+

ANAIS

logoSIMPPA2024-2.jpg


ARTIGOS


Área temática: Marketing e Mercado

[01]  Consumo consciente e o comportamento dos universitários da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – campus de Francisco Beltrão (Jaiarys Capa BATAGLIN (IFPR - Instituto Federal do Paraná) / Flávia Regina MIECOANSKI (UEM) / Andressa Carla PALAVECINI (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) / Tamara PERON (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná). 
[02]  O papel da proeminência dos nudges na orientação de escolhas alimentares saudáveis (Fernanda Cristina Ferro MALACOSKI (UNIOESTE) / Juliano Domingues da SILVA (UEM).
[03] O efeito bandeira e certificação IES em postos de combustíveis (William Alexandre dos SANTOS (UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná) / Thiago Jose Locurdo COSTA (UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná) , Vitor Koki da Costa NOGAMI (UEM) / Juliano Domingues da SILVA (UEM).
[04]  Como a pressão social influencia as decisões parentais acerca da introdução alimentar saudável para os filhos? (Thais Isidoro GONÇALVES (PG-UEM)  / Juliano Domingues da SILVA (UEM).
[05] Culpa materna e seus desdobramentos no consumo para as crianças (Andrieli Ariane Borges Avelar HALATENO (PG-UEM) / Olga Maria Coutinho PEPECE (UEM).
[06]  Impactos da pandemia de Covid-19 no mercado de trabalho brasileiro: uma análise de 2019 a 2021 (Tayline Figueiredo CANDIDO (G-UEM) / Flavia Regina MIECOANSKI (UEM).
[07]  O que é meu é seu: estudo sobre carona compartilhada como um modelo de consumo colaborativo (Mariana Augusta de SOUZA (UEM) / Lígia FIEDLER (UEM / Flávia Regina MIECOANSKI (UEM).
[08] Validação de escala em pesquisa quantitativa: estudo piloto sobre a influência da agenda da mídia na agenda do público (Lígia FIEDLER (UEM) / Francisco Giovanni David VIEIRA (UEM)  / Juliano Domingues da SILVA (UEM).
[09] Estratégia de padronização e adaptação na comunicação de marketing: um estudo comparativo entre empresas brasileiras e argentinas (Leonardo Bordin de OLIVEIRA (PG-UEM) / Vitor Koki da Costa NOGAMI (UEM).
[10] Crenças relacionadas aos produtos orgânicos que (des)encorajam o uso e o consumo (João Otávio Montanha ENDRICI (PG-UEM)  / Beatriz Negrelli da SILVA (PG-UEM) / Olga Maria Coutinho PÉPECE (UEM).
[11] Tem meu tom? (Thais Isidoro GONÇALVES (PG-UEM).
[12] Prontidão digital de micro e pequenas empresas: uma análise a partir da abordagem marketing 5.0 (Carolina Luiza Paz GAIESKI (PG-UEM) / Vitor Koki da Costa NOGAMI (UEM).
[13] Presentear é amar (Carolina Luiza Paz GAIESKI (PG-UEM).
[14] Estratégia multicanal de distribuição e cadeias: um levantamento bibliométrico das bases de dados Web of Science, Scopus e Scielo (Thamara Cristina Mendes de OLIVEIRA  (PG-UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM).

Área temática: Instituições e Economia das Organizações:

[15]  Análise da cadeia de suprimento do tomate de dois agricultores orgânicos do município de Tupã (Cristina Vicente dos Reis FERNANDES (UNESP) / Guery Tã Baute e SILVA (UNESP) / Dafiny Henrique da SILVA (UNESP) / Jair Freire MARIANO (UNESP) / Roberto Alvarenga BIRAL (UNESP).
[16]  Desafios na aplicação de métodos multicritério para a tomada de decisão em políticas públicas de gestão de resíduos (Gracieli de Abreu SIMPLICIO (UEL - Universidade Estadual de Londrina) / Weslei ANDRADE (UEL)  / Umberto Antonio SESSO FILHO (UEL - Universidade Estadual de Londrina).
[17]   Custos de transação e controles gerenciais para produção sustentável: uma perspectiva dos produtores de FLVs (Graziela Kety Batista PAVESI (Faculdade UMFG) / Suelen Fernandes Jungles MARTINS (Faculdade UMFG) / Beatriz Negrelli da SILVA (PG-UEM - Universidade Estadual de Maringá) / Priscilla Tiara Torrezan CHAVES (PG-UEM - Universidade Estadual de Maringá).
[18]  Estruturas de governança nas cadeias de carne avícola, bovina e suína no Brasil (Vinícius Neto FERRARI (PG-UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM).
[19]  A transação do queijo colonial artesanal do sudoeste: uma análise sobre o problema de informação e mensuração de atributos (André Ricardo PEREIRA (PG-UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM).
[20]  Integração vertical ou mercado: revisão sistemática de literatura na cadeia têxtil (Filipe da Silva SANTOS (PG-UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM).
[21]  Relação dos níveis macro, meso e micro institucionais na composição de uma cesta de bens e serviços territoriais (Beatriz Negrelli da SILVA (PG-UEM / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM).
[22] A extensão na cadeia de cafés especiais no Paraná: um estudo com coffee shops em Maringá (Allana Facchini da SILVA (UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM).
[23]  Sistema agroindustrial do leite no Paraná: uma revisão bibliográfica (João Vitor Gonçalves SARETTO (PG-UEM) / Priscilla Tiara Torrezan CHAVES (PG-UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM).

