Linhas de Pesquisa
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: DESIGN E MODA
Linha de pesquisa (6 vagas)
DESIGN E INTERFACES
A área de concentração em Design e Interfaces possibilita estudos teóricos, analíticos, estéticos, éticos, históricos e práticos, que permeiem a interface do design com a tecnologia, a inovação, a educação, a interface humana, a cultura e a sociedade, com foco na formação de docentes e pesquisadores, e sua linha de pesquisa em Design e Interfaces objetiva o aprofundamento dos estudos das interfaces físicas e cognitivas, com pesquisas relacionadas às interações humanas com o meio construído, que podem incluir discussões específicas, políticas, estruturais, organizacionais, que impactem no meio ambiente, ou de qualquer natureza que afete a interação do usuário, seja na esfera física ou na digital.
Linha de pesquisa (4 vagas)
DESIGN E PRODUTO DE MODA
A área de concentração em Moda prevê estudos sobre pesquisa de tendências, vestuário, modelagem, ergonomia, comportamento de consumo, práticas sustentáveis, inovações têxteis, aspectos históricos, culturais, sociais e de educação, aprofundando o conhecimento das relações com os usuários e com o processo produtivo, formando pessoas capazes de desenvolver pesquisas científicas e inovadoras para fomentar o desenvolvimento tecnológico na área do Design e Produto de Moda. Já sua linha de pesquisa em Design e Produto de Moda visa o aprofundamento dos conhecimentos científicos-tecnológicos e investiga os aspectos conceituais e metodológicos de projetos de moda que envolvam tecnologias consolidadas e emergentes. Compreende a pesquisa de tendências de moda, metodologia projetual, vestuário, modelagem, comportamento de consumo, aspectos culturais e sociais aplicados a gestão dos processos produtivos, considerando a prática e embasamentos teóricos em sustentabilidade, materiais têxteis e inovação.