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Departamento de Ciências Contábeis


 COMUNICADO


Principais contatos:
Secretaria do DCC: sec-dcc@uem.br ou whatsapp.jpg + 55 44 3011-4909
Chefia do DCC: dcc-chefia@uem.br
Coordenação Maringá: dcc-coordenacao@uem.br
Coordenação Cianorte: elmgarcia@uem.br
Coordenação do Estágio Maringá: dcc-estagio@uem.br
Coordenação do Estágio Cianorte: fssantos2@uem.br

Coordenação do TCC Maringá: dcc-coordenacaotcc@uem.br

Coordenação do TCC Cianorte: elmgarcia@uem.br


2/2024 EXAME DE SUFICIÊNCIA: inscrições terminam nesta quinta-feira (26)

Termina, às 16h desta quinta-feira (26), o prazo de inscrições para o 2/2024 Exame de Suficiência. Os interessados em participar do certame deverão acessar o site da Fundação Getulio Vargas (FGV) e preencher o requerimento de inscrição.

O preenchimento dessas informações gera automaticamente um boleto bancário, que deverá ser impresso e pago até às 16h do dia 27 de setembro de 2024. O não pagamento do boleto bancário implicará no cancelamento da inscrição.

Cabe ressaltar que as inscrições somente serão efetivadas após a comprovação de pagamento da taxa de inscrição ou o deferimento da solicitação de isenção da taxa de inscrição.

As informações completas, bem como o edital da segunda edição do Exame de Suficiência de 2024, estão disponíveis no site da FGV por meio do endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/exames/cfc/2024.2.

Fonte: https://cfc.org.br/noticias/2-2024-exame-de-suficiencia-inscricoes-terminam-nesta-quinta-feira-26/ 


CPA - INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DOS DISCENTES DE GRADUAÇÃO 2023 - PRORROGADO ATÉ 13/09/2024

A Comissão Própria de Avaliação PRORROGOU o Instrumento de Avaliação dos Discentes de Graduação referente ao ano acadêmico de 2023 ATE 130/09/2024. Por meio deste instrumento, os alunos de graduação poderão avaliar o ano letivo em diversos aspectos, incluindo as disciplinas, os professores e as metodologias de ensino utilizadas.

O questionário estará disponível através do site npd.uem.br/cpa. Os acadêmicos poderão acessar o instrumento utilizando seu login e senha institucionais.

Acesse a avaliação.

Esta avaliação faz parte do processo de Auto avaliação Institucional conduzido pela Comissão Própria de Avaliação da UEM. Sua contribuição ajudará a CPA a definir um perfil sobre a nossa Universidade, fornecendo informações importantes sobre a gestão acadêmico-administrativa, e conferindo subsídios para a melhoria institucional e a excelência dos serviços, do ensino, da pesquisa e da extensão oferecidos pela UEM.


2º JOGOS UNIVERSITÁRIOS DE CONTABILIDADE DE MARINGÁ

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PUBLICADO EDITAL DO 2º EXAME DE SUFICIÊNCIA DE 2024

Exames Suficiencia 2024.JPG

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), no uso de suas atribuições legais e com base no Decreto-Lei n.º 9.295/1946, com alteração dada pela Lei n.º 12.249/2010, torna pública a data de abertura das inscrições para o Exame de Suficiência Edição n.º 2/2024 e estabelece as normas para a sua realização, como um dos requisitos para a obtenção de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC), conforme regulamentação dada pela Resolução CFC n.º 1.486/2015.

O Exame de Suficiência será constituído de prova objetiva de múltipla escolha, a ser realizada na modalidade presencial.

As inscrições deverão ser efetuadas somente no site da Fundação Getúlio Vargas - FGV, no período compreendido entre 16h00 do dia 16 de agosto de 2024 até as 16h00 ao dia 26 de setembro de 2024, observado o horário oficial de Brasília (DF).
A taxa de inscrição é de R$100,00 (cem reais), a ser recolhida em guia própria, em favor do CFC.

A isenção de taxa deverá ser solicitada pelo examinando, no ato da inscrição e por meio do sistema, no período compreendido entre as 16h00 do dia 16 de agosto de 2024 até as 16h00 do dia 20 de agosto de 2024 (horário oficial de Brasília), por meio de inscrição no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/exames/cfc/2024.2

O edital completo está disponível no site da FGV (https://conhecimento.fgv.br/sites/default/files/concursos/cfc-edital-2024.2_final.pdf).

O extrato do edital foi publicado no 14 de agosto de 2024, Seção 3, página 181, no Diário Oficial da União.


Olimpíada Nacional de Contabilidade

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Olá, contadores e futuros contadores! Prontos para um desafio que pode mudar suas carreiras? Junte-se a nós na 1ª Edição da Olimpíada Nacional de Contabilidade e mostre seu potencial nesta competição épica! 

A Olimpíada Nacional de Contabilidade (ONC) foi instituída pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e é realizada pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).

O objetivo é difundir o conhecimento contábil, promover a troca de experiências, desenvolver competências e integrar instituições de ensino superior.

A 1ª Edição da Olimpíada Nacional de Contabilidade será realizada em duas etapas: a Etapa I, Estadual-Regional, será virtual, e a Etapa II, a Grande Final Nacional, ocorrerá em formato híbrido.

Confira o que você pode ganhar participando:

  •  Inscrição gratuita no 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade
  •  Uma imersão no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília, com passagem e diárias custeadas pelo Congresso Brasileiro de Contabilidade
  •  Certificado de participação com carga horária de 4 horas

Inscrições:
O período de inscrições vai de 31/07/2024 a 09/08/2024. A Olimpíada será realizada em duas etapas, sendo a Etapa I virtual e a Etapa II em formato híbrido.

Para se inscrever, os estudantes devem preencher todo o formulário de inscrição e aceitar os termos do regulamento.

Acesse o edital, inscreva-se e fique de olho nas novidades no perfil do Congresso no Instagram!


CPA - INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DOS DISCENTES DE GRADUAÇÃO

A partir de 29 de julho de 2024, a Comissão Própria de Avaliação abrirá o Instrumento de Avaliação dos Discentes de Graduação referente ao ano acadêmico de 2023. O período de avaliação se encerrará em 29 de agosto de 2024. Por meio deste instrumento, os alunos de graduação poderão avaliar o ano letivo em diversos aspectos, incluindo as disciplinas, os professores e as metodologias de ensino utilizadas.

O questionário estará disponível através do site npd.uem.br/cpa. Os acadêmicos poderão acessar o instrumento utilizando seu login e senha institucionais.

Acesse a avaliação.

Esta avaliação faz parte do processo de Autoavaliação Institucional conduzido pela Comissão Própria de Avaliação da UEM. Sua contribuição ajudará a CPA a definir um perfil sobre a nossa Universidade, fornecendo informações importantes sobre a gestão acadêmico-administrativa, e conferindo subsídios para a melhoria institucional e a excelência dos serviços, do ensino, da pesquisa e da extensão oferecidos pela UEM.


Workshop - Cidadania Fiscal e Transparência: Os Desafios e Decisões Coletivas

Workshop - Cidadania Fiscal de Transparência.PNG

8º Congresso Pacto pelo Brasil - A educação muda o mundo

O Observatório Social do Brasil e o Grupo de Educação Fiscal do Paraná convidam você para um evento único e inovador!
Um workshop interativo, onde vamos descobrir como as decisões impactam a nossa sociedade.

Tema: Cidadania Fiscal e Transparência: Os Desafios e Decisões Coletivas

🗓 Data: 17/7
🕒 Horário: 9h
📍 Local: Canal do youTube do Observatório Social do Brasil https://www.youtube.com/live/crtVbv9zPaw
🔗 Inscrições gratuitas com certificação: https://www.sympla.com.br/evento-online/workshop-cidadania-fiscal-e-transparencia/2542896

Esperamos vocês!


RESULTADO DAS ELEIÇÕES DO DCC:

ELEIÇÃO  para CHEFE E CHEFE ADJUNTO DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS,  COORDENADOR E COORDENADOR ADJUNTO DO   DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – CAMPUS SEDE   e REPRESENTANTES DOCENTES DO DCC JUNTO AO CONSELHO UNIVERSITÁRIO(COU):

 

CHEFE E CHEFE ADJUNTO DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

 Chapa: 1

Candidato a Chefe                :  Prof. Dr. Claudinei de Lima Nascimento      

 Candidata a Chefe Adjunto: Prof. Dr. Claudio Marques    

 Total de votos: 192

                 

COORDENADOR E COORDENADOR ADJUNTO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – CAMPUS SEDE

Chapa: 1

Candidato a Coordenador:                   Prof. Dr. Valter Da Silva Faia

 Candidata a Coordenador Adjunto:   Prof. Me. Nilson Facci     

 Total de votos: 149   

 

REPRESENTANTES DOCENTES DO DCC JUNTO AO CONSELHO UNIVERSITÁRIO

  Chapa:1

  Candidato a Representante Titular:     Profa. Dra. Kelly Cristina Mucio Marques

  Total de votos:  28

 


MPPR -Abertura de Processo de seleção de estudantes

A Universidade Estadual de Maringá, por meio do Departamento de Ciências Contábeis, e em parceria com a Secretaria de Estado do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia – SETI e o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), por meio da Escola Superior do Ministério Público do Paraná (ESMPPR), o Centro de Apoio Operacional de Proteção ao Patrimônio Público e à Ordem Tributária (CAOPPPOT) e o Centro de Apoio Técnico à Execução (CAEx), no uso de suas atribuições legais, e em atendimento aos termos do e-Protocolo nº 21.879.375-4, consusbstanciado no Termo de Cooperação SETI/MP/IEES nº 01/2024, torna pública a abertura de inscrições para o PROCESSO SELETIVO de estudantes para formação e atuação no Programa Multiinstitucional de Fomento à Cidadania, Transparência Pública e Controle Social nas Universidades Estaduais do Paraná, conforme o EDITAL Nº 001/2024/UEM/SETI/MPPR.

Período das inscrições: de 27 de junho de 2024 a 03 de julho de 2024 às 19h00

Clique aqui para fazer sua inscrição.

Informações complementares:

Programa Multiinstitucional de Fomento à Cidadania, Transparência Pública e Controle Social nas Universidades Estaduais do Paraná

 

O Programa Multiinstitucional de Fomento à Cidadania, Transparência Pública e Controle Social nas Universidades Estaduais do Paraná é resultado de um termo de cooperação entre a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), por meio das Instituição Estaduais de Ensino Superior (IEES), e o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), por meio da Escola Superior do Ministério Público do Paraná (ESMPPR), o Centro de Apoio Operacional de Proteção ao Patrimônio Público e à Ordem Tributária (CAOPPPOT)  e o Centro de Apoio Técnico à Execução (CAEx), para realização de projetos multiinstitucionais voltados à promoção da cidadania com o uso de ferramentas de transparência pública e controle social junto a cursos universitários, para os cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas (Economia, Administração, Ciências Contábeis e Direito).