Área temática: Estudos Organizacionais e Sociedade

[24] Secretariado remoto como modelo de startup escalável: desafios e oportunidades (Inajara Amanda Fonseca VIANA (UNIFAP - Universidade Federal do Amapá) / Luiz Camillo Pereira CARDOSO (UNIFAP - Universidade Federal do Amapá).
[25] Através do olhar da representação: a estereotipagem como prática de produção de significados sobre o gênero feminino nos mecanismos de busca do Google (Diélen CARON (PG-UEM) / Josiane Silva de OLIVEIRA (UEM) / Zuleika de Paula BUENO (UEM).
[26] Entre o acolher e o manter o poder: as práticas estratégias das organizações da sociedade civil (OSCS) no contexto da imigração em Portugal (Aline Chima KOMINO (PG-UEM)  / Elisa Yoshie ICHIKAWA (UEM).
[27] Territórios em movimento: a conexão entre expatriados e a teia EPCN (Daniela Barbosa SOUSA (PG-UEM) / Fabiane Cortez VERDU (UEM).
[28]  A evasão no ensino superior brasileiro na percepção dos alunos evadidos: motivos e fatores apontados nos estudos entre os anos de 2014 e 2023 (Oscar Luiz SCHUHARDT, (PG-UEM) / Camila Mosoli ZORZANELO (PG-UEM) / Alana da Silva PEREIRA (PG-UEM) / Maria Julia Soares MARCHETTO (PG-UEM) / Priscilla Borgonhoni CHAGAS (UEM).
[29] “Sorria, você está sendo filmado!”: a contenção territorial nos espaços públicos a partir do uso de câmeras de videomonitoramento (Diélen CARON (PG-UEM) / Priscilla Borgonhoni CHAGAS (UEM) / Josiane Silva de OLIVEIRA (UEM).
[30] Coerção, intencionalidade e inclusão no processo de internacionalização do ensino superior (Eveline de Oliveira GOMES  (PG-UEM) / Fabiane Cortez VERDU (UEM).
[31] A cidade tem gênero? Uma pesquisa sobre a relação entre o espaço urbano e a vivência das mulheres nas publicações acadêmicas da SciELO entre os anos 2019-2024 (Karina LIPPEL (PG-UEM), / Thais Isidoro GONÇALVES (PG-UEM) / Priscilla Borgonhoni CHAGAS (UEM).

Área temática: Organização Industrial e Estratégia:
[32] A importância da estratégia de gestão empresarial para o sucesso na gestão organizacional (Gracieli de Abreu SIMPLICIO (UEL) / Umberto SESSO FILHO (UEL).
[33] Explorando o papel dos executivos no processo de internacionalização de empresas: uma década de estudos, análises e tendências (Jonathan Dias FERREIRA (PG-UEM) / Fabiane Cortez VERDU (UEM) / Juliano Domingues da SILVA (UEM).
[34] Proposta de modelo teórico de investigação: a integração da Teoria do Alto Escalão, redes de relacionamento e internacionalização de empresas (Jonathan Dias FERREIRA (PG-UEM) / Fabiane Cortez VERDU (UEM) / Juliano Domingues da SILVA (UEM).
[35] Estratégia de diferenciação e recursos estratégicos: um estudo em uma cafeteria da região Norte do Paraná (Priscilla Tiara Torrezan CHAVES (PG-UEM) / Cleiciele Albuquerque AUGUSTO (UEM)  / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM).

Área temática: Estudos em Ciências Sociais Aplicadas:

[36] Conscientização e educação ambiental: um estudo de caso a partir de práticas ambientais sustentáveis (Rythyel da Silva CARDOSO (UNIFAP - Universidade Federal do Amapá)  / Ronalty Oliveira ROCHA (UNIFAP - Universidade Federal do Amapá) / Luiz Camillo Pereira CARDOSO (UNIFAP - Universidade Federal do Amapá).
[37] Empreendedorismo feminino: efeitos da pandemia Covid-19 em negócios geridos por mulheres (Jaiarys Capa BATAGLIN (IFPR - Instituto Federal do Paraná) / Flávia Regina MIECOANSKI (UEM)  / Andressa Carla PALAVECINI (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná) / Débora Bonin PEREIRA (UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná).
[38] Investimentos e retornos das políticas públicas de hortas comunitárias: análise dos efeitos financeiros e sociais (Pedro Henrique Ribeiro de ARAÚJO (G-UEM) / Neuza Corte de OLIVEIRA (UEM)  / Deisy Cristina Corrêa IGARASHI (UEM).

