+

Membros

Nosso Laboratório de Estudos Feministas e Violência de Gênero, o LEFEVEG, conta com uma gama de participações. Veja quem faz parte da nossa comunidade de estudos.

Gislaine Aparecida Valadares de Godoy 

WhatsApp Image 2024-06-10 at 09.21.24.jpeg Líder do Laboratório de Estudos Feministas e Violência de Gênero - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação também da Universidade Estadual de Maringá; sendo o doutorado com período sanduíche na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa por meio do Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior - PSDE/CAPES. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá no Campus Regional de Cianorte na área de Gestão Educacional e Fundamentos da Educação. Tem experiência na área de Educação Básica tendo atuado como professora pedagoga na rede estadual do Paraná. Pesquisadora na área de Gestão Educacional e História da Educação. Membro do Laboratório de Estudos do Império Português - LEIP/UEM e da Cátedra CIPSH de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG-CIPSH-UAB).


Andreza Vieira

Meu nome é Andreza, sou historiadora, professora da educação básica de ensino. No campo acadêmico atualmente estou finalizando o doutorado em História. Meu tema de pesquisa no Laboratório de estudos feministas e violência de gênero é procurar compreender os diferentes conceitos de feminismo produzidos pela sociedade brasileira a partir do século XX.

IMG_C387CAB9BAC0-1.jpeg

Bianca Alves Silva

PHOTO-2024-04-24-18-52-28.jpg

Acadêmica do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá, Campus Cianorte. Pesquisa sobre mulheres pretas no cenário educacional brasileiro - uma revisão de literatura. Atual participante do laboratório de Pesquisas sobre estudos femininos e violência de gênero, da Universidade Estadual de Maringá, campus Cianorte.


Bruna de Brito

Meu nome é Bruna e sou estudante de Pedagogia na Universidade Estadual de Maringá. Minha pesquisa é sobre a participação política das mulheres no processo de resistência à Ditadura Militar brasileira. Minha investigação busca compreender o papel fundamental desempenhado por mulheres na luta contra o regime autoritário, explorando suas estratégias de resistência, contribuições para movimentos sociais e ações que desafiaram o status quo político da época.

IMG_5822476C207C-1.jpeg

Carlos Henrique Peruci

IMG_013E04F9698F-1.jpeg


Possui graduação em Educação Física Bacharelado pela Universidade Paranaense (2018). Possui especialização em Docência e Gestão no Ensino Superior pela Universidade Paranaense (2021). Atualmente, é acadêmico do curso de Pedagogia com titulação de licenciatura plena na Universidade Estadual de Maringá no Campus Regional de Cianorte. Foi contemplado com bolsa integral do ProUni na graduação e ganhou por duas vezes premio de menção honrosa pela sua participação na OBMEP. Atualmente, realiza pesquisa relacionadas com temas étnico raciais, politicas publicas educacionais, gênero e educação, diversidade cultural. Participa do grupo de estudos feministas da Universidade Estadual de Maringá.

Cassiane Vitória da Silva Costa

Acadêmica do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá, Campus Cianorte. Pesquisa sobre o processo formativo das mulheres pretas e a influência do racismo estrutural. Atual participante do laboratório de Pesquisas sobre estudos femininos e violência de gênero, da Universidade Estadual de Maringá, campus Cianorte.

IMG_AD59DAD0DD13-1.jpeg

Diogo Almeida e Silva

IMG_3545.jpg

Pesquisas na área da Educação Infantil, Educação Especial Inclusiva, Organização do Ensino de Matemática, Gênero e Transgeneridade Infantil no meio Educacional.

Emanuelly Dias

Acadêmica do 4º ano de Pedagogia na Universidade Estadual de Maringá - Campus Regional de Cianorte. Pesquisa sobre a formação do pensamento feminino no século XIX, a partir de uma análise do livro Razão e Sensibilidade (1811) de Jane Austen.

