Departamento de Engenharia Química

DEQ - Departamento de Engenharia Química

        
        Resultado Final de monitoria da Eng. Elétrica 2024.

        Resultado Final da seleção de Monitoria 2024

         ATENÇÃO ACADÊMICOS - Atividades Extracurriculares

        Ofertadas pelo Curso de Engenharia Química 1/2024     
  
        Oficio 012/2023- DEQ - Como proceder para defender o Estágio  Obrigatório
        PPB - Processo Seletivo 2º Semestre 2023

        Novo Regulamento TCC - Engenharia Química   Re 227/2021-DEQ   

                                            

ATENÇÃO ALUNOS!!!!!

        Considerando a necessidade de organizar a grande demanda de alterações solicitadas pelos alunos no início das aulas, no campus sede, foram elaborados formulários para auxiliá-los nesta época, são eles:

Formulário 01 – Alterações de horário/disciplinas/turmas

Formulário 02 – Cursar disciplinas de séries posteriores;

Formulário 03 – Matrícula de disciplinas de outros cursos (por equivalência ou extra-curricular)

Formulário 06 – Suspensão de Série

              Solicitamos, o encaminhamento, via e-mail, destes formulários devidamente preenchidos à coord-enq@uem.br

     RESOLUÇÃO 001/2021-DEQ opção de validar estágio não obrigatório em curricular obrigatório.

    E-mail da coordenação Eng. Química : coord-enq@uem.br  

          

Pós-graduação

PEQ - Pós-graduação em Engenharia Química - Nota 6 CAPES

PPGB - Programa de Pós-graduação em Bioenergia

PPB - Mestrado em Bioenergia - Maringá

 Guia do Estudante 2016

Curso de Engenharia Química da UEM é avaliado com 4 estrelas na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante no ano de 2016, o resultado constará na publicação do Guia do Estudante - Profissões Vestibular 2017. A nota máxima de avaliação é de 5 estrelas.  Leia mais 

 

Ranking de Cursos da Folha

Engenharia Química da UEM fica em 10º colocado no ranking de Cursos da Folha. O Ranking lista os melhores cursos do Brasil e é baseado em parâmetros como Avaliação do Mercado, Qualidade de Ensino, Avaliações de Mestrado e Doutorado, Nota no ENADE, Professores com dedicação integral e Avaliação do MEC.  Leia mais 

 

 Atenção Acadêmicos do Curso de Graduação em Engenharia Química:

A Secretaria do DEQ informa  que estão disponíveis somente no site, para download, os formulários: Requerimento Acadêmico, Solicitação / Cadastro de Estágio e Autorização para Acesso ao Bloco. Seguir Menu Formulários, opção Acadêmicos.

 

SENHA UEM

  • Esqueceu sua senha da UEM?  Acesse o endereço 
  • O endereço de acesso ao e-mail da UEM é http://www.gmail.com
    • usuário: ra99999@uem.br --> para graduação
    • usuário: pg99999@uem.br --> para pós-graduação
    • Onde consta 99999 substituir pelo número do RA.

 

    AIChE.png   CONSEQ.jpg   PETLogo.png   CAEQ  logo-moodle.gif   Periodicos.gif   wifiUEM.jpg

 

Notícias

Notícias do site

Eventos

Eventos deste site

Histórico

A Consolidação da Engenharia Química na UEM  
Clique para aumentar a foto

Curso: Engenharia Química
Criação do curso
: 1971 
Reconhecimento
: 1976 - Decreto n.º 78.554 de 11 de outubro de 1976 

 
     

                O Departamento de Engenharia Química da Fundação Universidade Estadual de Maringá (DEQ/UEM) foi implantado em agosto de 1973 para dar suporte ao Curso de Graduação em Engenharia Química, que havia sido criado em 1971. O DEQ/UEM iniciou suas atividades com 7 (sete) Mestres em Engenharia Química. Estes docentes atuavam desde 1972 nos Departamentos de Matemática, Física e Química da UEM.