O projeto tem por objetivo oferecer uma formação teórico prática que tem como diretriz a Transparência e Controle Social, tendo com ação o incentivo à expansão da transparência pública e social e como resultado a avaliação dos portais de transparência, o qual é possível ser obtido pelo exame direto dos portais ou pela utilização dos mesmos pela sociedade. Por meio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), do Centro de Apoio Operacional de Proteção ao Patrimônio Público e à Ordem Tributária (CAOPPPOT) e do Centro de Apoio Técnico à Execução (CAEx) do MPPR. O programa conta com a participação de procuradores que atuam diretamente em temáticas afins, e que podem estimular a avaliação dos portais de transparência e fomento ao controle social, visando a formação de cidadãos.

Cronograma do projeto: 07/08/2024 a 11/12/2024

O projeto contará com 40 horas de atividades extensionistas.

Após a conclusão do programa, a carga horária total do curso poderá ser objeto de aproveitamento em créditos curriculares de atividades de extensão (curricularização da extensão), conforme critérios próprios da coordenação de cada curso de graduação.

Os conteúdos serão ministrados de forma síncrona e assíncrona. As atividades síncronas serão desenvolvidas nos períodos diurnos (manhã ou tarde) e será exigida a frequência mínima de 75% sob pena de desligamento do projeto.

 

MÓDULO

 

CONTEÚDO

 

CARGA HORÁRIA

 

DATAS PREVISTAS

1- PALESTRA INAUGURAL

Cerimônia de abertura

Controle Social, Transparência Pública e o papel do Ministério Público

 

3

 

07/08/2024

 

 

2 - EXPOSIÇÕES JURÍDICAS E DE FERRAMENTAS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Apresentações GEPATRIAS -Equipe, território e principais investigações realizadas.

Principais Tópicos da Legislação

 

3

 

14/08/2024

Avaliações do TCEPR sobre Tranparência e Gestão Pública - ITP e IEGM;

Ferramentas do MPPR baseadas em Transparência Pública - De Olho no Remedio e paineis públicos

3

21/08/2024

3 – EXPOSIÇÕES TÉCNICAS

Tipos de Portais encontrados nos municípios do Paraná, onde pesquisar, como encontrar informações

3

28/08/2024

3

04/09/0204

4 - ATIVIDADES DO PROJETO DE EXTENSÃO

Definição dos objetivos de pesquisa do Projeto de Extensão Universitária

 

11/09/2024

18/09/2024

 

 

 

5 - OFICINAS

 

Trabalhos em grupo, pesquisas sincronas e assinscronas prepadados conforme demandas das Instituições de Ensino e Promotores de Justiça.

3

25/09/2024

3

02/10/2024

3

09/10/2024

3

16/10/2024

3

23/10/2023

3

30/10/2024

 

6 - SUPERVISÃO DE ARTIGOS

Supervisão de Artigos pelos professores das Instituições de Ensino, com possibilidade de acesso técnico aos auditores do MPPR, se necessário.

 

06/11/2024

13/11/2024

20/11/2024

27/11/2024

07 - APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Apresentação dos Artigos pelos grupos a demais grupos e Promotores de Justiça

4

04/12/2024

08 - ENCERRAMENTO

Devolutiva dos Promotores de Justiça - Encerramento

3

11/12/2024

 

40 horas

 

 

Período de inscrições para acadêmicos da UEM:

27/06/2024 a 03/07/2024 às 19h00

 

Resultado do processo seletivo:

08/07/2024

 

Requisitos para inscrição:

Ser acadêmico (modalidade presencial) da Universidade Estadual de Maringá, dos cursos das áreas do CSA – Centro de Ciências Sociais Aplicadas (Economia, Administração, Ciências Contábeis e Direito) e estar cursando a partir do segundo ano de curso (ou terceiro semestre).

 

Vagas:

20 (vinte) vagas ofertadas para acadêmicos de graduação da UEM, sendo 5 (cinco) vagas para cada curso do CSA.

 

Documentação para inscrição:

No momento da inscrição, o candidato deverá anexar no sistema a documentação relacionada abaixo, em um único arquivo em formato PDF, com o tamanho máximo de 5 MB.

- Fotocópia do Documento de Identidade (documento oficial com foto);

- Fotocópia do Cadastro de Pessoas Físicas – CPF;

- Declaração de matrícula / vínculo institucional com o curso de graduação (extrato de matrícula);

- Fotocópia do Histórico Escolar do curso de graduação em andamento. (para emissão de Declaração de Matrícula e histórico acadêmico acesse a SISAV)

Bolsas:

Não há recebimento de bolsas no presente Programa.

 

Mais informações:


https://pec.uem.br/abertura-de-processo-de-selecao-de-estudantes-para-formacao-e-atuacao-no-programa-multiinstitucional-de-fomento-a-cidadania-transparencia-publica-e-controle-social-nas-universidades-estaduais-do-parana


ATENÇÃO - HOJE - VOTAÇÃO NA ELEIÇÃO DO DCC

Alguns alunos relataram ter problemas de erros para votar, a solução encontrada é entrar no SISAV e permanecer logado, na sequência entrar no link da votação

Data da Eleição: 25/06/2024 - das 8h00 às 22h

Votação Eletrônica - Campus Sede e Campus Regional de Cianorte

Endereço eletrônico: https://www.npd.uem.br/eleicao/ 

Ao entrar aparecerá a tela abaixo

Votação.JPGc
Para acessar o sistema de votação os docentes e os discentes deverão utilizar seu login e senha institucional da UEM – o mesmo usado para acessar o e-mail (@uem.br) ou os sistemas SISAV, SGP, Sgcex, Portal do servidor, etc. 

FESTA JUNINA NO CAMPUS REGIONAL DE CIANORTE

Festa Junina CRC 2024.jpg


FISCAL VESTIBULAR 2024 E EAD 2024

Requisitos:

Acadêmicos de graduação
- números do registro acadêmico, do CPF e do PIS/PASEP ou NIT*;
- estar regularmente matriculado.

Alunos de pós-graduação
- números do registro acadêmico, do CPF e do PIS/PASEP ou NIT*;
- estar regularmente matriculado.

Somente serão efetivadas as inscrições em que não haja divergência entre as informações exigidas e as constantes nos arquivos da PRH (para servidores) e da DAA (para acadêmicos e alunos de pós-graduação).


* Aqueles que não estiverem cadastrados no PIS/PASEP ou NIT na Previdência Social poderão acessar https://cnisnet.inss.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml e efetuar o cadastro.


Eleições DCC 2024

CALENDÁRIO ELEITORAL DAS ELEIÇÕES DO DCC

O Edital 001/2024 - Comissão Eleitoral do DCC, fixa os prazos para  às Eleições para Chefe e Chefe Adjunto do DCC, Coordenador e Coordenador Adjunto do Conselho Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis (Campus Sede e Campus Regional de Cianorte) :

DATA EVENTO
Até o dia 07/06/2024 • Inscrições das chapas e indicação dos fiscais, por requerimento no E-Protocolo, conforme instruções do PRO, até as 23h59.
10/06/2024

• Homologação das inscrições das chapas e
credenciamento dos fiscais pela Comissão Eleitoral do DCC.
• Divulgação da relação nominal dos eleitores e
respectivas seções pela Comissão Eleitoral do DCC.

• Divulgação do endereço eletrônico para a votação e o
horário de votação e o endereço eletrônico de apuração dos resultados pela Comissão Eleitoral do DCC.

13/06/2024 Eleição dos representantes docentes (titular e suplente) do DCC no COU
18/06/2024 • Eleição–Campus Sede: das 08h00 às 22h00
• Eleição–Campus Regional de Cianorte: das 08h00 às 22h00
19/06/2024 • Apuração dos votos (Maringá e Cianorte): As 14h30min. em endereço eletrônico.
Até o dia 01/07/2024 • Encaminhamento do resultado da apuração à Chefia do DCC para os procedimentos cabíveis.

 

Clique aqui para acessar na integra o Edital 001/2024-DCC

 

CALENDÁRIO ELEITORAL DAS ELEIÇÕES DO DCC- PRORROGADO

O Edital 002/2024 - Comissão Eleitoral do DCC, fixa NOVOS prazos para  às Eleições para Chefe e Chefe Adjunto do DCC, Coordenador e Coordenador Adjunto do Conselho Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis (Campus Sede e Campus Regional de Cianorte) :

DATA EVENTO
Até o dia 10/06/2024 • Inscrições das chapas para a Coordenação de Curso - Campus Sede e Campus Regional de Cianorte, por requerimento no E-Protocolo, conforme instruções do PRO, até as 23h59.
14/06/2024

• Inscrições das chapas e indicação dos fiscais, por requerimento no E-Protocolo, conforme instruções do PRO, até as 23h59.

17/06/2024

• Homologação das inscrições das chapas e
credenciamento dos fiscais pela Comissão Eleitoral do DCC.
• Divulgação da relação nominal dos eleitores e
respectivas seções pela Comissão Eleitoral do DCC.

• Divulgação do endereço eletrônico para a votação e o
horário de votação e o endereço eletrônico de apuração dos resultados pela Comissão Eleitoral do DCC.

25/06/2024 • Eleição–Campus Sede: das 08h00 às 22h00
• Eleição–Campus Regional de Cianorte: das 08h00 às 22h00
26/06/2024 • Apuração dos votos (Maringá e Cianorte): As 09h30min. em endereço eletrônico.
Até o dia 01/07/2024 • Encaminhamento do resultado da apuração à Chefia do DCC para os procedimentos cabíveis.

