Siga-nos:    

Graduação em Engenharia Elétrica




A estrutura curricular prevista neste projeto pedagógico contempla disciplinas obrigatórias, estágio curricular supervisionado, trabalho de conclusão de curso (TCC), atividades acadêmicas complementares (AAC) e atividades de extensão (UCE, Unidade Curricular de Extensão), totalizando 4832 horas-aula.

 O Curso de Engenharia Elétrica é ofertado em período integral de segunda a sexta-feira sob regime seriado anual sendo a maior parte dos componentes curriculares ofertados de forma semestral. O Projeto Pedagógico do Curso prevê a formação de um profissional apto a desenvolver tecnologias, projetos, produtos e processos em favor da sustentabilidade, com visão crítica, buscando a inovação e o atendimento da sociedade.

O aluno deverá realizar estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso que possibilitem a articulação entre teoria e prática, ultrapassando os muros da academia, e que propiciem a inserção do aluno em realidades concretas, fazendo com que a formação seja centrada na prática, numa contínua aproximação do mundo do ensino com o mundo do trabalho. Este processo deverá possibilitar o teorizar a partir da prática nos espaços onde acontece o trabalho do engenheiro eletricista.

Dentre tantos, os campos de atuação do bacharel em Engenharia Elétrica incluem, por exemplo:

  • Construção Civil – Atua na projeção dos circuitos elétricos necessários para as construções ou reformas e define os materiais a serem utilizados. Elabora plantas de indústrias de geração de energia.
  • Automação – Planeja e desenvolve estruturas de automação elétrica para indústrias. Faz adaptações na planta elétrica de edifícios para comportarem sistemas automatizados.
  • Fornecimento de Energia Elétrica – Atua na criação de hidrelétricas, usinas eólicas e solares. Define o dimensionamento de turbinas e contribui em sistemas de armazenamento e redes de transmissão e distribuição.
  • Telecomunicações – Atua na construção de sistemas de telefonia e de transmissão de dados. Contribui no processo de fabricação de aparelhos de telefonia.
  • Eletroeletrônica – Participa do desenvolvimento de sistemas e componentes eletrônicos. Cria placas eletrônicas que garantem o funcionamento de vários equipamentos de uso doméstico ou industrial.