                A homogeneidade do corpo docente do DEQ/UEM facilitou o estabelecimento de princípios aparentemente pioneiros no campo de ensino de Engenharia Química no Brasil. Optou-se por uma intensa formação básica em Engenharia, posta em prática através da introdução de disciplinas de Mecânica dos Fluidos, Transferência de Calor, Transferência de Massa, Termodinâmica e Cálculo de Reatores no currículo do curso.

                O Curso de Graduação em Engenharia Química da UEM, desde sua implantação em 1972, passou por várias alterações na grade curricular. O primeiro currículo, no sistema de créditos, possuía uma carga horária de aproximadamente 5900 horas e previa a integralização do curso num prazo médio de 5 anos. O curso era centrado na permanência do aluno em sala de aula, sendo que este assistia a aulas formais e a aulas extras com o auxílio de monitores. O perfil do acadêmico era projetado a partir de uma sólida formação científica e pouco experimental.

                Em 1976 houve a primeira alteração curricular, onde se procurou reduzir a carga horária das disciplinas, sendo que algumas foram desdobradas em mais de uma a fim de se aprofundar o conteúdo. Nesta oportunidade foram seguidas as diretrizes estabelecidas pelo CFE que estabelecia um currículo mínimo para os cursos de graduação. As aulas práticas de fixação do conteúdo teórico eram, em algumas disciplinas, ministradas juntamente com as teóricas. A carga horária total do curso era da ordem de 4100 horas.

                Em 1977 foram introduzidas duas disciplinas que ilustram importantes filosofias de trabalho no campo da Engenharia Química: Estágio Supervisionado e Trabalho de Graduação. A primeira objetiva aproximar o aluno do ambiente profissional, dando-lhe uma visão das relações humanas no trabalho e colocando-o em contato com o processo de decisões técnicas e econômicas no âmbito de empresas. A segunda, desenvolvida nos laboratórios do próprio Departamento, exemplifica a postura de pesquisa em Engenharia Química e representou a grande inovação introduzida nesse currículo. Nessa disciplina, o aluno, sob a orientação de um professor, desenvolvia uma pesquisa ou construía um módulo experimental, que seria posteriormente utilizado para aulas práticas das disciplinas do curso. O trabalho era individualizado, ou no máximo realizado por dois alunos e desenvolvido ao longo de um semestre letivo. O produto final era um relatório defendido perante uma banca formada por três docentes, e um módulo didático ou de pesquisa.

                Em 1992 houve a reformulação do regime acadêmico na UEM, passando-se a adotar a seriação anual. Tal mudança exigiu uma ampla reformulação da grade curricular dos cursos de graduação. Disciplinas foram reagrupadas, conteúdos redimensionados e principalmente reduziu-se o tempo de permanência do aluno em sala de aula. Para promover a integração teórico-prática entre as disciplinas do ciclo profissionalizante foram introduzidas três disciplinas experimentais: Laboratório de Engenharia Química I, II e III. Apesar das alterações contribuírem para um maior entrosamento dos alunos entre si e com o corpo docente, para uma otimização da distribuição do tempo de aulas e de estudo individual ou em grupos, para uma maior valorização do aprendizado fora da sala de aula e para uma intensificação de estímulos à criatividade do corpo discente, o ensino continuou demasiadamente centrado no professor.

                O maior desafio do DEQ/UEM, nos seus primeiros 15 (quinze) anos de existência, foi a formação e manutenção de um corpo docente altamente qualificado. Em virtude de dificuldades para a contratação de docentes mestres e doutores, a Universidade Estadual de Maringá decidiu pela contratação de graduados e sua posterior capacitação a nível de mestrado e/ou doutorado. Tal programa de capacitação gerou uma elevada demanda de recursos próprios da Universidade. No âmbito do Departamento, esta política resultou na contratação de 14 ex-alunos do Curso de Engenharia Química da UEM que representam aproximadamente 50% do seu atual corpo docente.