 

Clique aqui para acessar na integra o Edital 002/2024-DCC

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS DAS ELEIÇÕES DO DCC

Através do Edital 003/2024 - Comissão Eleitoral do DCC,  COMUNICA aos interessados a HOMOLOGAÇÃO da(s) chapa(s) inscrita(s) e o CREDENCIAMENTO de fiscal(is) indicado(s), conforme segue

 

a) CHEFE E CHEFE ADJUNTO DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS :                   

Nome da Chapa 1

Nome

 Claudinei de Lima Nascimento

Matricula

 153520

Nome do adjunto

Claudio Marques

Matricula do adjunto

97062-8 

Fiscal credenciado

 Não houve indicação de fiscal

 

b) REPRESENTANTE DOCENTE TITULAR E SUPLENTE DO DCC JUNTO AO CONSELHO UNIVERSITÁRIO(COU)

             

Nome da Chapa 1

Nome (Titular)

 Marcelo Soncini Rodrigues

Nome (Suplente)

 Kelly Cristina Múcio Marques

 

Clique aqui para acessar na integra o Edital 003/2024-DCC 

HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS DAS ELEIÇÕES DO DCC

Através do Edital 004/2024 - Comissão Eleitoral do DCC,  COMUNICA aos interessados a HOMOLOGAÇÃO da(s) chapa(s) inscrita(s) e o CREDENCIAMENTO de fiscal(is) indicado(s), conforme segue

a)COORDENADOR E COORDENADOR ADJUNTO DO CONSELHO ACADÊMICO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – CAMPUS SEDE :

 

Nome da Chapa 1

Nome

Valter da Silva Faia

Matricula

153658

Nome do adjunto

Nilson Facci

Matricula do adjunto

153601

Fiscal credenciado

Não houve indicação de fiscal

b) COORDENADOR E COORDENADOR ADJUNTO DO CONSELHO ACADÊMICO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – CAMPUS REGIONAL DE CIANORTE:

 

Não houve inscrições de Chapas para os cargos de Coordenador e Coordenador Adjunto do Curso de Ciências Contábeis – Campus Regional de Cianorte.

 

Abaixo consta a listas dos Eleitores Votantes do DCC

Discentes de Pós-graduação

Discentes de Graduação do Campus Sede

Discentes de Graduação do Campus Regional de Cianorte

Docentes do DCC

Técnicos do DCC

Se seu não estiver na lista entre em contato com a Secretaria do DCC: sec-dcc@uem.br ou  + 55 44 3011-4909

 

 

Data da Eleição: 26/06/2022 - das 8h00 às 22h

Votação Eletrônica - Campus Sede e Campus Regional de Cianorte

Endereço eletrônico: https://www.npd.uem.br/eleicao/ 

Ao entrar aparecerá a tela abaixo

Votação.JPGc
Para acessar o sistema de votação os docentes e os discentes deverão utilizar seu login e senha institucional da UEM – o mesmo usado para acessar o e-mail (@uem.br) ou os sistemas SISAV, SGP, Sgcex, Portal do servidor, etc.
 

APURAÇÃO DE VOTOS

Campus Sede e Campus Regional de Cianorte
Data da Eleição: 26/06/2024 - das 9h30
Local: em endereço eletrônico.

ATENÇÃO - HOJE - VOTAÇÃO NA ELEIÇÃO DO CSA 

Alguns alunos relataram ter problemas de erros para votar, a solução encontrada é entrar no SISAV e permanecer logado, na sequência entrar no link da votação

Data da Eleição: 13/06/2024 - das 8h00 às 22h

Votação Eletrônica - Campus Sede e Campus Regional de Cianorte

Endereço eletrônico: https://www.npd.uem.br/eleicao/ 

Ao entrar aparecerá a tela abaixo

Votação.JPGc
Para acessar o sistema de votação os docentes e os discentes deverão utilizar seu login e senha institucional da UEM – o mesmo usado para acessar o e-mail (@uem.br) ou os sistemas SISAV, SGP, Sgcex, Portal do servidor, etc. 

EVENTO UM ECONOMISTA NA PRÁTICA

Evento economia.jpg

📈 Quarta-Feira dia 12/06 haverá um evento sobre o dia a dia de um Economista na Prática com o Analista de Investimentos, Fabricio Silvestre

🗓 Data: 12/06 (Quarta-Feira)

📢 O evento será online, aberto ao público e valerá AAC!

🚀 Não perca a oportunidade de participar e conhecer o cotidiano e atividades realizadas por um profissional economista!

🚨Acesse o link abaixo para participar⤵
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScMyiqvglgSg7gNL4pTFfd34_FNGvwcQ1QZAyoe_WlawgU8Ag/viewform?pli=1


Centros de Ensino da UEM promovem eleições no mês de junho

Eleições_2024_-_Centros_de_Ensino.jpg

Os Centros de Ensino da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizarão, durante o mês de junho, eleições para Diretores e Diretores Adjuntos para o mandato 2024/2028. Pela primeira vez, todos os centros terão apenas uma chapa concorrendo aos cargos.

O reitor da UEM avalia as próximas eleições com um marco histórico da Universidade. “A UEM está vivendo um momento eleitoral para as direções de Centro de Ensino. São faculdades internas, no total são sete. E pela primeira vez na história recente da UEM, a Universidade tem sete eleições e todas elas com chapa única, ou seja, a UEM está pacificada. Esta é uma importante constatação. É a primeira vez que isso ocorre. Os centros estão unidos e a Universidade também, em prol daquilo que é sua importante missão: a de formação de excelência, dando a cada um dos seus estudantes, seja de graduação, EaD ou pós-graduação, horizontes, perspectivas, desenvolvimento e transformação."

Confira os Centros de Ensino e seus candidatos  

Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA)

 

CSA 2024 Eleiçoes.jpg

 

Diretor: João Marcelo Crubellate

O professor João Marcelo Crubellate é professor associado nível C no Departamento de Administração (DAD) da UEM, atuando no DAD desde 1998 como professor universitário. Foi aluno no curso de Administração da UEM, graduando-se em 1995. Cursou o mestrado em Administração na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Doutorado em Administração na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Realizou estágio pós-doutoral no Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), em Roma. Tem também formação em nível de doutorado em Filosofia (Ética) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). É professor no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Administração (PPA), tendo coordenado o programa por 3 gestões (2005-2007; 2010-2012; 2013) e no Programa de Mestrado em Ciências Contábeis (PCO). Foi representante do DAD no Conselho Universitário (COU) entre 2016 e 2018; foi chefe do Departamento em 2022. Foi Assessor de Planejamento da UEM (2018-2019) e Pró-reitor de Planejamento entre 2019 e 2020. Atualmente, é diretor adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA/UEM).

 

Diretor adjunto: Antonio Marcos Flauzino dos Santos

O professor Antonio Marcos Flauzino dos Santos é professor adjunto nível C no Departamento de Ciências Contábeis (DCC/UEM), atuando no Câmpus Regional de Cianorte (CRC) desde 1996 como professor universitário. Foi aluno no curso de Ciências Contábeis da UEM, Câmpus Regional de Cianorte, graduando-se em 1993. Cursou o Mestrado em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Doutorado em Administração Pública e Governo na EAESP da Fundação Getúlio Vargas. Professor temporário em 1996 e professor efetivo desde 1997. Foi diretor do CRC por três gestões (2000-2002; 2002-2006; 2006-2010). Foi coordenador do Conselho Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis do CRC por 3 gestões (2010-2012; 2012-2014; 2016-2018) e coordenador adjunto do Conselho Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis do CRC na gestão 2014-2016. Foi Pró-reitor de Administração da UEM na gestão 2018-2022. Atualmente, é coordenador adjunto do Conselho Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis do CRC.

PROPOSTAS

- Elaborar, em conjunto com os departamentos, projeto de revitalização e modernização das salas de aula do Centro (computadores, quadros interativos, climatização), visando à configuração de ambiências de ensino apropriadas às diferentes modalidades de cursos oferecidos (graduações, especializações, mestrados e doutorados, cursos de extensão de curta duração).

- Desenvolver esforços para reaparelhar e modernizar as salas de aula e os laboratórios do Centro.

- Apoiar os programas no seu esforço para melhorar os conceitos de avaliação junto à CAPES.

- Apoiar a elaboração de novos projetos de extensão e prestação de serviço no âmbito do Centro e de suas unidades, de modo a maximizar o potencial de recursos e competências instaladas no CSA.

- Discutir e elaborar o Planejamento Estratégico do CSA, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade.

A eleição para o CSA ocorrerá no dia 13 de junho.

Fonte: https://www.asc.uem.br/index.php?option=com_content&view=article&id=29076:centros-de-ensino-da-uem-promovem-eleicoes-no-mes-de-junho&catid=986&Itemid=211

Data da Eleição: 13/07/2024 - das 8h00 às 22h

Votação Eletrônica - Campus Sede e Campus Regional de Cianorte

Endereço eletrônico: https://www.npd.uem.br/eleicao/ 

Ao entrar aparecerá a tela abaixo

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Para acessar o sistema de votação os docentes e os discentes deverão utilizar seu login e senha institucional da UEM – o mesmo usado para acessar o e-mail (@uem.br) ou os sistemas SISAV, SGP, Sgcex, Portal do servidor, etc.
 

INSCRIÇÕES ABERTAS - Monitoria Ano Letivo 2024  

 
O Edital nº. 001/2024- DCC -  Publica procedimentos para inscrição e seleção no Programa de Monitoria para o Curso de Ciências Contábeis – ano letivo de 2024.

Período de inscrição: 10/06/2024 a 14/06/2024

Período de entrevistas: 24/06/2024 a 26/06/2024, das 8h00 às 11h00 e das 18h00 às 22h00, remotamente pela plataforma Google Meet/Hangouts. O endereço da sala virtual será encaminhado no email dos candidatos inscritos.

Divulgação do resultado: 28/06/2024

CAMPUS SEDE – MARINGÁ (2 vagas):

  • Contabilidade Geral I –   12  h/a semanais; ou
  • Contabilidade Geral II –   12  h/a semanais;
  • Contabilidade e Análise de Custos – 12 h/a semanais;

 CAMPUS REGIONAL DE CIANORTE (1 vaga):

  • Contabilidade Geral I –   12  h/a semanais; ou
  • Contabilidade Geral II –   12  h/a semanais; ou
  • Contabilidade e Análise de Custos – 12 h/a semanais;

Podem candidatar-se à monitoria os alunos que atendem aos seguintes requisitos (art. 8º Res. 014/2009-PEN):
a) estar regularmente matriculado em curso de graduação ou pós-graduação da UEM;
b) ter disponibilidade para dedicar-se à monitoria, sem prejuízo das atividades do curso;
c) haver integralizado o componente curricular objeto da seleção, ou equivalente;
d) não estiver respondendo a processo disciplinar.

Para acessar a integra da Edital no. 001/2024 -DCC - MONITORIA-DCC clique aqui.

Clique aqui para baixar o formulário de inscrição para Maringá.

Clique aqui para baixar o formulário de inscrição para Cianorte


PAINEL: AGENDA DE SUSENTABILIDADE NO SETOR PÚBLICO

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II Encontro ICBR ESG 2024: Normas e Desafios Profissionais será realizado em 04 de junho de 2024, no Campus Vergueiro da UNINOVE.