RESUMOS EXPANDIDOS


Área temática: Instituições e Economia das Organizações:

[39] A Nova Economia Institucional uma revisão sistemática dos últimos 23 anos de publicações no Brasil (Vinicius Neto FERRARI (PG-UEM) / Emily Dora Gois PONCE (PG-UEM), / José Paulo de SOUZA (UEM) / Juliano Domingues da SILVA (UEM).
[40] Atributos de qualidade dos produtos orgânicos: uma discussão sob a ótica da economia dos custos de mensuração (Beatriz Negrelli da SILVA (PG-UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM).
[41] O papel e a condição das mulheres na agricultura familiar: protagonismo, desafios e possibilidades para o futuro (Allana Facchini da SILVA (PG-UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM).

Área temática: Estudos Organizacionais e Sociedade:

[42] Pessoas e seus saberes são importantes: economia descomplicada para todos (Marcela Ribeiro de ALBUQUERQUE (UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná / Érica Patente NASCIMENTO (UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná).
[43] A influência do poder simbólico de Bourdieu na cultura organizacional: construindo um ambiente de integridade (Janete Aparecida da SILVA (PG-UEM).
[44] Etnogovernamentalidade glocal na sustentabilidade dos territórios de vida: explorando enfoques interdisciplinares (Fernando Franzoi da SILVA (PÓS-DOC-UEM / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM). 


Área temática: Estudos em Ciências Sociais Aplicadas:

[45] A economia comportamental como incentivador do consumo consciente (Rafael Líneker de Deus SILVA (G-UEM) / Kézia de Lucas BONDEZAN  (G-UEM).


ARTIGOS FORMATO PROJETOS DE TESES E DISSERTAÇÕES


Área temática: Marketing e Mercado:

[46] Endomarketing como ferramenta estratégica para geração de comprometimento organizacional (Marcia Queiroz OLIVEIRA (PG-UEM/UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia / Juliano Domingues da SILVA (UEM).
[47] O processo de socialização do consumidor refugiado: uma análise a partir da vulnerabilidade dos indivíduos e organizações de acolhimento (Vagner Souza dos SANTOS (PG-UEM). 
[48] Consumo de aplicativos de relacionamento: uma perspectiva baseada na Teoria da Prática (Melissa SPERANDIO (PG-UEM). 


Área temática: Estudos Organizacionais e Sociedade:
[49] Territorialidade e inclusão: um estudo com graduandos com deficiência física na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (Luanda Lopes BATISTA (PG-UEM/UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) / Priscilla Borgonhoni CHAGAS (UEM). 


MINICURSOS


Área temática: Marketing e Mercado
[50] Marketing e práticas de consumo: convergências entre teoria e dinâmicas de mercado (Melissa SPERANDIO (PG-UEM).


Área temática:  Estudos em Ciências Sociais Aplicadas
[51] Análise estatística textual em administração: aplicação prática da classificação hierárquica descendente (CHD) no IRAMUTEQ (Jonathan Dias FERREIRA (PG-UEM). 
[52] Busca científica em base de dados: utilizando as bases do Web of Science e Scielo (Priscilla Tiara Torrezan CHAVES (PG-UEM).

Comitê Científico:
Amanda Ferreira Guimarães / André Ricardo Pereira / Andressa Aparecida Tomazelli / Angélica Godinho da Cosrta / Beatriz Negrelli da Silva / Cleiciele Albuquerque Augusto / Daniela Caldas Acosta / Deisy Cristina Corrêa Igarashi / Elisa Yoshie Ichikawa / Elisabete Camilo / Eveline de Oliveira Gomes / Fabiane Cortez Verdu / Fernanda Cristina Ferro Malacoski / Flavia Regina Miecoanski / Franciele Martins Borges Ladeira / João Otávio Montanha Endrici / Jonathan Ferreira Dias / José Paulo de Souza / Josiane Silva de Oliveira / Juliano Cesar de Oliveira / Karin Borges Senra / Lair Barroso Arraes Rocha Silva / Ligia Fiedler / Lourival Ribeiro Chaves Júnior / Lucio Paulo Alves Pires / Luis Paulo Nallin de Oliveira / Marcio Pascoal Cassandre / Marcio Noveli / Mariana Augusta de Souza / Mariella Meira Cauneto / Melissa Rizzo Sperandio / Nayara Pelegrinello Panage / Olga Maria Coutinho Pépece / Priscilla Borgonhoni Chagas / Priscilla Tiara Torrezan Chaves  / Renato Alves de Oliveira / Rodrigo Libanez Melan / Sandra Mara de Alencar Schiavi / Suzie Terci Ketzu / Thiago José Loçurdo Costa / Vilma Meurer Sela / Vitor Koki da Costa Nogami / William Alexandre Santos / William Antonio Borges.