                Inicialmente, o DEQ/UEM priorizou a capacitação docente a nível de mestrado mas, nos últimos anos essa prioridade foi revertida para o nível de doutorado. Embora o primeiro doutor houvesse chegado ao DEQ em 1977, o segundo em 1980, o terceiro em 1987 e o quarto em 1989, o DEQ conta atualmente com 13 doutores e 07 doutorandos, que representam aproximadamente 75% do seu corpo docente. Do total de 27 docentes, apenas 2 não possuem título de mestre/doutor sendo que um é doutorando e o outro é mestrando. Todos os docentes estão contratados em regime pleno de trabalho, sendo 2 em regime de tempo integral e 25 em regime de dedicação exclusiva.

                A preocupação do DEQ/UEM com a qualificação do seu corpo docente e com a qualidade de ensino de graduação resultou, de forma mais ampla, na necessidade de desenvolver atividades de pesquisa e extensão. Entendeu-se desde o início que pesquisa e extensão: (i) melhorariam a qualidade de ensino de graduação, (ii) permitiriam o aperfeiçoamento contínuo dos docentes, (iii) contribuiriam para a solução de problemas tecnológicos no campo da Engenharia Química, e (iv) dotariam o DEQ/UEM de infra-estrutura e qualificação necessárias para futuros cursos de pós-graduação "stricto sensu".

                A rigor, as atividades de pesquisa e extensão foram iniciadas somente em 1978. Apoiado na qualificação do seu corpo docente e em vocações regionais, o DEQ/UEM selecionou basicamente, duas grandes áreas de atuação: fertilizantes e energia. Estas áreas permitiram uma integração acentuada de pesquisas e professores no Departamento.

                A área de Energia desenvolveu-se, primariamente, em função de diversas aplicações do reator de leito fluidizado. Este tipo de reator motivou trabalhos em combustão de carvão mineral, pirólise e combustão de xisto, liquefação de carvão, sistemas de controle de combustores, e sacarificação de amido. Seguiram-se trabalhos em Secagem de Grãos em Leito de Jorro utilizando os gases quentes da unidade de combustão. A maioria destas atividades foram suportadas por órgãos de financiamento (CNPq, FINEP e FIPEC) e por empresas (CONSERVIT de São Paulo, COCAMAR de Maringá e PETROBRÁS de São Mateus do Sul).

                A área de Fertilizantes expandiu-se através da produção de biofertilizantes a partir de rejeitos agrícolas e lixos urbanos, gerando biogás como sub-produto. A instalação de uma unidade integrada para a produção de etanol/biogás/biofertilizante envolveu esforços conjuntos das áreas de Energia e Fertilizantes. Dentre os órgãos e empresas que suportaram estes trabalhos pode-se citar os seguintes: FINEP, BRDE, EMBRAPA, LEINER e SEIC (Secretaria da Indústria e Comércio do Paraná).

                Em 1984 iniciou-se um processo de diversificação de atividades, com aplicações dirigidas à Biotecnologia/Química Fina, Processos Catalíticos e Processos de Adsorção. Destacam-se a Imobilização de Enzimas em Suportes Inorgânicos, Produção de Frutose, Produção de Carvão Ativado, Avaliação de Catalisadores para a Reforma de Metanol, Utilização de Sólidos Adsorventes para Purificação e Armazenamento de Biogás, e, mais recentemente, Síntese, Caracterização e Aplicações de Materiais Catalíticos/Adsorventes. Estas atividades têm sido financiadas pelo CNPq, FINEP, EMBRAPA, ACARPA e CONCITEC, e pelas empresas paranaenses COPES e BRASILAC.

                A diversificação das atividades de pesquisa e extensão gerou, em 1988, uma redefinição das áreas de interesse do DEQ/UEM. Em função das linhas de pesquisa em desenvolvimento, estabeleceram-se as seguintes áreas prioritárias: Química Fina/Biotecnologia, Catálise Heterogênea, Processos de Separação, Simulação e Controle de Processos e Energia.