Você pode participar PRESENCIALMENTE ou ONLINE. Faça sua Inscrição:
Inscrição Presencial: https://lnkd.in/dE6xZ_2X

Inscrição Online: https://lnkd.in/djrdDSY3


HORARIO DE AULA ANO LEVITO 2024

Clique na sua turma para baixar o horário das aulas do ano letivo de 2024.

Turma 01 - Manhã

Turma 31 - Noturno

Turma 32- Noturno

Turma 81 - Cianorte


PIBIC EM CIANORTE

Estão abertas as inscrições para os alunos que desejam participar de Projetos Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica no Campus de Cianorte.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) tem como foco principal estimular o desenvolvimento científico dos novos talentos (acadêmicos). Ele incentiva a iniciação em pesquisas científicas em diversas áreas do conhecimento e oferece uma oportunidade para ingressar na carreira de pesquisa. Em contrapartida, os participantes podem também receber bolsas de pesquisa.

Os interessados no campus Cianorte, entrar com contato com a Profa. Evelini, no email elmgarcia@uem.br, até o dia 22 de maio de 2024 (próxima quarta feira)

Link do edital do PIBIC: http://www.ppg.uem.br/images/downloads/pes/pibic/Edital-002-2024-PPG-PES-Republicacao.pdf


EGRESSO DE CIANORTE RECEBE PREMIO DE MELHOR ARTIGO NO EMA DA ANPAD

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Prêmio no congresso do EMA-Anpad realizado na ESPM em São Paulo de melhor artigo em marketing publicado em periódicos nacionais, com o projeto When Macroeconomic Conditions Influence Marketing Investments. Esse artigo foi publicado na RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 63, n. 3, 2023. Os autores são Evelini Lauri Morri Garcia (DCC/UEM), Valter Afonso Vieira (PPA/UEM) e Guilherme Henrique Maximo Rodrigues (DCC/UEM). O trabalho é fruto do TCC do ex-aluno Guilherme, orientado pela Profª Drª Evelini Laurri Morri Garcia.


TRAJETÓRIA PROFISSIONAL NO MERCADO FINANCEIRO

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📈 Segunda-feira dia 27/05 haverá um evento sobre a Trajetória Profissional no Mercado Financeiro com o Professor certificado pelo CFA, Henrique Cezar.

🗓 Data: 27/05 (Segunda-Feira)

📢 O evento será presencial, aberto ao público e valerá AAC!

🚀 Não perca a oportunidade de participar e conhecer as possibilidades e perspectivas de atuação profissional neste mercado


AJUDE O RIO GRANDE DO SUL

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VOLTA AS AULAS

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CALOURADA 2024

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EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PROFESSOR FORMADOR UAB

Edital 011/2024- DCC

Comunica  o Resultado do PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES FORMADORES, que atuarão, durante o ano civil de 2024, como bolsistas nos cursos de graduação e/ou pós-graduação ofertados na modalidade de Educação a Distância pela Universidade Estadual de Maringá, em convênio com o Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Candidato - Filipe da Silva Santos - 1º Lugar

Para acessar a integra da  Edital 011/2024 do DCC clique aqui


ATENÇÃO RENOVAÇÃO DE MATRICULAS DOS VETERANOS

A Renovação de Matrícula para o ano letivo 2024 está sendo realizada no período de 26/02 a 29/03/2024, via SISAV, e é obrigatória a TODOS os alunos!😉

Fiquem atentos aos prazos!!!
Até o momento muitos alunos ainda não efetivaram a matrícula 2024.😱
O aluno que perder o prazo para a renovação, poderá efetivar como RETARDATÁRIO, no período de 14/05/2024 a 23/05/2024, com pagamento de multa - R$100,00 via SISAV. 😮
Quem não renovar matrícula em modo normal até 29/03/2024 ou como retardatário até 23/05/2024 perderá o vínculo com o curso de Ciências Contábeis, sendo necessária aprovação em novo vestibular para voltar a estudar na UEM.😫

Qualquer dúvida, entre em contato com a coordenação.

Edital 006/2024- DAA

Comunica  o prazo e os procedimentos de matrículas para o ano letivo de 2024.

Para acessar a integra da  Edital 006/2024 do DAA clique aqui

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Processos Especiais de Ingresso

 - Transferência Interna
 - Transferência Externa
 - Portador de Diploma (Novo Curso / Nova Habilitação)
 - Reingresso de Alunos Desligados 
 

Cronograma para o ano letivo de 2024

 Publicação do Edital e Divulgação das Vagas Até 11/03/2024
 Inscrições 25 a 31/03/2024
 Resultado Até 02/05/2024
 Matrícula (Transferêcia Externa e Portadores de Diploma)  02 a 05/05/2024

 

Edital nº 027/2024-DAA (2ª Republicação) - Publica prazos, procedimentos e número de vagas para os Processos Especiais de Ingresso para o ano letivo 2024 – CURSOS PRESENCIAIS.   

Turma 46  - PRESENCIAL Educação Financeira Sustentável: base para a prosperidade

Estarão abertas até o dia 15/03/2024, inscrições para o 46º Curso de Educação Financeira Sustentável: a base para a prosperidade.

O Curso é aberto para toda comunidade de Maringá e Região e objetiva trabalhar aspectos saudáveis na vida financeira. No curso discute-se estratégias para um consumo consciente, apresenta mecanismos de controle dos gastos, e demonstra várias formas de investimentos.

Professores dos Departamentos de Administração, Ciências Contábeis e  Economia que ministram o curso enfatizam para a importância e necessidade de discussão do tema, sobretudo neste momento delicado da economia, em que as variáveis como inflação, taxa de juros, desemprego, e inadimplência vêm apresentado taxas crescentes.

O curso é gratuito e ocorrerá nos dias: 18/03 a 22/03  (segunda-feira à sexta-feira) das 13:30 às 17:00 horas, mais 2,5 horas de atendimento com agendamento.

O curso ocorrerá no Bloco C34 (Economia). Auditório 01.

 

As vagas são limitadas! As inscrições podem ser por internet, telefone ou por e-mail.

INSCRIÇÕES:

Pela internet:  clique aqui.

Informações adicionais

Por telefone: 3011-3227 (Prof. Marco Antonio)

Por e-mail: azotarelli@uem.br


ATENÇÃO ALTERAÇÃO CRONOGRAMA DO TCC

Edital 006/2024- DAA

Comunica  o prazo e os procedimentos de matrículas para o ano letivo de 2024.

Para acessar a integra da  Edital 011/2024 do DCC clique aqui

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Faça da contabilidade o seu futuro! ❤

Chegou a hora de marcar na agenda os prazos das universidades! 🗓🚀

Preparem-se para uma jornada incrível de aprendizado e crescimento.

Estamos aqui para ajudar na construção desse futuro brilhante! 🌟📚

#CRCPR #CRCJovem #ENEM #CienciasContabeis #SISU #ProUni #EnsinoSuperior

 Clique aqui e assista o video do CRC-PR


Abertura de seleção de alunos para participar nas atividades de Extensão do PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA SUSTENTÁVEL: base da prosperidade.

O Edital 001/2024 abre as inscrições para seleção de alunos que tenham interesse em participar das atividades do Projeto Educação Financeira Sustentável: base da prosperidade da Universidade Estadual de Maringá.

Poderão candidatar-se os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Comunicação e Multimeios, da Universidade Estadual de Maringá, que atenderem aos seguintes requisitos:

1.1. Estar regularmente matriculado, como estudante de graduação nos cursos citados, preferencialmente, nas três primeiras séries;

1.2. Apresentar bom rendimento acadêmico, de acordo com os parâmetros fixados pelo colegiado máximo de ensino de graduação da IES, possuindo nota média total igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero);

1.3. Ter disponibilidade para dedicar pelo menos quatro horas semanais às atividades do Projeto.

Os interessados deverão fazer a inscrição on-line (pelo linkhttps://forms.gle/JoP96NmXRTCfVGRr7), no período de 05 a 23 de fevereiro de 2024, devendo o candidato ler completamente os respectivo edital disponível no link abaixo:

Clique aqui para acessar o Edital 001/2024 EDFIN na integra. 


PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE ASSESSORES

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É hora de dar o primeiro passo para atuar no mercado financeiro e conquistar sua independência financeira.

Nosso Programa de Formação para assessores é para você que deseja seguir carreira como assessor de investimentos, uma das carreiras mais promissoras do mercado financeiro.

Conheça o Programa:
- 4 semanas de estudo 100% online;
- Materiais gratuitos;
- Mentoria com profissionais especializados;
- Aulão com Edgar Abreu;
- Simulados;

Requisitos e Qualificações
- Ensino superior em andamento ou concluído;
- Interesse no mercado financeiro/investimentos;
- Disponibilidade para cumprir a carga horária do programa;
- Participar de todas as aulas e simulados;

Pronto para dar o primeiro passo? Me manda mensagem e vem pro game!


 


TRANSFERÊNCIA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS

Através da Resolução nº 033/20223-CON foram transferidas as atividades de ensino para os eventos "EAIC e 33ª Semana do Contador Maringá.

Turno Dias Evento
Matutino  23 e 24/11/2023 EAIC
Noturno 20 a 22/11/2023 33ª Semana do Contador Maringá

 

Para acessa a Resolução nº 033/20223-CON clique aqui.


Workshop - As novas normas IFRS S1 e IFRS S2 e suas implicações para o Mercado Brasileiro

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Inscrições clique aqui.

VISITA TÉCNICA FEITA NA RECCO

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Regras para Submissão de Artigos e Trabalhos na XXXIII Semana do Contador de Maringá

 A comissão organizadora da XXXIII Semana do Contador de Maringá disponibilizou hoje as regras para a submissão de artigos e trabalhos.

Para maiores informações clique aqui.


Ação Solidária do CSA

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XXXIII Semana do Contador de Maringá

 

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Maiores informações clique aqui


CURSOS RECEBEM NOTA 4 NO ENADE

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O Curso de Ciências Contábeis da UEM do Campus Sede e CRC recebem quatro estrelas no Guia do Estadão

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CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EFETIVO DO DCC - CAMPUS SEDE E CAMPUS REGIONAL DE CIANORTE

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Concurso Público Edital 229-2023-PRH para Professor Efetivo em Contabilidade Geral Campus Sede- Maringá e Campus Cianorte

DATA DE INSCRIÇÃO: das 8h do dia 25 de outubro de 2023 até às 23h59min do dia 23 de novembro de 2023 no link clique aqui

 


As inscrições para o Trainee Itaú Unibanco 2024 estão abertas!