ANAIS DAS EDIÇÕES ANTERIORES:

  

logoSIMPPA2019.jpg 

Anais dos trabalhos apresentados:

[01]  As tendências da pesquisa internacional sobre trabalho na agricultura.  (Priscila Duarte MALANSKI (UEM) / Benoît DEDIEU (INRA, Départment science pour l’action et le développement) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM).
[02]  O processo de (des)(re)territorialização dos moradores do município de Presidente Castelo Branco-PR com a duplicação da BR 376.  (Aleson Marcos PIVETA (UEM) / Priscilla Borgonhoni CHAGAS (UEM).
[03]  "Achou que não ia encontrar referência de cultura jovem no meio acadêmico? Achou errado!": o uso da instrução por pares aliado a referências da cultura pop/nerd para estudantes de ensino superior.  (Gabriel Henrique Pimenta ISBOLI (UEM) / Olga Maria Coutinho PÉPECE (UEM).
[04]  O processo de aprendizagem do empreendedor em um ambiente de incubação de empresas a partir do modelo CERNE.  (Juliano Cesar de OLIVEIRA (UEM | UTFPR) / Marcio Pascoal CASSANDRE (UEM).
[05]  Internacionalização e teoria institucional: um estudo bibliométrico da combinação das teorias (Fernanda Reis da SILVA (UEM) / Fabiane Cortez VERDU (UEM) / João Marcelo CRUBELLATE (UEM).
[06]  Estratégias de negócio sob o enfoque da nova miopia em marketing: estudo de múltiplos casos com empresas sulamericanas mais focadas no cliente.  (Ana Tereza DELAPEDRA (UEM) / Juliano Domingues da SILVA (UEM),
[07]  O sistema multiportas para resolução de conflitos brasileiro como aprendizagem expansiva(Valéria Khristina Fregadolli FERREIRA (UEM).
[08]  Políticas públicas inovadoras do estado à micro e pequenas empresas: os pregões presenciais do município de Arapongas-PR.  ((Valdinei Juliano PEREIRA (UEL) /  Saulo Fabiano Amancio VIEIRA (UEL) / Lizandro Pezzi SCHMIDT (UNIOESTE).
[09]  Processo de Territorialização, Desterritorialização e Reterritorialização (T-D-R): uma análise sobre expatriação de docentes na Universidade Estadual de Maringá-PR.  (Thiago Oliveira da SILVA (UEM) / Priscilla Borgonhoni CHAGAS (UEM) / Fabiane Cortez VERDU (UEM) / Johny Henrique Magalhães CASADO (UEM).
[10]  Rankings universitários como forma de legitimação: uma análise de uma universidade pública paranaense.  (Weber Henrique RADAEL (UEM) / Jéssica Silva de CARVALHO (UEM).
[11]  Presentes de casamento e seu descarte.  (Cristiane Fatima ALVES (UNIFAMMA) / Olga Maria Coutinho PÉPECE (UEM).
[12]  Desenvolvimento e teorização da cultura de consumo: origem e consolidação de uma perspectiva interpretativa e multidisciplinar.  (Karin Borges SENRA (UEM) / Francisco Giovanni David VIEIRA (UEM).
[13]  Mercado pet e estratégia comercial: um estudo de caso em uma indústria de ração do interior de São Paulo.  (Johny Henrique Magalhães CASADO (UEM) / Graziele Regina TEODORO (UEM) / Thiago Oliveira da SILVA (UEM).
[14]  Distinção e conformidade? Uma análise do consumo de produtos Capordarte por mulheres em Maringá-PR.  (Elisângela Conceição Vieira PALONGAN (UEM) / Luis Fernando Moreira da SILVA (UEM).
