web of Science, Scopus e Scielo (Thamara Cristina Mendes de OLIVEIRA (PG-UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM).
Área temática: Instituições e Economia das Organizações:
[15] Análise da cadeia de suprimento do tomate de dois agricultores orgânicos do município de Tupã (Cristina Vicente dos Reis FERNANDES (UNESP) / Guery Tã Baute e SILVA (UNESP) / Dafiny Henrique da SILVA (UNESP) / Jair Freire MARIANO (UNESP) / Roberto Alvarenga BIRAL (UNESP).
[16] Desafios na aplicação de métodos multicritério para a tomada de decisão em políticas públicas de gestão de resíduos (Gracieli de Abreu SIMPLICIO (UEL - Universidade Estadual de Londrina) / Weslei ANDRADE (UEL) / Umberto Antonio SESSO FILHO (UEL - Universidade Estadual de Londrina).
[17] Custos de transação e controles gerenciais para produção sustentável: uma perspectiva dos produtores de FLVs (Graziela Kety Batista PAVESI (Faculdade UMFG) / Suelen Fernandes Jungles MARTINS (Faculdade UMFG) / Beatriz Negrelli da SILVA (PG-UEM - Universidade Estadual de Maringá) / Priscilla Tiara Torrezan CHAVES (PG-UEM - Universidade Estadual de Maringá).
[18] Estruturas de governança nas cadeias de carne avícola, bovina e suína no Brasil (Vinícius Neto FERRARI (PG-UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM).
[19] A transação do queijo colonial artesanal do sudoeste: uma análise sobre o problema de informação e mensuração de atributos (André Ricardo PEREIRA (PG-UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM).
[20] Integração vertical ou mercado: revisão sistemática de literatura na cadeia têxtil (Filipe da Silva SANTOS (PG-UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM).
[21] Relação dos níveis macro, meso e micro institucionais na composição de uma cesta de bens e serviços territoriais (Beatriz Negrelli da SILVA (PG-UEM / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM).
[22] A extensão na cadeia de cafés especiais no Paraná: um estudo com coffee shops em Maringá (Allana Facchini da SILVA (UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM).
[23] Sistema agroindustrial do leite no Paraná: uma revisão bibliográfica (João Vitor Gonçalves SARETTO (PG-UEM) / Priscilla Tiara Torrezan CHAVES (PG-UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM).
Área temática: Estudos Organizacionais e Sociedade
[24] Secretariado remoto como modelo de startup escalável: desafios e oportunidades (Inajara Amanda Fonseca VIANA (UNIFAP - Universidade Federal do Amapá) / Luiz Camillo Pereira CARDOSO (UNIFAP - Universidade Federal do Amapá).
[25] Através do olhar da representação: a estereotipagem como prática de produção de significados sobre o gênero feminino nos mecanismos de busca do Google (Diélen CARON (PG-UEM) / Josiane Silva de OLIVEIRA (UEM) / Zuleika de Paula BUENO (UEM).
[26] Entre o acolher e o manter o poder: as práticas estratégias das organizações da sociedade civil (OSCS) no contexto da imigração em Portugal (Aline Chima KOMINO (PG-UEM) / Elisa Yoshie ICHIKAWA (UEM).
[27] Territórios em movimento: a conexão entre expatriados e a teia EPCN (Daniela Barbosa SOUSA (PG-UEM) / Fabiane Cortez VERDU (UEM).
[28] A evasão no ensino superior brasileiro na percepção dos alunos evadidos: motivos e fatores apontados nos estudos entre os anos de 2014 e 2023 (Oscar Luiz SCHUHARDT, (PG-UEM) / Camila Mosoli ZORZANELO (PG-UEM) / Alana da Silva PEREIRA (PG-UEM) / Maria Julia Soares MARCHETTO (PG-UEM) / Priscilla Borgonhoni CHAGAS (UEM).
[29] “Sorria, você está sendo filmado!”: a contenção territorial nos espaços públicos a partir do uso de câmeras de videomonitoramento (Diélen CARON (PG-UEM) / Priscilla Borgonhoni CHAGAS (UEM) / Josiane Silva de OLIVEIRA (UEM).
[30] Coerção, intencionalidade e inclusão no processo de internacionalização do ensino superior (Eveline de Oliveira GOMES (PG-UEM) / Fabiane Cortez VERDU (UEM).
[31] A cidade tem gênero? Uma pesquisa sobre a relação entre o espaço urbano e a vivência das mulheres nas publicações acadêmicas da SciELO entre os anos 2019-2024 (Karina LIPPEL (PG-UEM), / Thais Isidoro GONÇALVES (PG-UEM) / Priscilla Borgonhoni CHAGAS (UEM).
