Dossiê: Educação e temporalidades: entre memórias, rupturas e as invenções do futuro

Capa 02 (1).jpg

EDITORIAL

1. EDUCAÇÃO NAS FRONTEIRAS DO TEMPO: INSTITUIÇÕES ESCOLARES NO NORTE E NOROESTE DO PARANÁ

José Dias

2. A CADA PERÍODO HISTÓRICO, UMA RESPOSTA EDUCACIONAL

Luciana Grandini Cabreira
João Luiz Gasparin

3. EDUCAÇÃO BÁSICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: REINVENÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES 

Flávio Rodrigues de Oliveira
Francielle Pereira Nascimento

4. TECNOLOGIA, TEMPORALIDADES E FORMAÇÃO DOCENTE: LEITURAS CRÍTICAS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO

Flávio Rodrigues de Oliveira

5. O SENTIDO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

Creuza Martins França
Diene Eire de Mello
Heliane Aparecida Araújo

6. AMBIÊNCIAS FORMATIVAS NA PESQUISA EDUCACIONAL BRASILEIRA (2020–2025): permanências, rupturas e invenções em perspectiva teórico-metodológica

Renata Melissa Boschetti Cabrini
Andrieli Dal Pizzol
Camila Fernandes de Lima Ferreira
Célio Manfré Filho

7. FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: EXPERIÊNCIAS DE AUTORIA E PARCERIA INTELECTUAL

Mariana Viana Niziolek
Nathalia Martins Beleze

8.  INOVAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O SÉCULO XXI: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL DESPLUGADO COMO POSSIBILIDADE DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA

Frans Robert Lima Melo
José Aparecido Celorio

9. ENTRE A PROSA, O PREPARO E A PRÁTICA: reflexões e desafios da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva

Esther Augusta Nunes Barbosa
Gustavo Libério de Paulo

10. TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR (TOD) NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS, LACUNAS E TENDÊNCIAS

Letícia Ayumi Alves
Deivid Alex dos Santos

11. EDUCAÇÃO PARA O AMANHÃ INCERTO: Hand Talk, entre Memórias que Ancorem e Futuros a se Inventar

Paulo Vinícius Trevisan
Ana Carolina P. do N. Cardoso
Sander, Ricardo Ernani Sander
Adriana da Silva Fontes

12. ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES E EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE: uma experiência no ensino de língua inglesa na escola pública

Mateus de Medeiros Souza Gomes
Cátia Veneziano Pitombeira

13. MEDIAÇÃO LITERÁRIA COM BEBÊS: perspectivas e reflexões a partir de uma experiência de estágio

Cristiane Cazellato Marioto
Geuciane Felipe Guerim Fernandes
Estéfani Dutra Ramos

14. O DIÁLOGO ENTRE AS PRÁTICAS LITERÁRIAS E O BRINCAR DE FAZ DE CONTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma revisão bibliográfica

Giovanna Bilar Rodrigues
Vitória Cristina Paesca
Geuciane Felipe Guerim Fernandes

15. SISTEMAS PRIVADOS DE ENSINO: ESPAÇO PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS?

Edimar Aparecido da Silva
Alana Paula de Oliveira
Yoshie Ussami Ferrari Leite

16. DA EDUCAÇÃO DA MULHER À LEI NO 14.986/2024: PERCURSO DE UMA INOVAÇÃO CURRICULAR

Simone Burioli
Camilly Aparecida de Souza Francisco
Denise Gomes dos Santos
Mariah Phelipini

17. PARA ALÉM DO PRESENTISMO: Educação Histórica e Consciência Histórica como Antídotos à Fragmentação Curricular e à Retrotopia do Passado

Arthur Henrique Lux

18. Educação em Walden de Henry David Thoreau (1817-1862)

Daniel Longhini Vicençoni
Marli Delmonico de Araujo Futata

19.  “DANDO FORMA” À IDEIA/ CONCEITO MATRICIAMENTOS... HÁ MUITO PENSADO...

Lúcia Maria Vaz Peres

20. Gênero, Sexualidade e Interseccionalidade nos currículos dos cursos de Pedagogia do Instituto Federal do Paraná: um estudo introdutório

Luana Mayer Karolus
André de Souza Santos