IMG_3542.jpg

Gabriel Júnior Novaes Ferrarez

IMG_8271DBE8F297-1.jpeg

Acadêmico do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá, Campus Cianorte. Pesquisa sobre a propagação do racismo devido a ação do Neoliberalismo: numa análise histórica legislativa da constituição federal de 1988 até a primeira lei de cotas de 2012. Atual participante do laboratório de Pesquisas sobre estudos femininos e violência de gênero, da Universidade Estadual de Maringá, campus Cianorte.

Gabriel Fabiano Gomes

Acadêmico do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá, Campus de Cianorte. Pesquisas sobre a transgeneridade na educação infantil.

Captura de Tela 2024-06-11 às 08.49.34.png


Joyce Sanches Marques

IMG_AA81BFF06CEC-1.jpeg

Acadêmica do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá, Campus Cianorte. Pesquisa sobre políticas públicas educacionais: uma análise a cerca das propostas para o trabalho com as questões étnicos raciais no ambiente escolar. Atual participante do laboratório de Pesquisas sobre estudos feministas e violência de gênero, da Universidade Estadual de Maringá, campus Cianorte.

Lívia da Cruz Martins Ferreira

Acadêmica do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá, Campus Cianorte. Pesquisa sobre a Representação de Mulheres Negras em Cargos de Gestão Escolar: Representativa e Importância.  Atual participante do laboratório de Pesquisas sobre estudos femininos e violência de gênero, da Universidade Estadual de Maringá, campus Cianorte.

IMG_671BE4E9446A-1.jpeg

Luana Espindola

Captura de Tela 2024-06-11 às 11.42.14.png Tem como interesse de pesquisa sobre o histórico do trabalho de mulheres negras como por exemplo rainhas, cientistas e inventoras que não receberam mérito no passado ou que tiveram seus trabalhos roubados por homens.

Maria Alice França Dos Santos

Seu estudo aborda o processo de feminização das lutas por uma educação do campo e suas implicações formativas para a comunidade campesina, destacando, em particular, o papel das mulheres durante o movimento de reforma agrária brasileiro, ocorrido entre os anos de 1980 e 2000.

IMG_12407145EA06-1.jpeg

Maria Heloisa Ferreira Moreira

IMG_48D957607BBB-1.jpeg

Acadêmica do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá - CRC. Minha pesquisa até o momento tem o seguinte tema “A INVISIBILIDADE DE AUTORAS NEGRAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM ESTUDO A PARTIR DAS OBRAS DE DJAMILA RIBEIRO”. Estou participando do laboratório de pesquisas sobre estudos femininos e violência de gênero, da Universidade Estadual de Maringá, campus Cianorte.

Profa.Dra. Luciana de Araújo Nascimento Guaraldo

Tem como proposta de pesquisa: A feminização do curso de Pedagogia no século XX.


Luciene Maria Pires Pereira

Captura de Tela 2024-06-23 às 20.14.18.png

Historiadora e Psicopedagoga. Pesquisadora na área da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Responsável pelo Instituto SCIRE - Aperfeiçoamento Profissional.


Léslie Amanda da Silva

Pesquisas na área da Educação Social, Pedagogia Social, Educação em Direitos Humanos, na vertente da pedagogia freireana. Desenvolve ainda pesquisas na área de gênero, sexualidade e feminismo negro.

PHOTO-2024-04-22-14-45-56.jpg

Vinícius Adriano de Freitas



IMG_3540.jpg

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente, é docente da educação básica e professor adjunto da UEM (Cianorte/PR). A proposta de pesquisa no laboratório de estudos feministas e violência de gênero é compreender, na filosofia contemporânea, as epistemologias feministas que se fizeram (e se fazem) presentes, do ano de 1980 aos dias atuais. Busca demonstrar a importância das feministas na história da epistemologia contemporânea.


Flávio Rodrigues de Oliveira


Atualmente é Professor da Universidade Estadual de Maringá no curso de Pedagogia do Campus Regional de Cianorte; professor convidado no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei-UEM); compõe a Equipe Multidisciplinar do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá; membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM), na câmara Técnica de Tecnologia da Informação e da Comunicação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC). Coordenador Adjunto do Laboratório de Estudos Feministas e Violência de Gênero.

Captura de Tela 2024-06-10 às 09.28.40.png