Grupo de Desenvolvimento Tecnológico em Bioquímica de Plantas (EFP)
Área de atuação:
O EFP atua na pesquisa, desenvolvimento e inovação de formulações agroquímicas ecoamigáveis que induzem características de interesse em plantas.
-
Promotores de sacarificação: desenvolvimento de princípios ativos para a formulação de agroquímicos que quando pulverizadas em culturas jovens como cana-de-açúcar, milho, soja ou capins, entre outras, induzem alterações de longo prazo na biossíntese e arquitetura da parede celular vegetal aumentando a digestibilidade dos resíduos lignocelulósicos. Esta tecnologia aumenta a produção de etanol de segunda geração (etanol de celulose), bem como o poder nutricional de forrageiras e silagens utilizadas como volumoso para a produção de proteína animal.
-
Aceleradores de crescimento: criação de agroquímicos contendo semioquímicos e fertilizantes capazes de aumentar a área foliar e a velocidade de crescimento de mudas para o reflorestamento e a arborização urbana e com recuperação de pastagens degradadas.
-
Indutores de lignina: formulação de produtos contendo princípios ativos capazes de estimular a lignificação de culturas para evitar o acamamento e a quebra de haste, reduzir a incidência de patógenos, pragas e proteger as sementes e grãos contra o dano mecânico e o apodrecimento.
-
Herbicidas inteligentes: prospecção e desenho racional de princípios ativos sobre novos alvos de ação herbicida. Nossa proposta é selecionar inibidores potentes, porém ecoamigáveis, utilizando nanotecnologia para promover a liberação controlada e assim aumentar a persistência de compostos biodegradáveis que sejam rapidamente metabolizados pelo metabolismo de xenobióticos vegetal e pela microbiota do solo.
-
Nanotecnologia aplicada à agricultura: estudos de nanotoxicidade e aplicações de nanopartículas e materiais nanoestruturados como aditivos para aumentar o tempo de persistência de semioquímicos, herbicidas mineralizáveis, fertilizantes.
Objetivos:
Nossa missão é fazer ciência para gerar conhecimento necessário para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis na área de fisiologia vegetal, nanotecnologia e formulação de adjuvantes para a formulação de agroquímicos de última geração. Nossos objetivos estão alinhados como os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;
ODS 6 – Água Potável e Saneamento.
Contribuir em processos voltados à prevenção da poluição na agricultura reduzindo o uso de pesticidas e fomentando os sistemas de defesa endógenos das plantas.
ODS 7 – Energia Limpa e Acessível
Contribuir para reduzir o custo para a produção biocombustíveis, Bioinsumos e biomateriais
ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura
Incentivar a criação de startups e a transferência de tecnologias para a indústria, contribuindo para a geração de inovações voltadas à sustentabilidade da agricultura e da indústria
ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis
Contribuir para o desenvolvimento de produtos com menor impacto ambiental e menos agressivos para a saúde humana
ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima
Criar tecnologias para reduzir a pegada de carbono e contribuir para a produção de energias limpas não apenas no uso da energia, mas em todos os setores da indústria do berço ao túmulo.
Patentes:
- Uso de composto biodegradável indutor de lignificação para controle de porte e promoção de proteção contra estresses bióticos e abióticos em plantas cultivadas.
- MOLINARI, HBC; DOS SANTOS, WD; KOBAYASHI, AK; MITCHELL, RAC; CUNHA, BADB; CAMPANHA, RB; MARTINS, PK; OLIVEIRA, PA; PELLNY, TK; FREEMAN, J; BARRETO, GE; FERRARESE-FILHO, O; MARCHIOSI, R; FERRO, AP. MÉTODOS DE ALTERAÇÃO DA ESTRUTURA DA PAREDE CELULAR DE PLANTAS. 2017, Brasil. Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201702383, título: "MÉTODOS DE ALTERAÇÃO DA ESTRUTURADA PAREDE CELULAR DE PLANTAS", Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 06/11/2017. Instituições financiadoras: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Universidade Estadual de Maringá, Rothamsted Institute.
Concedidas - FERRARESE FILHO, O; MARCHIOSI, R; RAMOS, AMD; CONSTANTIN, R; DOS SANTOS, WD; FERRO, AP; ZARA, RB; CONSTANTIN, R. PROCESSO DEEXTRAÇÃO DE ÁCIDO CHIQUÍMICO A PARTIR DE PLANTAS Calophyllum brasiliense. 2016, Brasil. Patente: Modelo de Utilidade. Número do registro: BR10201601536, título: "PROCESSO DE EXTRAÇÃO DE ÁCIDO CHIQUÍMICO A PARTIR DE PLANTAS Calophyllum brasiliense", Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito PCT: 30/06/2016; Concessão: 23/02/2021.
- DOS SANTOS, WD; M. S. BUCKERIDGE. Engenharia Fisiológica. Depósito em 2011, Brasil. Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR00201100957339, título: "Engenharia Fisiológica" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 14/09/2011; Concessão: 03/10/2017. Instituição(ões) financiadora(s): Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPESP), Universidade de São Paulo.
Depositada em 2018 ou anteriormente, ainda não concedidas - ANTUNES, R. S. P. ; SINZKER, R. C.; TEIXEIRA, A. F.; OLHER, V. G.; DOS SANTOS, WD; VALENTE, L. D. ; SILVAJUNIOR, E. J. Composição herbicida com mecanismo de ação sobre a via dos fenilpropanoides. 2018, Brasil. Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020180763407, título: "Composição herbicida com mecanismo de ação sobre a via dos fenilpropanoides" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 18/12/2018.
- Squina, F. M.; dos Santos, WD; DAMASIO, A. R. L. ; CITADINE, A. P. ; BRAGA, C. M. P.; PAIVA, L. B.; SEGATO, F. Processo de Produção de Compostos Fenólicos e Sistema Enzimático. 2012, Brasil. Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR10201200120, título: "Processo de Produção de Compostos Fenólicos e Sistema Enzimático" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito:18/01/2012. Instituição(ões) financiadora(s): Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron.
- POMINI, A. M.; FERRARESE FILHO, OSVALD; SILVA, C. C.; ALVES, V. G.; SANTIN, S. M. O.; DOS SANTOS, WD; TEIXEIRA, A. F.; CHIAVELLI, L. U. R.; SOUZA, A. G. Otimização de processo de obtenção de ASL e desenvolvimento de produto regulador de crescimento para cana-de-açúcar. 2013, Brasil. Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020130101761, título: "Otimização de processo de obtenção de ASL e desenvolvimento de produto regulador de crescimento para cana-de-açúcar", Instituição de registro: INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 26/04/2013.
Consultorias:
Consultoria para o desenvolvimento de soluções da produção de soluções para os gaps de produtividade na biofábrica do Centro de Tecnologia Canavieira por meio da engenharia fisiológica
Parceiros:
INCT do Bioetanol
Fortgreen
Research Center in Greenhouse Gas Innovation/Shell
Universidade de São Paulo
Centro de Tecnologia Canavieira
Integrantes:
Pesquisadores sênior:
- Ana Paula Ferro
- Josiane Abraão
- Osvaldo Ferrarese Filho
- Paulo Sergio Alves Bueno
- Marco Aurélio Schüller de Oliveira
- Rodrigo Polimeni Constantin
- Rogério Marchiosi
- Wanderley Dantas dos Santos
Parceiros da iniciativa privada:
- Guilherme Barbosa Florentino
- Fábio Vieira Salatta
- Wagner Mansano Cavalini
Rhuan Ribeiro dos Reis