+

Turma 3

MÓDULO 1: DESEMPENHO DE MERCADO

 

   

Vitor Nogami.png

 

 
DISCIPLINA 1: Marketing: Passado, Presente e Futuro (10 horas)
Professor: Vitor Koki da Costa Nogami (DAD/UEM)
- Doutor em Administração pela USP.
- Pesquisador Visitante na University of Illinois.
- Experiência em Pesquisa de Mercado e Consultoria em Marketing.
Resultados de Aprendizagem:
  • .

 

   

Alexandre Salvador.png

 
DISCIPLINA 2: Desafio de Marketing Contemporâneo (15 horas)
Professor: Alexandre Borba Salvador (ESPM)
- Doutor em Administração pela USP .
- Professor da Faculdade FIA de Administração e Negócios e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
- Diretor de Marketing e Inovação ABF - Associated British Foods.
Resultados de Aprendizagem:
  • Compreender os desafios de marketing contemporâneo.
  • Elaborar uma proposta de valor coerente para um segmento alvo.

 

 

 Olga.png

 
DISCIPLINA 3: Experiência e Jornada do Cliente (10 horas)
Professora: Olga Maria Coutinho Pépece (DAD/UEM)
- Doutora em Administração pela UFPR.
- Pesquisadora nas áreas de Teorias de Cultura e Consumo.
Resultados de Aprendizagem:
  • Mapear o processo de decisão de compra e experiência do cliente.
  • Construir um mapa de jornada do cliente com o uso do Canvas.

Rafael.png

DISCIPLINA 4: Branding e Criação de valor (15 horas)
Professor: Rafael Turziani (Unilever)
 
- Diretor de Marketing.- Profissional de Marketing com 10 anos de experiência em Bens de Consumo, em marcas locais e globais, atuando em estratégia de marca, desenvolvimento de produtos, comunicação e branding. Visão estratégica aplicada em planejamento, business intelligence, plano de negócios, tendência de mercado e comportamento do consumidor.Resultados de Aprendizagem:
  • Analisar estratégias de branding e criação de valor a partir do uso de diversos veículos de comunicação.

 

 

Marguit.png 

 
DISCIPLINA 5: Desempenho em ESG (10 horas)
Professora: Marguit Neumann (DCC/UEM)
- Doutora em Economia do Desenvolvimento pela UFRGS.
- Doutora em Sciences Economiques pela Université Pierre Mendes (França).
 
Resultados de Aprendizagem:
  • Identificar os riscos e as oportunidades relacionadas ao ESG que afetam o desempenho empresarial;
  • Implementar ações ESG nas empresas;
  •  Desenvolver um plano de ações ESG com o uso da ferramenta 5W2H.

 

MÓDULO 2: DESEMPENHO EM GESTÃO E NEGÓCIOS

 

 

   Ricardo.png

 
DISCIPLINA 1: Projetos empresariais (10 horas)
Professor: Ricardo Bortolo Vieira (PUC-PR)
- Mestre em Administração pela LACTEC.
- Doutorando em Informática pela PUC-PR, Gerente de Desenvolvimento de software com foco em projetos.
Resultados de Aprendizagem:
  • Diferenciar um projeto de uma operação definindo e interagindo com os principais stakeholders.
  • Construir o TAP, EAP e seu dicionário, a declaração de escopo e a lista de requisito.

 

  

Sandra.png

 
DISCIPLINA 2: Estratégia Empresarial (10 horas)
Professora: Sandra Mara de Alencar Schiavi (DAD/UEM)
- Pós-Doutora em Administração pela Kansas State University, Doutora em Engenharia de Produção pela UFSCar.
- Membro da SOBER (Regional Sul) e Líder do Grupo de Estudos em Estruturas Coordenadas (GECOR).
Resultados de Aprendizagem:
  • Realizar o planejamento de estratégias empresariais e análise competitiva a partir de situações reais.

 

 

 

 Cleiciele.png

 

 
DISCIPLINA 3: Planejamento Estratégico (5 horas)
Professor: Cleiciele Albuquerque Augusto (DAD/UEM)
- Doutora em Administração pela UFSC.
- Pesquisadora visitante na Copenhagen Business School, em Copenhagen, Dinamarca.
Resultados de Aprendizagem:
  • Apresentação e aplicação das etapas do planejamento estratégico, de forma sistêmica e interativa.

