Laio Forti Thomaz
O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TICs) tem propiciado possibilidades de aplicações que podem ser vistas como inovação dentro da sociedade. Dentro deste contexto, surge a possibilidade de se utilizar a internet como via de comercialização de produtos, com vantagens e desvantagens a depender do setor. Paralelo a isso, o comércio de produtos orgânicos também tem ganhado notoriedade no Brasil e no mundo. Porém, a zona rural é a menos conectada do país. Por meio do comércio eletrônico, têm sido utilizadas as TICs pelos produtores de orgânicos na região de Maringá e a percepção deles quanto aos benefícios ou não é o objetivo deste estudo. Foram aplicados questionários para 32 produtores, os quais 16 utilizam o comércio eletrônico e 16 não. Os resultados apontam para uma percepção de benefícios para aqueles que adotam o comércio eletrônico e também para o fato de que principais diferenças entre os grupos estão relacionadas a esses produtores com mais idade e tempo de mercado. Portanto, uma abordagem diferenciada chama a atenção nestes produtores que pode ter resultados mais efetivos para aumentar a oferta de produtos comercializados online.