Área temática: Organização Industrial e Estratégia:
[32] A importância da estratégia de gestão empresarial para o sucesso na gestão organizacional (Gracieli de Abreu SIMPLICIO (UEL) / Umberto SESSO FILHO (UEL).
[33] Explorando o papel dos executivos no processo de internacionalização de empresas: uma década de estudos, análises e tendências (Jonathan Dias FERREIRA (PG-UEM) / Fabiane Cortez VERDU (UEM) / Juliano Domingues da SILVA (UEM).
[34] Proposta de modelo teórico de investigação: a integração da Teoria do Alto Escalão, redes de relacionamento e internacionalização de empresas (Jonathan Dias FERREIRA (PG-UEM) / Fabiane Cortez VERDU (UEM) / Juliano Domingues da SILVA (UEM).
[35] Estratégia de diferenciação e recursos estratégicos: um estudo em uma cafeteria da região Norte do Paraná (Priscilla Tiara Torrezan CHAVES (PG-UEM) / Cleiciele Albuquerque AUGUSTO (UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM).
Área temática: Estudos em Ciências Sociais Aplicadas:
[36] Conscientização e educação ambiental: um estudo de caso a partir de práticas ambientais sustentáveis (Rythyel da Silva CARDOSO (UNIFAP - Universidade Federal do Amapá) / Ronalty Oliveira ROCHA (UNIFAP - Universidade Federal do Amapá) / Luiz Camillo Pereira CARDOSO (UNIFAP - Universidade Federal do Amapá).
[37] Empreendedorismo feminino: efeitos da pandemia Covid-19 em negócios geridos por mulheres (Jaiarys Capa BATAGLIN (IFPR - Instituto Federal do Paraná) / Flávia Regina MIECOANSKI (UEM) / Andressa Carla PALAVECINI (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) / Débora Bonin PEREIRA (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná).
[38] Investimentos e retornos das políticas públicas de hortas comunitárias: análise dos efeitos financeiros e sociais (Pedro Henrique Ribeiro de ARAÚJO (G-UEM) / Neuza Corte de OLIVEIRA (UEM) / Deisy Cristina Corrêa IGARASHI (UEM).
RESUMOS EXPANDIDOS
Área temática: Instituições e Economia das Organizações:
[39] A Nova Economia Institucional uma revisão sistemática dos últimos 23 anos de publicações no Brasil (Vinicius Neto FERRARI (PG-UEM) / Emily Dora Gois PONCE (PG-UEM), / José Paulo de SOUZA (UEM) / Juliano Domingues da SILVA (UEM).
[40] Atributos de qualidade dos produtos orgânicos: uma discussão sob a ótica da economia dos custos de mensuração (Beatriz Negrelli da SILVA (PG-UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM).
[41] O papel e a condição das mulheres na agricultura familiar: protagonismo, desafios e possibilidades para o futuro (Allana Facchini da SILVA (PG-UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM).
Área temática: Estudos Organizacionais e Sociedade:
[42] Pessoas e seus saberes são importantes: economia descomplicada para todos (Marcela Ribeiro de ALBUQUERQUE (UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná / Érica Patente NASCIMENTO (UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná).
[43] A influência do poder simbólico de Bourdieu na cultura organizacional: construindo um ambiente de integridade (Janete Aparecida da SILVA (PG-UEM).
[44] Etnogovernamentalidade glocal na sustentabilidade dos territórios de vida: explorando enfoques interdisciplinares (Fernando Franzoi da SILVA (PÓS-DOC-UEM / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM).
Área temática: Estudos em Ciências Sociais Aplicadas:
[45] A economia comportamental como incentivador do consumo consciente (Rafael Líneker de Deus SILVA (G-UEM) / Kézia de Lucas BONDEZAN (G-UEM).
ARTIGOS FORMATO PROJETOS DE TESES E DISSERTAÇÕES
Área temática: Marketing e Mercado:
[46] Endomarketing como ferramenta estratégica para geração de comprometimento organizacional (Marcia Queiroz OLIVEIRA (PG-UEM/UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia / Juliano Domingues da SILVA (UEM).
[47] O processo de socialização do consumidor refugiado: uma análise a partir da vulnerabilidade dos indivíduos e organizações de acolhimento (Vagner Souza dos SANTOS (PG-UEM).
[48] Consumo de aplicativos de relacionamento: uma perspectiva baseada na Teoria da Prática (Melissa SPERANDIO (PG-UEM).