[15]  Teoria do comportamento planejado: um estudo com clientes de um restaurante vegetariano (Azucena CHANG (UNIOESTE) / Lígia FIEDLER (UEM) / Flávia Regina MIECOANSKI (UEM).
[16]  Estrutura de governança para Tecnologia de Informação (TI).  (Flávia Mayara SEGATE (UEM) /  José Paulo de SOUZA (UEM) / Deisy Cristina Correa IGARASHI (UEM).
[17]  Embalagens no SAG de frango de corte no Paraná: análise da relação entre processadores e fornecedores de embalagem.  (Daniel Teixeira dos Santos BRAZ (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM) / Gaetano MARTINO (Università degli Studi di Perugia).
[18]  A influência do ambiente institucional na configuração da cadeia de queijos artesanais no Paraná.  (Mariana Augusta de SOUZA (UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM) / Melise Dantas Machado BOUROULLEC (École d’Ingenieurs de Purpan).
[19]  Captura de valor nas transações de reprodutores nelore geneticamente superiores. (Marcos Paulo Rodrigues de SOUZA (UNESPAR) / José Paulo de SOUZA (UEM).
[20]  Certificação e marca nas transações entre varejistas e distribuidores de carnes especiais em Presidente Prudente/SP e Maringá/PR.  (Lechan COLARES-SANTOS (UNOESTE) / Amanda Ferreira GUIMARÃES (UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM) / Iolanda IVANTES (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM).
[21]  As pesquisas na nova economia institucional no Brasil.  (Jheine O. Bessa FRANCO (UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM).
[22]  Especificidade de ativos e estruturas de governança nos sistemas convencional, diferenciado e altamente diferenciado da pecuária bovina de corte no Paraná, Brasil. (Rejane Heloise dos SANTOS (UNESPAR) / Amanda Ferreira GUIMARÃES (UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM).
[23]  Escolha da estrutura de governança: ECT, ECM e PDCA no sistema agroindustrial do leite no Paraná, Brasil e na antiga Midi-Pyrénées, França.  (Carolina Andrea Gómez Winkler SUDRÉ (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM) / Melise Machado Dantas BOUROULLEC (INP Toulouse, École d’Ingénieurs de Purpan).
[24]  Coordenação em sistemas agroindustriais da pecuária bovina de corte no Brasil: uma caracterização bibliográfica.  (Amanda Ferreira GUIMARÃES (UEM) / Rejane Heloise dos SANTOS (UNESPAR) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM).
[25]  Strategic Sourcing à luz da ECT, ECM e VBR em complementariedade.  (Daniel Teixeira dos Santos BRAZ (UEM) /  Mariana Augusta de SOUZA (UEM) / Flávia Mayara SEGATE (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM) / Deisy Cristina Corrêa IGARASHI (UEM).
[26]  Balanced Scorecard: possibilidades de aplicação numa universidade pública paranaense.  (Suzie Terci KAETSU (UEM) / Jheine Oliveira Bessa FRANCO (UEM) / Daniela Caldas ACOSTA (UEM).
[27]  Para sempre meu! - Reflexões acerca da decisão do adolescente em não descartar brinquedo de infância.  (Larissa Ruiz Golemba de BRITTO (UEM).