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As inscrições para o Trainee Itaú Unibanco 2024 estão abertas!

 

💡O Trainee Itaú Unibanco
O programa tem como objetivo a formação e aceleração de carreira dos talentos. Entre imersões, treinamentos, rotações e muito mais, preparamos a futura liderança do Itaú com visão completa dos negócios!

 

Para participar do programa, você poderá optar pelas trilhas de formação: Negócios Varejo ou Negócios Atacado. Está com dúvida em qual se inscrever? A gente te ajuda!
 


🎯Quem é elegível?

-
 Candidatos de cursos de graduação, bacharelado ou licenciatura nas áreas de humanas, exatas ou biológicas, de longa duração e com formação entre dezembro/21 e dezembro/24.
- Inglês requerido apenas na trilha de Negócios Atacado, ok?

- Importante que você tenha disponibilidade para trabalhar em São Paulo a partir de Janeiro de 2024.*

 

💭Tá, mas e quais são os benefícios?

- A remuneração será de R$ 8.500,00.

- Você  não precisará ser efetivado após o programa. A partir do momento que for aprovado (a) já é um ituber;

- Além dos benefícios padrão, como Vale Alimentação, Vale Transporte e Plano de Saúde... No Itaú existe mais um universo de vantagens pra você!

 

💬Por onde serão feitas as inscrições?
 

As inscrições deverão ser realizadas pelo sitehttps://bit.ly/47L686r

 

🚨 As inscrições vão só até o dia 04 de setembro de 2023! 

Nos vemos no processo seletivo! Boa sorte!
 

Programa Trainee Itaú Unibanco 2024 – Uma jornada de transformação feita com você.
 

(*) Caso você ainda não seja ituber e resida fora do Estado de São Paulo ou mais de 100km da cidade, receberá uma bolsa auxílio no valor de 1 salário no primeiro mês para sua comodidade e organização de realocação, se necessário.


UEM alerta alunos sobre escorpiões no câmpus

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Os acidentes com escorpiões aumentaram muito em Maringá neste ano e a preocupação vai além dos domicílios. Na Universidade Estadual de Maringá (UEM), os estudantes são orientados a evitar chinelos e sandálias devido ao aparecimento do bicho peçonhento em salas de aula, corredores e banheiros do câmpus.

Em cerca de 10 dias, estudantes, professores e funcionários que trabalham no departamento de informática da UEM encontraram pelo menos cinco escorpiões. Segundo o professor Ronaldo Augusto de Lara Gonçalves, não foi encontrado somente em um lugar. “De repente aqui na entrada foi visto entrando um aqui, aí de repente em uma sala foi visto outro. No corredor e no banheiro também”, diz.

Por conta do aparecimento dos escorpiões, a UEM enviou um e-mail alertando os alunos a respeito do perigo, orientando evitar calçados abertos pelo menos por enquanto.

De acordo com a prefeita do câmpus, Doralice Aparecida Favaro Soares, um processo de licitação vai ser aberto para contratar uma empresa terceirizada para fazer a dedetização. “O registro que a gente tinha terminou e foi feito um no começo do ano. Agora estamos fazendo outro que deve abranger a universidade como um todo.”

ACIDENTES
O Ministério da Saúde aponta que nos últimos 10 anos a quantidade de acidentes com escorpiões aumentou 149,3% em todo o Brasil. Em Maringá, foram registrados 88 a mais neste ano em relação ao mesmo período de 2022.

Conforme o gerente de Zoonozes, Eduardo Alcântara Ribeiro, durante muito tempo o Ministério da Saúde defendeu metodologias de busca ativa. “Nós sabemos hoje que a busca ativa é limitada. A busca ativa é a gente abrir uma tampa de um bueiro, procurar o escorpião, porque ele tem alimento abundante e se multiplica de forma exponencial. Uma fêmea se multiplica sem precisar do macho e ela tem duas a três crias por ano, com 10 a 20 filhotes. Temos que trabalhar evitando o alimento para ele, como por exemplo, na hora de utilizar um veneno em casa para barata, dê preferência de usar iscas, porque produtos químicos que aplicamos no nosso quintal podem causar o efeito desalojante, ele sai do abrigo dele e vai para dentro de casa, aí podem acontecer os acidentes”, afirma.

A prefeitura alega que o extermínio do animal peçonhento não é possível. Com isso, as recomendações para evitar ataques são em não deixar restos de comida que possam atrair baratas e também entulhos em quintais, tapar ralos com o uso de telas de proteção e verificar bem e agitar roupas e calçados antes do uso. (Com informações do site Maringá Mais) 

Por Redação RCP

O PAPEL DA AGENCIA REGULADORA

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AMR Convida!

A Agência Maringaense de Regulação (AMR) tem por objetivo regular, controlar e fiscalizar os serviços públicos delegados e os operados diretamente pelo Município de Maringá.

Também, incentivar o debate sobre o seu papel na garantia do direito da população maringaense dos serviços delegados.

Ela foi criada como uma autarquia especial, em 25 de outubro 2010 e é regida atualmente pela Lei nº1369/2023;

Participe Conosco a partir as 9h do dia 18-ago-2023! ONLINE!
https://www.youtube.com/watch?v=9X7tP-ch8sU&ab_channel=PREFEITURADEMARING%C3%81

Caso necessite de certificado de participação, faça a inscrição em https://docs.google.com/forms/d/18tvg3Qf9ldSOg4nUUHfhjEcoXigzFmbx6gONAOPU9W0/viewform?pli=1&pli=1&edit_requested=true


IMPACTA MARINGÁ 2023

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O Impacta Maringá é um evento sem fins lucrativos realizado pelo Copejem que visa retribuir conhecimento para a sociedade com o tema de negócios de Impacto. Como contrapartida pedimos a doação de um livro novo ou em bom estado de conservação para contribuição ao projeto. Caso não seja possível a doação do livro no dia do evento, o participante poderá optar pelo pagamento de um PIX no valor simbólico de R$ 10,00.

Este ano, o tema está voltado para a empresas de impacto social e ambiental.

Data: 17 de agosto de 2023 (quinta-feira)

Modalidade: Presencial

Local: Teatro Marista

Capacidade: 908 lugares (898 poltronas + 10 espaços reservados para cadeirantes)

Certificado com AAC (Atividade Acadêmica Complementar): 4 horas.

Horário de Início: 19:00hr

Duração Aproximada: 2h30min

link para inscrição : https://www.sympla.com.br/evento/impacta-maringa-2023/2069073


CSA realiza o lançamento do Programa de Cidadania Financeira

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Galeria de fotos

O Centro de Ciências Aplicadas (CSA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizou no dia 02/08, o lançamento do Programa de Cidadania Financeira (Procifin), com o projeto de extensão “Educação Financeira Sustentável: base para a prosperidade”. O evento contou com a presença da vice-reitora Gisele Mendes. O Procifin foi criado por meio da Resolução nº 001/2023-COU.   

Os objetivos do programa são:

1. Desenvolver atividades de pesquisa, ensino, extensão e prestação de serviços de forma multidisciplinar envolvendo os cursos de graduação e pós-graduação afetos ao CSA e áreas afins;

2. Promover cursos de capacitação e especialização lato senso para as comunidades interna e externa para o desenvolvimento da cidadania financeira;

3. Oferecer assessoria e consultoria às comunidades interna e externa, por meio da Clínica Financeira, bem como prestação de serviços diversos no âmbito de sua área de atuação;

4. Estabelecer parcerias com atores públicos e privados para viabilizar a expansão da cidadania financeira em nível local, regional e nacional;

5. Firmar convênios com o serviço público nos âmbitos municipal, estadual e federal com a finalidade de oportunizar o avanço/fortalecimento da cidadania financeira;

6. Atuar como grupo de pesquisa vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Segundo a professora do Departamento de Administração (DAD/UEM), Vilma Meurer Sela, “a cidadania financeira é o exercício de direitos e deveres que permite ao cidadão gerenciar bem seus recursos financeiros. Pode-se dizer que os direitos do cidadão se referem à inserção da população aos mercados e à educação financeira. Já os deveres estão relacionados a honrar compromissos financeiros, não cometer fraudes, adquirir produtos e serviços legalizados e cumprir as obrigações fiscais relacionadas às transações financeiras”.

Como visto, a promoção da Cidadania Financeira requer um trabalho integrado, com a participação de diversos atores. Por meio do programa será possível integrar docentes e discentes de diversos departamentos da UEM e de outras instituições de ensino com a comunidade externa (instituições públicas e privadas, sociedade civil organizada, empreendedores, etc.) para atuarem em prol da cidadania financeira por meio de atividades de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços à população de Maringá e região.

Para a professora o debate sobre o conceito “cidadania financeira” é relativamente novo, não havendo entendimentos finalizados, consolidados ou consensuais sobre sua definição. “Nesse sentido, o programa visa reunir pesquisadores que trabalham com os diversos pilares da cidadania financeira, contribuindo assim para o avanço do seu debate, dentro e fora da instituição, buscando a consolidação do tema. Além de contribuir para o debate sobre o tema, o programa visa auxiliar o cidadão a tomar melhores decisões financeiras, a desenvolver capacidades e autoconfiança para gerenciar bem os recursos financeiros, a buscar conhecimento sobre seus direitos e obrigações legais com relação ao uso de produtos e serviços financeiros, bem como para entender seus riscos e benefícios. Ou seja, busca ofertar ações que visem o bem-estar financeiro da população, que implica em ter segurança e liberdade financeira para escolhas no presente e no futuro” afirma.

Atividades: Palestras/workshops, cursos, clínica financeira, minicursos em semanas acadêmicas, participação na Semana Nacional/Maringaense de Educação Financeira, atividades de pesquisa, Coordenação da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira no Estado do Paraná, releases mensais e Grupo de Estudos (GTs).

Parcerias: Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Prefeitura Municipal de Maringá (PMM), Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati/UEM), Universidade Federal da Paraíba (UFP), Projeto de Extensão Educação Financeira para Toda a Vida e Projeto Aposentação/UEM 


KPMG - AUDITORIA - Jovens Talentos

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CURSO DE EXTENSÃO DIREITO TRABALHISTA - Folha de Pagamento e Verbas Rescisórias

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Clique aqui para se inscrever (Apenas a partir do dia 07/08) 


1º Jogos Universitários de Contabilidade de Maringa (JUCOM)

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Para se inscrever clique aqui.