                Os resultados das atividades de pesquisa e extensão têm sido divulgados através de publicações em periódicos técnico-científicos e de apresentações em congressos e seminários. O próprio DEQ/UEM costuma sediar a realização destes encontros, o primeiro deles já em 1975 - Encontro sobre Escoamento em Meios Porosos (ENEMP). A realização deste Encontro em Maringá demostrou a confiança da comunidade científica da área no potencial do DEQ/FUEM. O ENEMP foi sediado em Maringá em 1984 e 1996. Em 1983, o Departamento promoveu o I Seminário de Hidrólise Enzimática de Biomassa (SHEB), que tem se repetido a cada dois anos em Maringá. Este Seminário, por reunir especialistas do mundo inteiro, pode ser classificado como um Encontro Internacional.

                Em resumo, o Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá foi, ao longo de sua existência, sempre fiel a um dos seus princípios básicos que é a integração entre ensino e pesquisa/extensão. Esta integração foi concretizada através dos programas de Iniciação Científica, do PET, das disciplinas Trabalho de Graduação e Estágio Supervisionado e através da participação direta de alunos em projetos de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo final do DEQ/UEM sempre foi o de oferecer ensino, pesquisa e extensão da mais alta qualidade e manter um corpo docente qualificado para o desempenho permanente destas atividades. O curso de graduação em Engenharia Química da UEM destaca-se no cenário nacional e tem sido classificado extra-oficialmente, desde 1983, entre os cinco melhores cursos do país.

Administração

 

 

Departamento de Engenharia Química   

Chefia:  Luiz Mário de Matos Jorge (44) 3011-4747
Chefia Adjunta:  Mara H. N. O. Scaliante (44) 3011-4748
Secretaria:  Claudemir Aneir Kennedi Gonçalves (DEQ) (44) 3011-4778
  Maria Sueli B. Peron (PPB)
(44) 3011-4755
     
     
Representante no Conselho Universitário (COU)
Titular:  Gláucio P. de Alcantara
(44) 3011-4757
Suplente:  Marcos de Souza 
(44) 3011-4762
     
     

Curso de Graduação em Engenharia Química

E-mail da coordenação Eng. Química: deq-coord@uem.br

Colegiado do Curso de Engenharia Química
Coordenadoria: 

José Eduardo Olivo

(44) 3011-4753
Coord. Adjunta:  (44) 3011-
     
Grupo PET - Engenharia Química
Tutoria:  Daniel Tait Vareschini (44) 3011-4753
     
Monitoria - Engenharia Química
Coordenadoria:  Djeine C. Schiavon Maia (44) 3011-4763
     
Estágio Supervisionado - Engenharia Química
Coordenadoria:  José Eduardo Olivo (44) 3011-4753
     
     
Curso de Graduação em Engenharia Elétrica   
Colegiado do Curso de Engenharia Elétrica   
Coordenadoria Rubens Zenko Sakiyama 
(44) 3011-4757 
Coord. Adjunta: 

Rafael Krummeneauer

(44) 3011-4757
     
Estágio Supervisionado - Engenharia Elétrica   
Coordenadoria:  Camila de Brito Miranda
(44) 3011-4763
     
     
PEQ - Programa de Pós-graduação em Engenharia Química
Coordenadoria:  Caliane Bastos Borba Costa
(44) 3011-4786
Coord. Adjunta:  Gisella Maria Zanin
(44) 3011-4786 
Secretaria:    (44) 3011-4745 / 3011-4787 
     
     
PPB - Programa de Pós-graduação em Bioenergia 
Coordenadoria:  Daniel Tait Vareschini
(44) 3011-4753
Coordenadoria Adjunta:    (44) 3011-4758 
Secretaria:  Maria Sueli B. Peron (44) 3011-4755
     