 


 

logoSIMPPA2017.jpg

 

Anais dos trabalhos apresentados:

[01]  A coordenação entre produtores e processadores piscícola no norte do Paraná.  (Jheine Oliveira Bessa FRANCO (UEM) / Carolina Andrea Gómez Winkler SUDRÉ (UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM).
[02]  A importância dos recursos humanos e a sua necessidade de adaptação nas empresas exportadoras alimentícias do Estado de São Paulo.  (Amanda dos Santos NEGRETI (UNESP/TUPÃ) / Gessuir PITGATO (UNESP/TUPÃ).
[03]  A multiterritorialidade e o duplo pertencimento de estudantes indígenas da Universidade Estadual de Maringá (Renan Carlos KLICHOWSKI (UEM) / Priscilla Borgonhoni CHAGAS (UEM).
[04]  A questão da legitimidade democrática e o processo de T-D-R: o caso da "Horta Comunitária" no municipio de Maringá.  (Hugo Minoru KITAZAWA (UEM) / Larissa Ruiz Golemba de BRITTO (UEM) / Fábio Marques da SILVA (UEM) / Thais Ribeiro GOMES (UEM).
[05]  A representação social da cidade e do campo: um olhar do jovem rural migrante (Steffi Aline Stark BECKER (UEM).
[06]  Afinal, clusters ambidestros geram maiores níveis de desempenho?  (Valter da Silva FAIA (UEM) / Valter Afonso VIEIRA (UEM).
[07]  Análise comparativa do perfil empreendedor em uma franquia e em um negócio independente.  (Stephanie Duarte ESTÉBAN (FEA-RP/USP) / José Roberto da SILVA (Libertas Faculdades Integradas) / Vinícius Bonifácio de SALES (Libertas Faculdades Integradas).
[08]  Análise da produção de cacau em Linhares/ES sob a ótica da economia dos custos de transação.  (Euclides TEIXEIRA NETO (FATEC) / Giuliana Ap. Santini PIGATTO (UNESP) / Ana Elisa Bressan Smith LOURENZANI (UNESP).
[09]  Competitividade em sistemas agroalimentares diferenciados de carnes especiais no Paraná: um estudo de estruturas de governança sob a ótica do varejo.  (Amanda Ferreira GUIMARÃES (UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM) / Iolanda Ivantes Silva RODRIGUES (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM).
[10]  Compreensão das práticas cotidianas de gestão do Projeto Girassol. (Jéssica Syrio CALLEFI (UEM) / Marco Antonio DAMASIO FILHO (UEM)
[11]  Comunidade de prática "Filhas Prediletas": aprendizagem organizacional e mudança de vida.  (Mariana Aparecida Euflausino dos SANOS (UEM) / Marcio Pascoal Cassandre (UEM).
[12]  Consumo transcultural: o caso da Cerimônia do Chá.  (Fernanda GUARNIERI (UEM) / Nôga Simões de Arruda CORRÊA-DA-SILVA (UEM) / Olga Maria Coutinho PÉPECE (UEM).
[13]  Desenvolvimento local e regional: caracterísitcas da microrregião de Iguatemi do Estado de Mato Grosso do Sul.  (Jaiane Aparecida PEREIRA (UFMS) / Sibelly RESCH (UFMS) / Marcelo da Silva Mello DOCKHORN (UFMS) / Wesley Osvaldo Pradella RODRIGUES (UFMS) / Marco Antonio COSTA-DA-SILVA (UFMS).
[14]  Estratégia como prática social: principais discussões.  (Ronaldo de Oliveira SANTOS JHUNIOR (UFPR - PPGADM) / Nágila Giovanna Silva VILELA (UFPR - PPGADM).
[15]  Gestão da cadeia de suprimentos e marketing de relacionamento: proximidades e distanciamentos teóricos numa perspecitva integrada.  (Gabriela Porfírio JACOMINO (UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIÁVI (UEM) / Francisco Giovanni David VIEIRA (UEM).
[16]  Intervenções urbanas a partir do Programa Minha Casa, Minha Vida: uma análise do processo de des-re-territorialização dos moradores do Conjunto Residencial Geraldo Felippe, do Município de Paranavaí-Pr.  (Dayane Alves de Souza SILVA (UEM) / Priscilla Borgonhoni CHAGAS (UEM).
[17]  M(eu)phone: os significados de consumo para o consumidor de Iphone que não possui renda própria.  (Gabriela Porfírio JACOMINO (UEM) / Larissa Meneguello BIGGI (UEM) / Olga Maria Coutinho PÉPECE (UEM).
[18]  O cotidiano de presos: um estudo a partir da visão do homem ordinário.  (Marcel Luciano KLOZOVSKI (UNICENTRO/UEM).
[19]  O efeito positivo da motivação hedônica na atitude de recompra de showroomers e webroomers.  (Juliano Domingues da SILVA (UEM) / Beatriz Akemi  AKIYAMA (UEM) / Daniel Michel MENEZES (UEM).
[20]  "O que vamos comprar de presente?" Gift Giving e o processo de socialização entre crianças.  (Larissa Ruiz Golemba de BRITTO (UEM) /  Fernanda GUARNIERI (UEM) / Nôga Simões de Arruda Corrêa da SILVA (UEM) / Gabriela Porfírio JACOMINO (UEM) / Olga Maria Coutinho PÉPECE (UEM).
[21]  Os efeitos das mídias ganhadas on-line nas vendas B2B: um estudo teórico.  (Nôga Simões de Arruda Corrêa da SILVA (UEM)  Fernanda GUARNIERI (UEM).
[22]  Produção científica internacional sobre Born Global: uma análise bibliométrica da última década.  (Nágila Giovanna Silva VILELA (UFPR - PPGADM) / Ronaldo de Oliveira Santos JHUNIOR (UFPR - PPGADM).
[23]  Sistema agroindustrial do leite: a influência do ambiente macroinstitucional na dinâmica operacional de produção, no Brasil e na França.  (Carolina Andrea Gómez Winkler SUDRÉ (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM) / Melise Machado BOUROULLEC (INP Toulouse, École d’Ingenieurs de Purpan).
[24]  Território, polo industrial e arranjo produtivo local: estudo no polo moveleiro do município de Arapongas-PR.  (Valdinei Juliano PEREIRA (UEL) / Jaiane Aparecida PEREIRA (UFMS).
[25]  Uma década de estudos de consumo: o estado da arte e desafios de pesquisa.  (Karin Borges SENRA (UEM) / Francisco Giovanni David VIEIRA (UEM).
[26]  Visão baseada em recursos: críticas, contribuições e desafios para o campo de estratégias organizacionais.  (Eliana CUNICO (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM).