2º EXAME DE SUFICIENCIA DE 2023

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), no uso de suas atribuições legais e com base no Decreto-Lei n.º 9.295/1946, com alteração dada pela Lei n.º 12.249/2010, torna pública a data de abertura das inscrições para o Exame de Suficiência Edição n.º 2/2023 e estabelece as normas para a sua realização, como um dos requisitos para a obtenção de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC), conforme regulamentação dada pela Resolução CFC n.º 1.486/2015.

O Exame de Suficiência será constituído de prova objetiva de múltipla escolha, a ser realizada na modalidade presencial.

As inscrições deverão ser efetuadas somente no site da Consulplan (www.consulplan.net) ou no site do CFC (www.cfc.org.br), no período compreendido entre 16h do dia 3 de julho de 2023 e 16h do dia 10 de agosto de 2023, observado o horário oficial de Brasília (DF).

A taxa de inscrição é de R$70,00 (setenta reais), a ser recolhida em guia própria, em favor do CFC.

A isenção de taxa deverá ser solicitada pelo examinando, no ato da inscrição e por meio do sistema, no período compreendido entre 16h do dia 3 de julho de 2023 às 16h do dia 5 de julho de 2023 (horário oficial de Brasília).

A prova para todos os examinandos será aplicada no dia 24 de setembro de 2023 (domingo), no turno da manhã, das 10h às 14h, observado o horário de Brasília (DF).

O edital completo está disponível no site da Consulplan (www.consulplan.net).

O extrato do edital foi publicado no dia 30/06/2023, Seção 3, página 146, no Diário Oficial da União. Para acessar o edital CLIQUE AQUI


CIEE NA UEM - B33- ESTÁGIOS

Nos dias 25/07/23 às 14h e 01/08/23 às 19h, no Bloco B33 da Universidade Estadual de Maringá, o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) de Maringá, oferecerá uma palestra a respeito das oportunidades de estágios viabilizadas por este agente de integração.

Nestes dias, o CIEE falará a respeito das oportunidades de estágios oferecidas, de modo a deixar os acadêmicos cientes das possibilidades de atuarem no mercado de trabalho de sua área. Os estágios possibilitam aprendizados e contribuem para sua formação profissional, além de proporcionar o contato com uma empresa na sua futura área de atuação.

Para mais informações, entrem em contato com a ETG - Divisão de Estágios da Universidade Estadual de Maringá, pelo e-mail <sec-etg@uem.br> ou pelos telefones 3011 4211.

Obs.: não é necessário inscrição.

Cordialmente.

Divisão de Estágios da UEM - ETG
(44) 3011-4129 ou 3011-4211


INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS  - Monitoria Ano Letivo 2023 

O Edital nº. 002/2023- DCC - homologa as inscrições  no Programa de Monitoria para o Curso de Ciências Contábeis – ano letivo de 2023.

 

MONITORIA  REMUNERADA

Campus Sede (Maringá):

Disciplina: Contabilidade Geral  II – 12 h/a semanais -

Inscrição homologada: Maria Luiza Machado Viana  - RA 123838

Disciplina: Contabilidade Análise de Custos II – 12 h/a semanais -

Inscrição homologada: Não houve inscrito(s)

Campus CRC(Campus Regional de Cianorte):

Disciplina: Contabilidade Geral  II – 12 h/a semanais -

Inscrição homologada: Sabrina de Brito Ferreira   - RA 119109.

MONITORIA  VOLUNTÁRIA

Campus Sede (Maringá):

Disciplina: Contabilidade Geral  II – 12 h/a semanais -

Inscrição homologada: Alex Ferreira Lopes  - RA 115251

 

Campus CRC(Campus Regional de Cianorte):

Disciplina: Contabilidade Geral  II – 12 h/a semanais -

Inscrição homologada: Brenda Baggio Maschio    - RA 118148.

Clique aqui para ver o edital na integra.


MONEY WEEK - Evento Online e Gratuito

A Money Week está entre os principais eventos de investimentos e finanças da América Latina. 👆

Da educação financeira à geração de renda, da reserva de emergência às estratégias mais sofisticadas e exclusivas, a Money Week dá vida à sua melhor versão como investidor. Junte-se a pessoas que têm o mesmo objetivo que você e acelere de vez sua jornada rumo à independência financeira.

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Clique aqui para maiores informações e inscrição.

 


INSCRIÇÕES ABERTAS - Monitoria Ano Letivo 2023  

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O Edital nº. 001/2023- DCC -  Publica procedimentos para inscrição e seleção no Programa de Monitoria para o Curso de Ciências Contábeis – ano letivo de 2023.

Período de inscrição: até  a 07/07/2023

Período de entrevistas: 11/07/2023 a 21/07/2023, das 8h00  ás 11h00 e das 19h00 às 22h00, remotamente pela plataforma Google Meet/Hangouts.

Divulgação do resultado: 25/07/2023

Campus Sede (Maringá):

  • Uma vaga para disciplina de Contabilidade Geral II – 12 h/a semanais;
  • Uma Vaga para disciplina de Contabilidade Analise de Custos - 12 h/a semanais - Republicação

Campus Regional de Cianorte:

  • Uma vaga para disciplina de Contabilidade Geral II – 12 h/a semanais;

Podem candidatar-se à monitoria os alunos que atendem aos seguintes requisitos (art. 8º Res. 014/2009-PEN):
a) estar regularmente matriculado em curso de graduação ou pós-graduação da UEM;
b) ter disponibilidade para dedicar-se à monitoria, sem prejuízo das atividades do curso;
c) haver integralizado o componente curricular objeto da seleção, ou equivalente;
d) não estiver respondendo a processo disciplinar.

Para acessar a integra da Edital no. 003/2023 -DCC - MONITORIA-DCC clique aqui.

Para acessar a integra da Edital no. 001/2023 -DCC - MONITORIA-DCC REPUBLICADO clique aqui.

Clique aqui para baixar o formulário de inscrição para Maringá.

Clique aqui para baixar o formulário de inscrição para Cianorte.


 

ENEM - VAGAS REMANESCENTE

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O DAA- Publicou hoje o número de vagas por curso/turno para o Processo de Aproveitamento de Vagas Remanescentes para ingresso no ano letivo de 2023 – Fase 2 - Chamada 1 (Candidatos do ENEM).

Clique aqui para acessar o Edital nº 047/2023-DAA 

Para acessar o site do DAA para maiores informações sobre este assunto clique no link abaixo:

http://www.daa.uem.br/estude-na-uem/vagas-remanescentes


CALOURO - PRECISA DE AJUDA? MANUAL DO CALOURO 2003 

Já saiu o manual do calouro 2023

Clique aqui e confira.


JÁ SABE ONDE VAI ESTUDAR? O DAA DISPONIBILIZOU O HORARIO GERAL DE AULAS 

O DAA disponibilizou hoje horário geral de aulas onde consta os horários e local das aulas de todas as turmas.

Clique aqui e confira.


 

CAMPUS REGIONAL DE CIANORTE - CAFÉ JUNINO

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As aulas vão começar galera! 🥳👏👏
Convidamos toda nossa comunidade acadêmica para nosso Café Junino.
Escolha um prato na lista do drive, traga no dia 26 e vamos fazer uma grande festa de início de ano letivo!!!
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1qeOjkTl1m-OXA_wQrZyD7CK6CSKKjM-e-jI0Ey5SCdk/edit?usp=sharing


PWC NOVA GERAÇÃO DE SOLVERS

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Estão abertas as inscrições para talentos com o desejo de construir uma carreira de sucesso na PwC. Venha compor o nosso time de Auditoria e Asseguração e faça parte Nova geração de solvers.

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Oferecemos vários benefícios, entre eles:
• Licença maternidade e paternidade estendida;
• Auxílio creche;
• Clube de descontos;
• Desenvolvimento de idiomas;
• Plano odontológico;
• Previdência privada;
• Day off aniversário;
• Pacote de ticket (refeição, alimentação e FlexCar);
• Programa de apoio pessoal;
• Gympass e muitos outros.
Em um ambiente que une diferentes culturas, experiências e valores, você vai aprender e se desenvolver constantemente.

Para se inscrever clique aqui.


EDITAL Nº 003/2023 – PCO - PROCESSO SELETIVO

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ALUNOS NÃO REGULARES MESTRADO

Inscrições: de 13/06 a 23/06/2023

Estarão abertas, no período de 13/06/2023 a 23/06/2023, as inscrições para o preenchimento de vagas como aluno NÃO-REGULAR, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, para o 1º semestre do ano letivo de 2023.

Serão ofertadas o limite de até 10 (dez) vagas para cada uma das seguintes disciplinas:

Disciplina
Professor
Dia/horário
Análise Qualitativa de Dados
Prof. Marcelo M. Ferreira
Seg. 14h - 17h30
Planejamento e Controle Organizacional
Profª. Cristina H. M. Ferreira
Seg. 19h30 - 23h
Avaliação de Desempenho Financeiro e Organizacional
Prof. Edwin V. C. Galdamez
Sex. 14h - 17h30
Análise de Informações Financeiras
Prof. José B. Hercos Junior
Sex. 19h30 - 23h

 

Veja mais informações no edital de abertura abaixo:

 003/2023 - EDITAL DE ABERTURA
Download

 

Mesa Redonda - Meio ambiente e as empresas: Gestão e Legislação Mesa.jpg

💡O que sabemos sobre SUSTENTABILIDADE e como podemos contribuir com o meio ambiente para termos um mundo melhor? No nosso evento que acontecerá no dia 28/06, teremos um debate sobre SUSTENTABILIDADE. Nessa Mesa Redonda, abordaremos o meio ambiente em nossa vida e como podemos ter uma empresa sustentável. Neste encontro, vamos discutir a Gestão e Legislação ambiental que impactam diretamente as organizações.

🌱🏭O objetivo desta iniciativa é fornecer informações valiosas para empreendedoras que desejam gerenciar seus negócios de forma sustentável e em conformidade com as leis ambientais. Além disso, é uma ótima oportunidade para conhecer empreendedores da região e estabelecer conexões.

🗓O evento acontecerá em 28 DE JUNHO DE 2023 – Às 19H no auditório do SEBRAE/Maringá e também será transmitido online no perfil da CMEG.
Inscrições pelo Link: https://forms.gle/To6PGZM76rQAxDeZA
🚀Não perca a chance de expandir seus conhecimentos e contribuir para um mundo mais sustentável


DOMINE O INVENTÁRIO - CURSO DE EXTENSÃO - VAGAS ADICIONAIS

Domine o Inventário: Prática Contábil, Tributária e Gestão de Estoques 📊✅

Aprenda a registrar corretamente as movimentações de estoque, explore as implicações fiscais e descubra técnicas para uma gestão eficiente. 📚✅

Coloque seus conhecimentos em prática com exercícios e estudos de caso realistas. Desafie-se a aplicar os conceitos aprendidos e se destaque na área contábil! 💪💡

Clique aqui para realizar sua inscrição, e fique atento segue as orientações abaixo :

📅 Inscrições abertas para 3ª e 4ª séries: 12 a 16 de Junho de 2023.