     
CTC - Centro de Tecnologia 
Diretoria:  Edwin Vladimir Cardoza Galdamez- (DIN) (44) 3011-4321
Diretoria Adjunta:  Thelma Elita Colanzi Lopes
(44) 3011-4321

 

Docentes

Curso de Engenharia Química

Nome Titulação E-Mail Fone DEQ
Alexandre Diório Doutor adiorio2@uem.br 3011-4756
Ana Caroline R. Aranha Doutora carolraimundini@gmail.com 3011-4762
Bruna G. Souza Doutora bgsouza2@uem.br 3011- 4763
Caliane Bastos Borba Costa Doutora cbbcosta@uem.br 3011-4774
Daiane M. de Oliveira Doutora dmoliveira2@uem.br 3011-4763
Daniel Tait Vareschini Doutor dtvareschini@uem.br 3011-4759
Danielly Cruz Campos Martins Doutora dccmartins2@uem.br 3011-4762
Djeine C. Schiavon Maia Doutora dcsmaia2@uem.br 3011-4763
Gisella M. Zanin Doutora gmzanin@uem.br 3011-4754
Isabela B. Pontes Doutora idpontes@uem.br 3011-4758
José Eduardo Olivo Doutor jeolivo@uem.br 3011-4753
Leandro Vitor Pavão Doutor lvpavao2@uem.br 3011-4746
Lúcio Cardozo Filho Doutor lcfilho@uem.br 3011-4749
Luis Fernando Cusioli Doutor lfcusioli@uem.br 3011-4749
Luiz Mário M. Jorge Doutor lmmjorge@uem.br 3011-4747
Mara Heloisa N.  Olsen Scaliante Doutora mhnoscaliante2@uem.br 3011-4748
Marcelino L. Gimenes PhD mlgimenes@uem.br 3011-4761
Marcelo Fernandes Vieira Doutor mfvieira2@uem.br 3011-4762
Marcos de Souza Doutor msouza2@uem.br 3011-4762
Maria Angélica S. D. Barros Doutora masdbarros@uem.br 3011-4758
Mauro A. S. S. Ravagnani Doutor massravagnani@uem.br  3011-4774
Oswaldo C. Motta Lima Doutor ocmlima@uem.br 3011-4759
Paulo Eduardo Polon Doutor pepolon2@uem.br 3011-4780
Pedro A. Arroyo Doutor paarroyo@uem.br 3011-4758
Quelen Letícia S. Biadola Doutora qlsbiadola2@uem.br 3011-4747
Ricardo Vicente de Paula Rezende Doutor rvprezende2@uem.br 3011-4746
Rosângela Bergamasco Doutora rbergamasco@uem.br 3011-4748
Sérgio Henrique B. de Faria Doutor shbfaria@uem.br 3011-4761
Wardleison Martins Moreira Doutor wmmoreira@uem.br 3011-4762


Curso de Engenharia Elétrica

Nome

Titulação

E-Mail

Fone DEQ

Abel Fidalgo Alves Doutor afalves3@uem.br 3011-4758
Andre M. Dias de Souza Doutor amdsouza2@uem.br 3011-4757
Camila de Brito Miranda Doutora cbmiranda2@uem.br 3011-4746
Carlos Alexandre Ferri Doutor caferri2@uem.br 3011-4757
Glaucio Pedro de Alcantara Doutor gpalcantara2@uem.br 3011-4757
Guilherme Américo Rosa Mestre garosa@uem.br 3011-4752
Igor Rossi Fermo Mestre irfermo2@uem.br 3011-4752
Ivan Rossato Chrun Doutor irchrun2@uem.br 3011-4757
Lucas Lima Provensi Mestre llprovensi@uem.br 3011-4765
Luiz C. Campana Sperandio Mestre lccsperandio2@uem.br 3011-4765
Rafael Krummenauer Doutor rkrummenauer2@uem.br 3011-4757
Rubens Zenko Sakiyama Doutor rzsakiyama2@uem.br 3011-4757

 