Área temática: Estudos Organizacionais e Sociedade:
[49] Territorialidade e inclusão: um estudo com graduandos com deficiência física na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (Luanda Lopes BATISTA (PG-UEM/UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) / Priscilla Borgonhoni CHAGAS (UEM).
MINICURSOS
Área temática: Marketing e Mercado
[50] Marketing e práticas de consumo: convergências entre teoria e dinâmicas de mercado (Melissa SPERANDIO (PG-UEM).
Área temática: Estudos em Ciências Sociais Aplicadas
[51] Análise estatística textual em administração: aplicação prática da classificação hierárquica descendente (CHD) no IRAMUTEQ (Jonathan Dias FERREIRA (PG-UEM).
[52] Busca científica em base de dados: utilizando as bases do Web of Science e Scielo (Priscilla Tiara Torrezan CHAVES (PG-UEM).
Comitê Científico:
Amanda Ferreira Guimarães / André Ricardo Pereira / Andressa Aparecida Tomazelli / Angélica Godinho da Cosrta / Beatriz Negrelli da Silva / Cleiciele Albuquerque Augusto / Daniela Caldas Acosta / Deisy Cristina Corrêa Igarashi / Elisa Yoshie Ichikawa / Elisabete Camilo / Eveline de Oliveira Gomes / Fabiane Cortez Verdu / Fernanda Cristina Ferro Malacoski / Flavia Regina Miecoanski / Franciele Martins Borges Ladeira / João Otávio Montanha Endrici / Jonathan Ferreira Dias / José Paulo de Souza / Josiane Silva de Oliveira / Juliano Cesar de Oliveira / Karin Borges Senra / Lair Barroso Arraes Rocha Silva / Ligia Fiedler / Lourival Ribeiro Chaves Júnior / Lucio Paulo Alves Pires / Luis Paulo Nallin de Oliveira / Marcio Pascoal Cassandre / Marcio Noveli / Mariana Augusta de Souza / Mariella Meira Cauneto / Melissa Rizzo Sperandio / Nayara Pelegrinello Panage / Olga Maria Coutinho Pépece / Priscilla Borgonhoni Chagas / Priscilla Tiara Torrezan Chaves / Renato Alves de Oliveira / Rodrigo Libanez Melan / Sandra Mara de Alencar Schiavi / Suzie Terci Ketzu / Thiago José Loçurdo Costa / Vilma Meurer Sela / Vitor Koki da Costa Nogami / William Alexandre Santos / William Antonio Borges.
ANAIS DAS EDIÇÕES ANTERIORES:
Anais dos trabalhos apresentados:
[01] As tendências da pesquisa internacional sobre trabalho na agricultura. (Priscila Duarte MALANSKI (UEM) / Benoît DEDIEU (INRA, Départment science pour l’action et le développement) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM).
[02] O processo de (des)(re)territorialização dos moradores do município de Presidente Castelo Branco-PR com a duplicação da BR 376. (Aleson Marcos PIVETA (UEM) / Priscilla Borgonhoni CHAGAS (UEM).
[03] "Achou que não ia encontrar referência de cultura jovem no meio acadêmico? Achou errado!": o uso da instrução por pares aliado a referências da cultura pop/nerd para estudantes de ensino superior. (Gabriel Henrique Pimenta ISBOLI (UEM) / Olga Maria Coutinho PÉPECE (UEM).
[04] O processo de aprendizagem do empreendedor em um ambiente de incubação de empresas a partir do modelo CERNE. (Juliano Cesar de OLIVEIRA (UEM | UTFPR) / Marcio Pascoal CASSANDRE (UEM).
[05] Internacionalização e teoria institucional: um estudo bibliométrico da combinação das teorias. (Fernanda Reis da SILVA (UEM) / Fabiane Cortez VERDU (UEM) / João Marcelo CRUBELLATE (UEM).
[06] Estratégias de negócio sob o enfoque da nova miopia em marketing: estudo de múltiplos casos com empresas sulamericanas mais focadas no cliente. (Ana Tereza DELAPEDRA (UEM) / Juliano Domingues da SILVA (UEM),
[07] O sistema multiportas para resolução de conflitos brasileiro como aprendizagem expansiva. (Valéria Khristina Fregadolli FERREIRA (UEM).
[08] Políticas públicas inovadoras do estado à micro e pequenas empresas: os pregões presenciais do município de Arapongas-PR. ((Valdinei Juliano PEREIRA (UEL) / Saulo Fabiano Amancio VIEIRA (UEL) / Lizandro Pezzi SCHMIDT (UNIOESTE).