 

 

 José Paulo.png

 
DISCIPLINA 4: Administração Estratégica da Produção (10 horas)
Professor: José Paulo de Souza (DAD/UEM)
- Doutor em Administração pela UFSC.
-Pós-doutorado em Administração pela USP.
- Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UEM.
Resultados de Aprendizagem:
  • Transmitir princípios, modelos, características básicas e métodos de produção e serviços, enfatizando os clientes e os fornecedores.

 

 

 

  Petrojan.png

 
DISCIPLINA 5: Diagnóstico Empresarial (10 horas)
Professor: Petrojan Vaz Neves (Empresa ACIM)
- Gerente Comercial da JValério/FDC (Fundação Dom Cabral).
Profissional de vendas há 27 anos gerando resultados em diversos segmentos; alimentos, publicidade, educação corporativa entre outros. Amo o que faço, atualmente trabalho na da JValério que é um dos associados da FDC, a maior escola de negócios da América Latina e a 9º do mundo Fundação Dom Cabral, transformando pessoas por meio da educação, pelo desenvolvimento das competências. Alguns trabalhos voluntários, no qual destaco a presidência do Conselho de Comércio & Serviço ACIM (Associação Comercial e Industrial de Maringá) de 2020 até o momento.
Resultados de Aprendizagem:
  • Desenvolver habilidades relativas à métodos, técnicas e ferramentas para uma visão holística da empresa por meio do diagnóstico empresarial.

Wagner Fusca.png

DISCIPLINA 4: Métodos Ágeis (15 horas)
Professor: Wagner Mendes Voltz (Objective)
- Especialista em Administração em Gestão da Tecnologia da Informação pela FAE Business School.
- Atua como agile coach e métodos ágeis desde 2011.
Resultados de Aprendizagem:
  • Conduzir projetos de metodologias ágeis aplicando o Scrum e Kanban.

 

MÓDULO 3: DESEMPENHO DIGITAL

 

 

Lilian.png

 
DISCIPLINA 1: Marketing Digital e Mídias Sociais   (10 horas)
Professora: Lilian Soares Pereira Carvalho (FGV - Fundação Getúlio Vargas)
- Doutora em Administração pela FGV.
- Selecionada como cientista de dados pelo programa da NASA - Datanauts, em agosto de 2018.
- Possui estágio doutoral na Concordia University (Canadá).
Resultados de Aprendizagem:
  • Aplicar as principais estratégias e ferramentas de monitoramento de marketing digital e redes sociais.

 

 

 

 

Yarê.png

 
DISCIPLINA 2: Gestão de Conteúdo em Redes Sociais (10 horas)
Professora: Yarê Cristina Protzek (Grupo Integrado)
- Especialista em Gestão da Comunicação Organizacional pela UniCesumar.
- Dedica-se ao marketing digital, liderando uma equipe com foco em conteúdo e inteligência de mercado.
Resultados de Aprendizagem:
  • Entender a importância da utilização de redes sociais na jornada do cliente e de compra.
  • Planejar estratégias de redes sociais com foco em resultados.
  • Criar briefings que otimizem o trabalho de construção e gerenciamento de redes sociais.
  • Otimizar o planejamento com foco em análise de dados.

 

  

Thiago.png

 
DISCIPLINA 3: KPIs em Estratégias Digitais (10 horas)
Professor: Thiago Garcia Martins (Unipar)
- Doutor em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná.
- Pesquisador visitante no Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Universidade do Algarve, Portugal.
Resultados de Aprendizagem:
  • Compreender as métricas necessárias para avaliar ações de marketing digital.
  • Elaborar ações para melhoria de performance das campanhas digitais.

 

 

 

Chagas.png

 

 
DISCIPLINA 4: Gestão de Tráfego Pago: Google e Youtube (10 horas)
Professor: Rodrigo de Oliveira Chagas (Supera)
- MBA em Gestão Empresarial pela FGV.
- Diretor de Marketing | Data Driven | Growth: Martech & Adtech | Comunicação e Marketing.
Especialista em Internet há mais de 12 anos, gerindo projetos de Marketing e Inteligência Digital para organizações como InPress Porter Novelli, Qualcomm, L’Oréal, Sportv, Chevron, IBEU, FNDE, Toyota do Brasil, EDP, Unicesumar EAD, EmpreendX, WiseUp entre outros.
Resultados de Aprendizagem:
  • Estruturar uma campanha de anúncios de tráfego pago.
  • Desenvolver um plano de lançamento digital de uma pequena/média empresa.

