Histórico

O Curso de Pedagogia da UEM foi criado em 1973 e reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura em 30/09/76, pelo Decreto n.º 78.525. Em 1981, a Prefeitura Municipal de Cianorte, enviou ao Exm. Reitor da UEM, Professor Neumar A. de Godoy, solicitação para a criação de extensão de alguns cursos na cidade juntamente com relatórios de justificativa para abertura de cursos em nível de extensão. No mês de julho de 1985, o Conselho Universitário (COU), por meio da Resolução 017/85-COU, aprovou a criação da extensão dos cursos de Pedagogia e Ciências Contábeis da UEM em Cianorte. 

No primeiro semestre de 1986, foi realizado o primeiro vestibular para para o curso de Pedagogia no Campus Extensão de Cianorte, que compartilhava o mesmo projeto pedagógico utilizado pelo curso de Pedagogia do Campus Sede – Maringá, a qual foi mantida até 2011. A partir deste ano, o curso de Pedagogia da UEM-Cianorte começou a ter algumas distinções em relação ao Curso de Pedagogia do Campus Sede. Primeiramente, com a aprovação da Resolução n° 136/2011 - CI/CCH, o curso de Pedagogia-CRC passou a ter um Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) próprio. Posteriormente, com a Resolução n° 169/2012 - CI/CCH foram aprovadas alterações de ementas e objetivos, de seriação e da periodicidade de disciplinas e extinção e criação de disciplinas apenas no projeto pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus Regional de Cianorte (CRC). 

Em acordo com a Resolução CNE/CP n°01/2006, que instituiu Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, e a Resolução CNE/CP n° 02/2015, que definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, foram realizadas alterações significativas nos componentes curriculares do curso de Pedagogia - CRC, por meio da Resolução n° 169/2016 - CI/CCH. A maior parte dos componentes curriculares vigentes até aquele momento foi extinta, fazendo com que o projeto do curso de Pedagogia-UEM/CRC assumisse características próprias e independência em relação ao projeto pedagógico do Curso de Pedagogia do Campus Sede. A nova matriz curricular do curso de Pedagogia-UEM/CRC passou a vigorar para os(as) acadêmicos(as) regularmente matriculados na primeira, segunda e terceira série do ano letivo de 2017. 

A partir de 2017 foram realizados algumas alterações na matriz curricular do curso de Pedagogia-CRC, instituída por meio da Resolução nº. 169/2016-CI/CCH, conforme resoluções abaixo: 

- Resolução n° 203/2017 - CI / CCH: alterações da ementa, objetivo e carga horária da disciplina “Introdução a Libras: Língua Brasileira de Sinais”;

- Resolução n° 149/2018 - CI/CCH: criação de disciplinas;

- Resolução n° 166/2018 - CI/CCH: aprovação do regulamento das disciplinas de Práticas e Estudos Integradores em Educação I e II;

- Resolução n° 181/2018 - CI/CCH: extinção, alteração de nomenclatura e de seriação de disciplinas;

- Resolução n° 095/2019 - CI/CCH: alteração de nomenclatura, de carga horária e extinção de disciplinas; extinção do Plano de Acompanhamento de Estudos (PAE) a partir do ano letivo de 2022;

- Resolução n° 052/2020 - CI/CCH: alteração de objetivos de disciplinas;

- Resolução n° 078/2022 - CI/CCH: extinção e criação de disciplinas (Revogada pela Resolução n° 114/2022 - CI/CCH);

- Resolução n° 114/2022 - CI/CCH:  extinção de disciplinas e criação de disciplinas como extensão, em cumprimento à Resolução CNE/CES n° 7/2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira; aprovação do Regulamento das atividades da Unidade Curricular de Extensão (UCE) do curso de Graduação em Pedagogia - Campus Regional de Cianorte (Anexo II);

No ano de 2023, por meio da Resolução n° 145/2023 – CI/CCH, foi aprovado o Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia-CRC.

No momento, o Núcleo Docente Estruturante do Departamento de Pedagogia (DPD) está avaliando o projeto vigente do curso Pedagogia-CRC a fim de propor um novo projeto pedagógico em consonância com a Resolução CNE/CP n° 04, de 29 de maio de 2024, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura).

O projeto pedagógico vigente do curso de Pedagogia-CRC forma um profissional com ênfase na docência e na gestão da educação. Prioriza a formação de um profissional para atuar no magistério da educação infantil, dos anos iniciais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, na modalidade Normal, assim como na gestão dos sistemas educacionais e das unidades escolares, no âmbito da gestão, planejamento, supervisão e orientação das atividades educativas. Também possibilita ao egresso do curso atuar em espaços educativos não escolares ao assegurar aos(as) acadêmicos subsídios teórico-práticos que permitem a análise da realidade na qual está inserido e estabelecimento de relações entre as questões educativas e as questões sociais mais amplas que favorecem a efetividade das ações pedagógicas.