[09] Processo de Territorialização, Desterritorialização e Reterritorialização (T-D-R): uma análise sobre expatriação de docentes na Universidade Estadual de Maringá-PR. (Thiago Oliveira da SILVA (UEM) / Priscilla Borgonhoni CHAGAS (UEM) / Fabiane Cortez VERDU (UEM) / Johny Henrique Magalhães CASADO (UEM).
[10] Rankings universitários como forma de legitimação: uma análise de uma universidade pública paranaense. (Weber Henrique RADAEL (UEM) / Jéssica Silva de CARVALHO (UEM).
[11] Presentes de casamento e seu descarte. (Cristiane Fatima ALVES (UNIFAMMA) / Olga Maria Coutinho PÉPECE (UEM).
[12] Desenvolvimento e teorização da cultura de consumo: origem e consolidação de uma perspectiva interpretativa e multidisciplinar. (Karin Borges SENRA (UEM) / Francisco Giovanni David VIEIRA (UEM).
[13] Mercado pet e estratégia comercial: um estudo de caso em uma indústria de ração do interior de São Paulo. (Johny Henrique Magalhães CASADO (UEM) / Graziele Regina TEODORO (UEM) / Thiago Oliveira da SILVA (UEM).
[14] Distinção e conformidade? Uma análise do consumo de produtos Capordarte por mulheres em Maringá-PR. (Elisângela Conceição Vieira PALONGAN (UEM) / Luis Fernando Moreira da SILVA (UEM).
[15] Teoria do comportamento planejado: um estudo com clientes de um restaurante vegetariano. (Azucena CHANG (UNIOESTE) / Lígia FIEDLER (UEM) / Flávia Regina MIECOANSKI (UEM).
[16] Estrutura de governança para Tecnologia de Informação (TI). (Flávia Mayara SEGATE (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM) / Deisy Cristina Correa IGARASHI (UEM).
[17] Embalagens no SAG de frango de corte no Paraná: análise da relação entre processadores e fornecedores de embalagem. (Daniel Teixeira dos Santos BRAZ (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM) / Gaetano MARTINO (Università degli Studi di Perugia).
[18] A influência do ambiente institucional na configuração da cadeia de queijos artesanais no Paraná. (Mariana Augusta de SOUZA (UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM) / Melise Dantas Machado BOUROULLEC (École d’Ingenieurs de Purpan).
[19] Captura de valor nas transações de reprodutores nelore geneticamente superiores. (Marcos Paulo Rodrigues de SOUZA (UNESPAR) / José Paulo de SOUZA (UEM).
[20] Certificação e marca nas transações entre varejistas e distribuidores de carnes especiais em Presidente Prudente/SP e Maringá/PR. (Lechan COLARES-SANTOS (UNOESTE) / Amanda Ferreira GUIMARÃES (UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM) / Iolanda IVANTES (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM).
[21] As pesquisas na nova economia institucional no Brasil. (Jheine O. Bessa FRANCO (UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM).
[22] Especificidade de ativos e estruturas de governança nos sistemas convencional, diferenciado e altamente diferenciado da pecuária bovina de corte no Paraná, Brasil. (Rejane Heloise dos SANTOS (UNESPAR) / Amanda Ferreira GUIMARÃES (UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM).
[23] Escolha da estrutura de governança: ECT, ECM e PDCA no sistema agroindustrial do leite no Paraná, Brasil e na antiga Midi-Pyrénées, França. (Carolina Andrea Gómez Winkler SUDRÉ (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM) / Melise Machado Dantas BOUROULLEC (INP Toulouse, École d’Ingénieurs de Purpan).
[24] Coordenação em sistemas agroindustriais da pecuária bovina de corte no Brasil: uma caracterização bibliográfica. (Amanda Ferreira GUIMARÃES (UEM) / Rejane Heloise dos SANTOS (UNESPAR) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM).
[25] Strategic Sourcing à luz da ECT, ECM e VBR em complementariedade. (Daniel Teixeira dos Santos BRAZ (UEM) / Mariana Augusta de SOUZA (UEM) / Flávia Mayara SEGATE (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM) / Deisy Cristina Corrêa IGARASHI (UEM).
[26] Balanced Scorecard: possibilidades de aplicação numa universidade pública paranaense. (Suzie Terci KAETSU (UEM) / Jheine Oliveira Bessa FRANCO (UEM) / Daniela Caldas ACOSTA (UEM).
[27] Para sempre meu! - Reflexões acerca da decisão do adolescente em não descartar brinquedo de infância. (Larissa Ruiz Golemba de BRITTO (UEM).