Docentes Aposentados

Nome

Titulação

E-Mail

Fone DEQ

Célia Regina Granhen Tavares Doutora  crgtavares@uem.br  
Edson M. Canassa Mestre emcanassa@uem.br  
Flávio Faria de Moraes Doutor ffmoraes@uem.br  
Nádia R. C. Fernandes Machado Doutora nrcfmachado@uem.br  
Nehemias C. Pereira Doutor ncpereira@uem.br 3011-4780
Onélia A. A. dos Santos Doutora oaasantos@uem.br 3011-4780
Paulo Roberto Paraíso Doutor prparaiso@uem.br  
Valter Roberto Gianotto Mestre vrgianotto@uem.br  

 

Docentes IN MEMORIAM

 

Nome

Titulação

Cid Marcos Gonçalves Andrade Doutor
Nanci Pinheiro Doutora

 

Técnicos

Nome Função E-Mail Fone DEQ
Aline Priscila da Silva Engenheira Química apsilva@uem.br 3011-4765
Claudemir A.K.Gonçalves Técnico Administrativo cakgoncalves@uem.br 3011-4778
Delso Heerdt Auxiliar de Laboratório dheerdt@uem.br 3011-4768
Donizete A. Frota Técnico Mecânico dafrota@uem.br 3011-4773
Elenice Tavares Abreu Engenheira Química etabreu@uem.br 3011-4765
Fernando F. Queiroz Técnico Mecânico ffqueiroz@uem.br 3011-4773
Maria Sueli B. Peron Técnica Administrativa msbperon@uem.br 3011-4778
Marilene V. S. Rodrigues Técnica de Laboratório mvsrodrigues@uem.br 3011-4775
Roberta Delcolle Química  rdelcolle@uem.br 3011-4765
Roberto W. A. Faustino Auxiliar Operacional rwafaustino@uem.br 3011-4775
Sebastião P. Guerra Técnico Mecânico spguerra@uem.br 3011-4773

 

Aposentados

Nome Função E-Mail Fone DEQ
Dorival J. Batista Analista informática djbatista@uem.br
Isabel Jorge Zeladora ijorge@uem.br
João W. Damasceno Engenheiro Químico jwdamasceno@uem.br
Lauro M. Kambara Engenheiro Químico  lmkambara@ue.br  
Luiza P. V. Calsavara Engenheira Química lpvcalsavara@uem.br
Luiz José da Silva Auxiliar de laboratório ljsilva@uem.br
Marilza  S. K. Nery Técnico Administrativo
Mônica T.  Hundzinski Técnico Administrativo
Pedro Rebola Engenheiro Químico
Orisvaldo dos Reis Auxiliar Administrativo oreis@uem.br 99141-0802
Satil A. de Oliveira Auxiliar
Sueleni M. Batista Analista Informática smbatista@uem.br
Valmir Calsavara Engenheiro Químico vcalsavara@uem.br 3011-4765

 

Servidor IN MEMORIAM

 

Nome

Cargo

Bernarda Crispim Zeladora

Usuários

Pastas pessoais de usuários deste site

Leia mais…

Graduação

Imagens

Localização

Bloco D-90 Engenharia Química

Chefia

Secretaria

Laboratórios

Sala de Professores

 

Contato

Universidade Estadual de Maringá
Avenida Colombo, 5790 - Bloco D90
CEP 87020-900 - Maringá - Paraná
 
Secretaria: Maria Sueli B. Peron / Claudemir Aneir Kennedi Gonçalves
 
fone_mesa.png   (44) 3011-4778 (Secretaria) e (44) 3011-4770 (Portaria)
 
email.png   sec-deq@uem.br
 
Calendario_relogio.png   Segunda à Sexta - 07:40 às 11:40 e 13:30 às 17:30
 
 

 

Formulários

Eventos Realizados

COBEQIC2022

Atualmente não existem itens nessa pasta.

Intranet DEQ

Calendário de Reserva sala 109