 

 

 Marcio Noveli.png

 
DISCIPLINA 5: Gestão e Performance em Inovação (10 horas)
Professor: Márcio Noveli (DAD/UEM)
- Doutor em Administração pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
- Experiência em tecnologia, sistemas de informação, business intelligence e inovação.
Resultados de Aprendizagem:
  • Aplicar ferramentas tecnológicas para o processo de inovação.
  • Monitorar a inovação a partir de métricas de desempenho.

 

Daniela.png

 

DISCIPLINA 6: Visita Técnica I: Iniciação à Pesquisa e Estudo de caso (10 horas)
Professora: Daniela Caldas Acosta (DAD/UEM)
- Doutora em Administração pela UEM/PPA.
Resultados de Aprendizagem:
  • Realizar benchmarking com base nas boas práticas na empresa visitada para aplicar soluções de desempenho empresarial na própria empresa.

  

 MÓDULO 4: DESEMPENHO FINANCEIRO

 

 

 

Karin.png

 
DISCIPLINA 1: Análise Financeira (10 horas)
Professor: Karin Borges Senra (DAD/UEM)
- Doutora em Administração pela UEM.
- Experiência em Pesquisa de Mercado e Consultoria em Marketing.
Resultados de Aprendizagem:

 

 

  Cristiani Noveli.png

 
DISCIPLINA 2: Gestão do Capital de Giro (10 horas)
Professora: Cristiani Passolongo Noveli (DAD/UEM)
- Mestre em Administração pela UEM/UEL.
- Experiência Acadêmica em Administração Financeira de Curto Prazo.
Resultados de Aprendizagem:
  • Avaliar a gestão financeira de curto prazo da empresa a partir da análise dos ativos e passivos circulantes.

DISCIPLINA 3: Gestão Tributária e Desempenho Empresarial (5 horas)
Professora: Simone Letícia Raimundini Sanches  (DCC/UEM)
- Doutora em Administração pela UFRGS.
Resultados de Aprendizagem:

 

 

 

 Reinaldo.png

 
DISCIPLINA 4: Análise dos Custos da Qualidade e Custo Total do Consumidor (10 horas)
Professor: Reinaldo Rodrigues Camacho (DCC/UEM)
- Doutor em Contabilidade pela FEA/USP .
- Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PCO/UEM).
Resultados de Aprendizagem:
  • Identificar custos involuntários e seu impacto na qualidade de processos e no custo total da organização.
  • Identificar custos voluntários e seus benefícios em relação aos processos, custos e satisfação do cliente.
  • Calcular o custo total para o consumidor para auxílio em tomada de decisão de compra/venda.

 

 

 Alexandre Florindo.png

DISCIPLINA 5: Gestão do Risco de Preço de Commodities (10 horas)
Professor: Alexandre Florindo Alves (DCO/UEM)
- Doutor em Economia pela ESALQ/USP .
- Especialista em Desenvolvimento Econômico e Regional com base em Inovação Tecnológica.
 Resultados de Aprendizagem:
  • Utilizar contratos futuros como ferramenta de gestão de risco de preços de comodities, por meio de simulação do uso de hedge.

Evelini.png

DISCIPLINA 2: Valuation: Avaliação de Empresa (15 horas)
Professora: Evelini Lauri Morri Garcia (DCC/UEM)
- Doutora em Administração pela UEM.
- Experiência em análise de informações financeiras e econômicas para apoiar estratégias departamentais voltadas para o desempenho empresarial.
Resultados de Aprendizagem:
  • Identificar o valor de mercado das empresas.
  • Aplicar a técnica do fluxo de caixa descontado.
 

 

MÓDULO 5: DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

Marcelo Farid.png

DISCIPLINA 1: Modelagem e Avaliação de Negócios (10 horas)
Professor: Marcelo Farid Pereira (DCO/UEM)
- Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC.
- Coordenador estratégico da Incubadora Tecnológica de Maringá e do Parque Tecnológico MaringáTech, desde 2003.
- Coordenador do Projeto Bom Negócio Paraná do Núcleo Regional da UEM desde 2012.
- Assessor Especial para Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia da UEM.
- Membro do comitê de inovação da Fundação Araucária.
Resultados de Aprendizagem:
  • Avaliar a viabilidade de um novo negócio.

 

 

 Erica.png

 
DISCIPLINA 2: Cross Cultural Management (10 horas)
Professora: Erica Piros Kovacs (Indiana University/USA)
- Doutora em Administração pela UFPE.
- Especialista em Internacionalização de Empresas.
- Atualmente está realizando o pós-doutorado no departamento de International Business da Georgia State University, nos Estados Unidos.
Resultados de Aprendizagem:
  • Identificar dimensões culturais nas empresas.
  • Aplicar as dimensões de Cross Cultural Management em comparação de empresas de diferente países.
  • Gerenciar as adaptação organizacionais em empresas de acordo com a gestão das diferenças culturais.

