Máquinas Elétricas
Motores, Geradores e Transformadores
O profissional da área de Máquinas Elétricas pode atuar em indústrias (em acionamentos elétricos industriais), centros de pesquisas e empresas de média e alta tecnologia (desenvolvendo novas tecnologias de máquinas elétricas, incluindo-se os materiais usados nos núcleos ferromagnéticos, novas configurações dos enrolamentos de campo e de armadura, melhoria na eficiência da máquina e mitigação das perdas, entre outros), em empresas de projetos, de manutenção, de instalação e montagem, em concessionárias de energia elétrica, bem como em usinas de geração hidrelétrica, eólica, termelétrica, entre outras, onde se utilizam máquinas elétricas síncronas CA no processo de geração de energia elétrica; além da utilização de tais máquinas na correção de fator de potência em plantas industriais e no ajuste de reativos (potência reativa) ao longo do processo de um sistema elétrico de potência.
A área de máquinas elétricas, que inclui motores, geradores e transformadores, é essencial para o setor industrial e energético. Enquanto os motores convertem energia elétrica em mecânica, geradores transformam energia mecânica em elétrica. Já os transformadores garantem a transmissão eficiente de energia, minimizando perdas em longas distâncias.
Também poderá trabalhar de forma autônoma em projeto, fiscalização e construção de máquinas elétricas, ou participar ativamente de estudos preliminares, projeto, construção, fiscalização, ensaios e operação de centrais hidroelétricas, termoelétricas e de outras fontes de energia. Poderá ainda, atuar amplamente em empresas concessionárias de serviços de energia elétrica: em operação, proteção, manutenção, compras técnicas, administração e vendas de energia e, por fim, poderá se dedicar à carreira acadêmica em universidades e institutos de pesquisa, como em programas de pós-graduação de mestrado e doutorado e se tornar docente de ensino superior.