Para validar sua inscrição no dia do evento você deve levar 5 litros de água sanitária para ajudar uma entidade filantrópica. 💧🤝

📆 Data do evento: 19 a 22 de junho de 2023.

🏢 Local: Bloco B12 - Sala 10, na Universidade Estadual de Maringá.

⏰ Horários: Matutino e Noturno.

Temos 31 vagas remanescentes para o período Matutino e 12 vagas remanescentes para o período noturno, essas vagas são especialmente para alunos da 3ª e 4ª serie do curso de Ciências Contábeis da UEM.

É importante destacar que no quarto dia do curso haverá uma avaliação dos principais temais estudados. Aqueles que obtiverem um desempenho satisfatório (Nota 60) receberão o certificado de participação, comprovando as horas complementares concluídas.

🤝 Apoio: DCC (Departamento de Ciências Contábeis) e PCO (Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis) da UEM. 💼💪


DOMINE O INVENTÁRIO - CURSO DE EXTENSÃO

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📢 Participe do nosso curso de extensão e domine o Inventário! 📚🔍 Aprenda sobre prática contábil, tributária e gestão de estoques em uma oportunidade imperdível. 📊✅

📅 Inscrições abertas para alunos do 2º ano: 05 a 07 de Junho de 2023. Para se inscrever acesse o https://forms.gle/S86phNqW8JtDAkcz5 a seguir e no dia do evento traga 5 litros de água sanitária para ajudar uma entidade filantrópica. 💧🤝

📆 Data do evento: 19 a 22 de junho de 2023.

🏢 Local: Bloco B12 - Sala 10, na Universidade Estadual de Maringá. Se prepare para mergulhar nesse conhecimento! 🎓🔍

⏰ Horários: Matutino e Noturno. Escolha de acordo com o turno de sua matrícula e não perca essa oportunidade de aprendizado! 🌞🌙

🏫 As vagas são limitadas! 50 inscritos por turno! Fique atento e não perca o prazo de inscrição⏰

🤝 Apoio: DCC (Departamento de Ciências Contábeis) e PCO (Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis) da UEM.

Venha aprimorar suas habilidades e se destacar na área contábil! Não deixe essa oportunidade passar, faça logo sua inscrição📝📚

#CursoDeExtensão #Inventário #Contabilidade #GestãoDeEstoques #Aprendizado


 

CURSO BÁSICO DE NORMAS DA ABNT

Datas: 02, 16, 23 e 30/06/2023, das 19h às 21h (horário de Brasília)
Transmissão: Via Google Meet: https://meet.google.com/anm-mede-gtb
Carga Horária Total: 16 horas
Ministrante: Prof. Júnior Tomaz de Souza

Inscrições: https://forms.gle/id44drXyZuSFMCAcA


EX-ALUNO DO CAMPUS REGIONAL DO CIANORTE TEM ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DA FGV

Como fruto do TCC o ex-aluno Guilherme Henrique Maximo Rodrigues ,do curso de Contábeis Cianorte, publicou o artigo "Quando as condições macroeconômicas afetam os investimentos em marketing" na RAE da FGV.

Parar ver o artigo na integra, clique aqui.


 

 

Inscrições para Trainees na PWC

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PwC abriu o processo seletivo para entrada dos novos "Trainees" - As inscrições ficam abertas até o dia 20/06 e o início está previsto para Setembro.

Para maiores informações, clique aqui e você será direcionado ao instragram da PWC

 


 

ABERTURA DE INSCRIÇÕES E REALIZAÇÃO DA SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INOVAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E E-GOV (INTEGRE) E RESIDÊNCIA TÉCNICA HOMÔNIMA, VINCULADO AO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA TÉCNICA (RESTEC) DO ESTADO DO PARANÁ.

Para maiores informações clique aqui.


NAF PROMOVE MULTIRÃO DO IMPOSTO DE RENDA

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A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), promoveu neste sábado (20), das 9h às 15h, na Praça 26 de Julho, em Cianorte, o mutirão do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2023, de forma gratuita para a população de baixa renda.

Participarão desta ação professores e alunos do curso de Ciências Contábeis da instituição, os quais prestarão orientação gratuita aos cidadãos contribuintes, para pessoas de baixa renda (até 3 salários-mínimos mensais). O NAF auxiliará no preenchimento da declaração de IRPF de 2023, cujo prazo para envio é até 31 de maio. Os demais podem tirar dúvidas e receber instruções.

Segundo a professora do Departamento de Ciências Contábeis (DCC/UEM) e coordenadora do NAF, Simone Leticia Raimundini Sanches, “muitos contribuintes não sabem que estão obrigados a fazer a declaração, porque ao longo do ano de 2022, atingiu rendimentos tributáveis no valor de R$ 22.847,76, entre outros casos, que atendem os quesitos de obrigatoriedade de envio da declaração de imposto de renda”.

Contribuintes que não tiveram o rendimento anual no valor no ano de 2022, mas eventualmente tiveram imposto de renda retido na fonte, geralmente por ocasião de recebimento de férias, podem fazer a declaração para restituir o valor descontado.

Outras dificuldades ou dúvidas recorrentes são sobre o modelo de declaração que devem optar (simplificada ou completa); quais pagamento de despesas que descontam na base de cálculo do IR; como declarar imóveis financiados, entre outros.

O NAF também orientará sobre a possibilidade do contribuinte que faz a declaração no modelo completo, de doar até 3% do seu imposto de renda devido para o Fundo para Infância e Adolescência (FIA) e Fundo do Idoso, pois poucas pessoas sabem dessa possibilidade e acabam não exercendo uma ação de cidadania fiscal.

Sanches salientou que, “essa iniciativa, por ser um projeto de extensão, serve para mostrar que a UEM está aberta para promover ação de cidadania fiscal comunitária. Os contribuintes têm como evitar que o CPF fique irregular pela falta de entrega da declaração do  e tenham que pagar multa pelo atraso. Eles ganham pelo fato que a orientação pode evitar erros de preenchimento da declaração e não cair na malha fina”.

Nos dias 6 e 13 de maio, das 10h às 18h, o NAF realizou mutirão no Shopping Maringá Park, em Maringá, e esteve presente no estande da UEM, na Expoingá, no dia 13 de maio. 

Sobre: O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é um projeto apoiado pela Receita Federal desenvolvido nas Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), que tenham o curso de graduação em Ciências Contábeis, cujo objetivo é oferecer orientação contábil e fiscal gratuito para pessoas físicas de baixa renda, não substituindo, porém, um escritório de contabilidade habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Serviço: O NAF/UEM fica no Bloco B12, no câmpus-sede da instituição, e para mais informações acesse o facebook, nesse link.


DIA DO PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE

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ATENÇÃO - VAGAS REMANESCENTES 

 - Transferência Interna
 - Transferência Externa
 - Portador de Diploma (Novo Curso / Nova Habilitação)
 - Reingresso de Alunos Desligados 
 
Cronograma para o ano letivo de 2023
 Publicação do Edital e Divulgação das Vagas 24/04/2023
 Inscrições (A partir das 14h00 do dia 24/04/2023) 24/04/2023 a 07/05/2023
 Resultado Até 05/06/2023

 

 Edital nº 011/2023-DAA (2ª Republicação) - Processo Especiais de Ingresso - 2023

 Iniciar Solicitação (Transferência Interna)

 Iniciar Solicitação (Transferência Externa, Portador de Diploma)
 Reingresso: A solicitação deve ser realizada conforme descrito no Edital.

 

DISCIPLINAS OPTATIVA - MARINGÁ 2023

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AULA MAGNA CONJUNTA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CSA 

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Para inscrever-se, clique no link abaixo:
https://forms.gle/zE9JrZ1HzUXLS4aX9


 

PROCESSO SELETIVO DO PCO

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Visite : pco.uem.br


 

ATENÇÃO - PRAZO AAC-  FORMANDOS 

Gostaria de lembrar a todos que o prazo máximo para solicitação da AAC (Aproveitamento de Atividades Complementares) é até o dia 01/05/2023. É importante que vocês se atentem a este prazo, pois a AAC é um requisito obrigatório para a conclusão do curso de graduação em Ciências Contábeis. Não deixem para última hora a solicitação da AAC, pois o prazo é limitado e a análise das atividades pode levar algum tempo.  E os certificados tem que estar de acordo com a Resolução N.º 056/2022-CON.


Edital de mobilidade para alunos de graduação Brasil-Alemanha

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Saiu o edital da mobilidade para os alunos da graduação Brasil-Alemanha.  http://www.eci.uem.br/noticias/edital-015-2023-programa-de-mobilidade-academica-internacional-processo-seletivo-para-a-acao-de-mobilidade-brasil-alemanha  


 

Revista Enfoque

Começamos o ano com uma boa notícia a Revista Enfoque continua com o conceito A3 no Qualis da Capes.
 
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PROTOCOLOS DE BIOSEGURANÇA JULHO/2022

PROTOCOLO DE BIOSSEGURANÇA PARA DISCENTES

PROTOCOLO DE BIOSEGURANÇA PARA SERVIDORES

Maiores informações Clique aqui. 


ATENÇÃO ACADÊMICOS

A Coordenação do Curso tem verificado que muitos de vocês estão confundindo os e-mails de contato das coordenações, chefia e secretaria, assim, segue abaixo o e-mail e as principais questões que vocês poderão resolver. Não enviem e-mail para os e-mails pessoais dos professores pois isto não agiliza o processo e duplica o trabalho.

Guardem estas instruções e consultem sempre que for necessário:

Chefia do DCC – quanto tiver dúvidas/problemas com os professores, faltas de professores, problemas relacionados a outros departamentos.

Responsáveis: Prof. Valter da Silva Faia 

dcc-chefia@uem.br

Coordenação de curso – quando tiver dúvidas/problemas com disciplinas, horários, AAC, dificuldades de aprendizagem e etc.

Responsáveis:  Profa. Joyce Menezes da Fonseca Tonin

dcc-coordenacao@uem.br

Coordenação de Estágio  – dúvidas sobre o estágio obrigatório ou não obrigatório, validação de carga horária de estágio conforme regulamento do estágio, orientador para estágio obrigatório e não obrigatório, relatórios de estágio obrigatório.