 


 

logoSIMPPA2015.jpg 

Anais dos trabalhos apresentados:

[01]  Qualidade em serviços: uma revisão da literatura a partir do desenvolvimento da Servqual (Fausto Karlaire de BARROS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo) / Marcos Paulo Valadares de OLIVEIRA (Universidade Federal do Espírito Santo) / Hélio ZANQUETTO FILHO (Universidade Federal do Espírito Santo).
[02]  Um modelo conceitual para determinar o impacto da qualidade em serviços logísticos sobre a lealdade do cliente de ecommerce (Fausto Karlaire de BARROS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo).
[03]  Competências dos vendedores que influenciam seu desempenho: um estudo bibliométrico (Karin Borges SENRA (UEM).
[04]  A expressão material e digital da Marvel (Fernanda Yumi TSUJIGUCHI (UEM) / Franciani Fernandes GALVÃO (UEM) / Dr. Francisco Giovanni David VIEIRA (UEM).
[05]  The role of manager’s leadership behavior and salespeople control system over sales performance: research agenda (Valter Afonso Vieira, UEM / Juliano Domingues da SILVA (UEM) / Valter da Silva FAIA (UEM).
[06]  Marketing pós-moderno e a ideologia de mercado: pontos de reflexão (Franciani Fernandes GALVÃO (UEM / Thiago Antonio BEURON (UNIPAMPA / Fernanda Yumi TSUJIGUCHI (UEM).
[07]  O sistema de atividade como ferramenta de base para implementação e desenvolvimento da pesquisa de marketing nas organizações (Maraina Isabel ANDRINI (FAFIJAN).
[08]  Dimensão política da teoria de marketing e implicações éticas no campo da investigação científica: revisitando a transvecção aldersoniana (Alexandre PIESKE (UEM).
[09]  A trajetória do caso de sucesso de um veículo utilitário: uma análise do ciclo de vida da kombi e da relação afetiva firmada com seus consumidores (Keith Sorti NUNES ((Fanp/Uniesp) / Rafael de FARIA (Fanp/Uniesp) / Maria Virginia CANTAGALLO (Fanp/Uniesp).
[10]  Café convencional e fair trade no norte do Paraná: estudo segundo a ótica de atributos e dimensões mensuráveis (Carolina A. G. W. SUDRÉ (UEM) / Daniela Caldas ACOSTA (UEM) / Deisy Correa IGARASHI (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM).
[11]  Estruturas de governança em sistemas agroalimentares: transações entre produtor e processador de leite no Estado do Paraná sob a ótica do processador (Jaiane Aparecida PEREIRA (UEM) / Julivan Gutierrez PEREIRA (UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM). 
[12]  Perfil das pesquisas aplicadas (empíricas) em relação à nova economia institucional (nei) publicadas junto a scientific eletronic library online (scielo) (Deisy Cristina Correa IGARASHI (UEM) / Wagner IGARASHI (UEM) / José Paulo de SOUZA (UEM) / Karen MINIACCI (UEM).
[13]  Estruturas de governança e recursos: geração e apropriação de valor no segmento produtor na microrregião de Goioerê/Paraná (Sandra Aparecida BRASIL (UEM)  / José Paulo de Souza (UEM).
[14]  Estrutura de governança e poder de comprador: implicações para o estudo das organizações (Rejane Heloise dos SANTOS (UEM) / José Paulo de Souza (UEM).
[15]  Formas de coordenação em sistemas da carne bovina no brasil: uma revisão em sistemas diferenciados e convencional (Amanda Ferreira GUIMARÃES (UEM) / Sandra Mara de Alencar SCHIAVI (UEM).
[16]  Revisão teórica das principais abordagens da aprendizagem organizacional (Janine MARINHO (UEM) / Marcio Pascoal CASSANDRE (UEM).
[17]  Estudo bibliográfico e bibliométrico sobre propostas de gestão de resíduos hospitalares publicadas na base de dados Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL) (Carine Maria SENGER (UNIPAR) / Loide Cristina SiMÓES (UNIPAR) .
[18]  A morte como fato cotidiano: uma abordagem a partir da perspectiva de Michel de Certeau (Fábio da Silva RODRIGUES (UEM) / Elisa Yoshie ICHIKAWA (UEM).
[19]  Abordagens contemporâneas da perspectiva crítica sob a ótica de diferentes modelos paradigmáticos  (Nicole Cerci MOSTAGI (UEL) / Eduardo de Faria NOGUEIRA (UEL) / Pedro Paulo de Souza CONTE (UEL).
[20]  Sobre a pesquisa da indústria da morte nos estudos organizacionais  (Fábio da Silva RODRIGUES (UEM) / Elisa Yoshie Ichikawa (UEM).