Responsável:  Prof. Marco Antonio Bisca Miguel

dcc-estagio@uem.br

Secretaria do DCC – solicitação de segunda oportunidade de avaliação,  declaração de data de avaliação, solicitação de nova correção de prova.

Responsável: Ana Paula A. Sá

sec-dcc@uem.br

Coordenação de TCC – matrícula no TCC, problemas com o TCC.

Responsável: Prof. Roberto Rivelino Martins Ribeiro.

rivamga@hotmail.com

Divisão de Assuntos Acadêmicos DAA:

Matrícula, aproveitamento de disciplinas, histórico acadêmico, troca de turno, atividades domiciliares, transferência para outras instituições, acesse: http://www.daa.uem.br/contatos-e-servicos

 


USO MASCARA EM AMBIENTES FECHADO - NOTA INFORMATIVA E REITORIA

De acordo com a nota informativa da Reitoria, após consulta ao Comitê de Enfrentamento e Monitoramento da COVID-19, o uso de mascaras continua em vigência nos espaços fechados da instituição.

Clique aqui para acessar na integra a nota informativa da Reitoria.


HORÁRIO DAS AULAS 2022 - TURMAS 01, 31 E 32

Está com dúvida no horários das aulas, clique no link abaixo:

Horário das Turmas 01, 31 e 32 do Ano Letivo 2022.


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16° Concurso de Redação sobre Educação Fiscal 

 

Com o intuito de promover a reflexão junto à comunidade sobre os temas relacionados à cidadania fiscal e controle social dos gastos públicos, contribuindo para uma formação cidadã consciente, o Observatório Social de Maringá vem, por meio desta, promover a divulgação do concurso de redação deste ano que tem como tema “Voto Consciente” e pedir o incentivo do r. Reitor e r. Coordenadores à participação dos estudantes da instituição no evento.
Levando em consideração a relevância do tema, muito presente e impactante na sociedade, e especialmente neste ano de eleições, acredita-se ser de extrema importância a promulgação desse tipo de evento, uma vez que possibilita a conscientização social e a construção de uma comunidade mais atenta e mais alerta aos seus direitos e deveres.
Mais relevante ainda se torna o tema dentro da comunidade acadêmica universitária no sentido de que esses jovens estudantes são a geração que vai estar cada vez mais nos espaços políticos e de influência, e que muito em breve deverão tomar à frente dos organismos sociais.
Nesta edição o formato de inscrição e entrega dos trabalhos nos concursos será “online”, ou seja, a ficha de inscrição será preenchida digitalmente e encaminhada pela internet, também os trabalhos realizados pelos alunos serão enviados de forma “online” por meio de link disponível no site do Observatório, reduzindo custos com impressos e transporte, bem como, colaborando com o meio ambiente.

Os regulamentos estão disponíveis no site do OSM e as categorias para este público será a Categoria V – Ensino Superior.
A premiação será para os três (03) participantes de cada categoria que tiverem as redações melhor avaliadas. Para os alunos vencedores, primeiros colocados o prêmio será um Kindle 10ª geração; segundos colocados, o prêmio será um fone de ouvido sem fio modelo Haylou Gt1 Pro; e terceiros colocados, o prêmio será um vale presente das Livrarias Curitiba, no valor de R$ 100,00.

E para mais informações sobre o concurso é só acessar o site do Observatório, qual seja http://observatoriosocialmaringa.org.br/, onde encontra-se também disponível o Regulamento Oficial.


Minicurso -Agenda de Eventos do DCC 2021/2

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Quer assistir os minicursos da Agenda de Eventos do DCC 2021/2? Clique nos links abaixo:

Minicurso 01Minicurso 02Minicurso 03Minicurso 04

 


Oficinas EaD de Matemática Básica, Língua Portuguesa, Francês Instrumental e Português para Estrangeiros (Nível Intermediário)

 

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A Pró-reitoria de Ensino, por meio do PROINTE - Programa de Integração Estudantil, em parceria com o NEAD - Núcleo de Educação a Distância, oferece neste ano letivo de 2022 as Oficinas EaD de Matemática Básica, Língua Portuguesa, Francês Instrumental e Português para Estrangeiros (Nível Intermediário), com a carga horária de 24 horas e 150 vagas disponíveis para cada Oficina.

Poderão se inscrever acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação da UEM. Em especial, na Oficina de Português para Estrangeiros (Nível Intermediário), em parceria com o ECI - Escritório de Cooperação Internacional, o público alvo são estudantes internacionais, migrantes e refugiados, da Comunidade interna e externa da UEM.

As inscrições estão abertas de 11 de julho até 29 de julho e o curso iniciará na primeira semana de agosto, do dia 01/08/2022 a 21/10/2022.

Para mais informações e efetuar a inscrição, acessem os links:

Matemática básica: 

https://portal.nead.uem.br/eventos/index.php/evento/divulgacao/150

 

Língua Portuguesa: 

https://portal.nead.uem.br/eventos/index.php/evento/divulgacao/149


Francês Instrumental: 

https://portal.nead.uem.br/eventos/index.php/evento/divulgacao/148

 

Português para Estrangeiros – Nível Intermediário: 

https://portal.nead.uem.br/eventos/index.php/evento/divulgacao/151

   


CALENDÁRIO ACADÊMICO DO ANO LETIVO 2022

As aulas do 1º semestre do Ano Letivo 2022 iniciam no dia 17/0720212 e terminam no dia  16/11/2022. Já o 2º semestre do Ano Letivo 2021 inicia no dia 24/11/2022 e termina no dia 24/04/2023. Maiores detalhes podem obtidos na Resolução nº 005/2022 da CEP.

 

DISTRIBUIÇÃO DOS ALUNOS POR ORIENTADOR DE TCC PARA ANO LETIVO 2022

 

EDITAL Nº 003/2022 - COORDENAÇÃO DO TCC

Comunica aos acadêmicos abaixo relacionados os seus respectivo professora/as orientadoras/es - Campus Sede.

Para acessar a integra da EDITAL Nº 003/2022 - COORDENAÇÃO DO TCC clique aqui.

 


INAUGURAÇÃO DO BLOCO B12

A aguarda e sonhada inauguração do Bloco B12, o novo bloco definitivo do nosso curso será na próxima quinta (26/05) as 10:30h. Abaixo o convite enviado pela Reitoria.

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UEM divulga edital para ingressos especiais no ano letivo de 2022

 partir de hoje (16) até sexta-feira (20), alunos das graduações presenciais da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com matrículas regulares ou trancadas, podem solicitar gratuitamente à Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) o procedimento de transferência interna caso desejem mudar de curso (exceto para ingresso em Medicina e outros 17 cursos), turno ou até mesmo de câmpus.

Conforme o edital publicado, a solicitação deve ser feita totalmente on-line neste link. A DAA relembra que o primeiro semestre acadêmico de 2022 começará no dia 18 de julho.

A transferência interna é uma das formas possíveis de ingresso especial na graduação e é permitida que seja feita uma única vez por estudantes da UEM. O resultado das solicitações deferidas e indeferidas de transferência interna de universitários das graduações presenciais para o ano letivo de 2022 será publicado no dia 4 de julho no site da DAA.

Também hoje estão sendo publicados editais relativos a outras possibilidades de entrada na graduação da UEM sem ser pelo vestibular nem mediante o Processo de Avaliação Seriada (PAS). É o caso da transferência externa. Também nesta segunda-feira (16), com prazo até 20 de maio, a DAA publica editais sobre procedimentos para este tipo de ingresso (quem ainda não estuda na UEM, mas é aluno de graduação em instituição pública, privada ou estrangeira), portador de diploma de curso superior (graduado, pela UEM ou não, que queira ingressar em nova habilitação ou novo curso), e reingresso de aluno desligado (quem se desligou da UEM e pretende voltar em nova habilitação ou novo curso). 

O resultado será conhecido no dia 4 de julho, com exceção das solicitações para reingresso, cujos resultados se tornarão públicos, por edital, no dia 11 de julho.


CEP Suspende a Necessidade de apresentar o esquema vacinal anti-COVID-19

Através da Resolução  Nº 007/2022, o CEP, suspende a exigência de apresentação do esquema vacinal anti-COVID-19 para docentes e discentes. 

Para acessar a integra da Resolução Nº 007/2022 -CEP clique aqui.

Através da Resolução 076/2022-CAD que revoga a Resolução n.º 016/2022-CAD, referente à exigibilidade do esquema vacinal completo contra a Covid-19, para os servidores docentes e agentes universitários da Universidade Estadual de Maringá.

Para acessar a integra da  Resolução 076/2022-CAD clique aqui.


 

 

 


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CONSULTE OS PROTOCOLOS DE BIOSEGURANÇA

PROTOCOLO DE BIOSSEGURANÇA PARA ACADEMICOS

PROTOCOLO DE BIOSEGURANÇA PARA SERVIDORES

Aulas presenciais das graduações retornam a partir de 17 de janeiro 2022

Na tarde desta quarta-feira (17), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) aprovou a retomada de aulas presenciais do segundo semestre do ano letivo de 2021 para as graduações em janeiro do ano que vem, seguindo rigorosos protocolos de biossegurança.

O Parecer 027/2021 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional (CGE), do relator Ednei Aparecido Santulo Junior, foi aprovado pelo CEP com 121 votos favoráveis, além de 2 contrários e 3 abstenções.

 O documento prevê o retorno gradual das aulas presenciais, ainda referentes ao segundo semestre letivo de 2021: início no dia 10 de janeiro de 2022, de forma remota, para viabilizar a organização dos câmpus para receber os alunos e professores após o recesso de fim de ano; presencialmente, retorno em 17 de janeiro para as turmas a partir dos segundos anos e 31 de janeiro para os calouros, ou seja, as turmas de primeiro ano.

 Na reunião, que foi presidida pelo reitor em exercício, Ricardo Dias Silva, também foi decidido que, a fim de recuperar a carga horária que não foi ofertada durante o ensino remoto, os cursos poderão ofertar até 20% da carga horária das disciplinas no formato a distância.

  • 10 de janeiro: retorno remoto para todos os alunos;

  • 17 de janeiro: retorno presencial para alunos a partir do 2° ano; 

  • 31 de janeiro: início de aulas presenciais dos calouros (1° ano).

Maiores informações Clique aqui.

 


Renovação do Conhecimento do Curso

  O Curso de Graduação em Ciências Contábeis – Bacharelado do Campus Sede  teve o seu reconhecimento renovado pelo prazo de 5 (cinco) anos, a partir de 21/07/21 até 20/07/26, conforme Portaria nº 06/21 da SETI e Parecer CEE/CES  nº 25/21.


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