[21]  Aprendizagem organizacional e nova economia institucional  (Carolina A. G. Winkler SUDRÉ (UEM) / Fábio da Silva RODRIGUES (UEM) / Marcio Pascoal CASSANDRE (UEM).
[22]  Por um conceito abrangente de organização virtual: um estudo sobre o viés instrumental  (Márcio NOVELI (UEM) / Alberto Luiz ALBERTIN (FGV/EAESP).
[23]  Adoção do modelo SECI para desenvolver estratégias de prevenção do estresse/síndrome de Burnout  (Fernando Roberto Varnier FERNANDES (UEM) / Deisy Cristina Corrêa IGARASHI (UEM).
[24]  Informação e conhecimento como fator estratégico na manutenção da organização  (Silvia Maria RODRIGUES (UEM) / Rosangela Aparecida GRANDE (UniCesumar).
[25]  Estrutura e agência no debate paradigmático:  uma abordagem organizacional na perspectiva da sociologia da regulação   (Eduardo de Faria NOGUEIRA (UEL) / Pedro Paulo de Souza CONTE (UEL) / Nicole Cerci MOSTAGI (UEL) / Natália Nakay GUANDALINI (UEL).
[26]  Uma análise a partir da integração teórico-analítica das abordagens evolucionária e institucionalista.  (William Jose Borges (Inst. Federal de Santa Catarina) / Silvio Antônio Ferraz Cario (UFSC) / Jose Paulo de Souza (UEM)
[27] As disputas pelo território para a implantação do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)  (Priscilla Borgonhoni Chagas (UEM) / Juliana Previatto Baldini Tonon (FACET)
[28]  Insights sobre aprendizagem organizacional no Brasil e no exterior  (Maurício Donavan Rodrigues Paniza (UEM) / Marcio Pascoal Cassandre (UEM)
[29]  Dilemas sobre a ética na pesquisa qualitativa: discussões e implicações para a área da Administração  (Rocío del Pilar López Cabana (UEM) / Jaiane Aparecida Pereira (UEM) / Josiane Barbosa Gouvêa (UEM) / Bruna Liria Avelhan (UEM) / Maurício Reinert-do-Nascimento (UEM)
[30]  Ações de coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos: o caso de uma cooperativa de Londrina – Pr  (Everton Carlos dos Anjos (UEL) / Lilian de Lima Pires (UEL) / Jessica Takano (UEL)
[31] Antecedentes e tipos de estratégias baseadas em Corporate Political Actions – CPA – no setor supermercadista: o caso da Lei da Muralha no município de Londrina-Pr  (Lucas Hatano (UEL) / Fernando Kaname Westphal (UEL) / Valdete de Oliveira Mrtvi (UEL)
[32] Como grandes empresas se beneficiam das externadidades locais regionais: um estudo de caso da empresa Brasil Foods S.A.  (Rodrigo Zuffo (FURB) / Patrícia Frizzo (FURB) / Mohamed Amal (FURB) / Mariane Hoeltgebaum (FURB)
[33] Comparativo das vantagens competitivas dos clusters de revestimento cerâmico de Criciúma com o de Foshan na China   (Jéssica Motta (FURB) / Marcio Aparecido Lúcio (FURB) / Marianne Hoeltgebaum (FURB)
[34] O processo de inovação tecnológica em tríplice hélice: um estudo comparativo entre os clusters de Florianopolis/SC e Recife/PE  (Marcel Amaral Daoud (FURB) / Emerson Batista Saldanha (FURB) / Marianne Hoeltgebaun (FURB)
[35] Características do empreendedorismo internacional nos clusters vinícolas das regiões da Serra Gaúcha e Marlborough  (Marília C. Massochin (FURB) / Michelli Slhessarenko (FURB) / Marianne Hoeltgebaum (FURB)
[36] Intangibilidade em empresas inovadoras no Brasil: um estudo com base no IBI  (Evandro Luiz Gaffuri (UEM) / Renato de Bianchi (UEM) / Juliano Domingues Silva (UEM) / Deisy Cristina Corrêa Igarashi (UEM)
[37] Autolatina: uma parceria internacional fracassada  (Cleide Tirana Nunes Possamai (FURB) / Mohamed Amal (FURB)
[38] Concepções e compreensões sobre a gestão do conhecimento: análise da percepção de servidores públicos abrangendo os níveis tático e operacional  (Lair Barroso A. Rocha Silva (UEM) / Sergio Augusto Vallim Gaiotto (UEM) / Deisy Cristina Corrêa Igarashi (UEM)
[39] A controladoria e o sistema ERP (Enterprise Resource Planning) no controle da gestão de informações  (Maurício Ernesto Nunes Travassos (UEL) / Natália Nakay Guandalini (UEL) 
[40] Panorama da internacionalização de serviços no Brasil  (Fábio Aurélio de Mario (UEM) / Fabiane Cortez Verdu (UEM)