 

João Otávio.png

 

DISCIPLINA 3: Gestão de Pessoas por Competências (10 horas)
Professor: João Otávio Montanha Endrici (DAD/UEM)
- Mestre em Administração pela UEM/UEL.
- Experiência em Administração de Empresas, Gestão de Negócios, Tomada de Decisão e Desempenho Empresarial.
Resultados de Aprendizagem:
  • Desenvolver um modelo de gestão baseado em competências para orientar diversos processos organizacionais de gestão de pessoas.

 

 

  Michel Filipe.png

 
DISCIPLINA 4: Remuneração Variável (10 horas)
Professor: Michel Felippe Soares (ACIM)
- Especialista em Administração pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
- Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM).
Resultados de Aprendizagem:
  • Classificar os diferentes tipos de remuneração variável.
  • Implementar políticas de remuneração variável de curto e longo prazo.
  • Promover políticas de bônus e gratificações.
  • Desenvolver modelo de avaliação de desempenho com remuneração variável.

 

 

Marcio Cassandre.png

 

DISCIPLINA 5: Gestão de Conflitos pelo Método Transformativo (10 horas)
Professor: Marcio Pascoal Cassandre (DAD/UEM)
- Doutor em Administração pela Universidade Positivo.
- Pós-doutorado na Aarhus University - Dinamarca.
Resultados de Aprendizagem:
  • Elaborar um modelo teórico-prático com vistas a trazer soluções para os conflitos das organizações por meio do planejamento de ações corretivas.
  • Planejar a gestão dos conflitos pelo Laboratório de Mudança.

 

 

Francielli.png

 

DISCIPLINA 6: Visita Técnica II: Iniciação à Pesquisa e Estudo de Caso (10 horas)
Professora: Francielli Borges Ladeira (DAD/UEM)
- Doutor em Administração pela UEM/PPA.
- Pesquisadora de Teoria Institucional e Teorias Organizacionais no campo da Assistência Humanizada no processo de gestação, parto e puerpério, Medicalização do Parto e Objetificação do Corpo Feminino.

Resultados de Aprendizagem:
  • Realizar benchmarking com base nas boas práticas na empresa visitada para aplicar soluções de desempenho empresarial na própria empresa.

 

MÓDULO 6: DESEMPENHO EM ANÁLISE DE DADOS

 

 

Valter Faia.png

 

DISCIPLINA 1: Sistema de Avaliação de Desempenho (10 horas)

Professor: Valter da Silva Faia (DAD/UEM)
- Doutor em Administração pela UEM.
- Experiência em controladoria, sistemas de controle gerencial e gestão da força de vendas. 
Resultados de Aprendizagem:
  • Desenvolver um sistema de controle e gestão de desempenho que considera os aspectos contextuais e ambientais das organizações.

 

 

 

 

Juliano.png

 
DISCIPLINA 2: Análise de Cluster para Tomada de Decisões (10 horas)
Professor: Juliano Domingues da Silva (DAD/UEM)
- Doutor em Administração pela UEM.
- Experiência em pesquisas quantitativas, desempenho em vendas e sistemas de controle em vendas.
Resultados de Aprendizagem:
  • Aplicar análise de clusters com o software Jamovi para a segmentação de público-alvo.
  • Avaliar as estratégias de segmentação de público alvo a partir da análise de cluster, realizada com o software Jamovi.

 

 

Vitor Nogami.png

 
DISCIPLINA 3: Posicionamento de Mercado com Mapa Perceptual (10 horas)
Professor: Vitor Koki da Costa Nogami (DAD/UEM)
- Doutor em Administração pela USP.
Pesquisador Visitante na University of Illinois.
- Experiência em Pesquisa de Mercado e Consultoria em Marketing.
Resultados de Aprendizagem:
  • Construir um mapa perceptual para análise de posicionamento da empresa e seus respectivos concorrentes.

 

 

 

Karin.png

 
DISCIPLINA 4: Insights Analíticos com Dashboards (10 horas)
Professor: Karin Borges Senra (DAD/UEM)
- Doutora em Administração pela UEM.
- Experiência em Pesquisa de Mercado e Consultoria em Marketing.
Resultados de Aprendizagem:
  • Interpretar dados de uma forma visual, compreendendo as diferentes formas de apresentação e de utilização das informações disponíveis.
  • Utilizar as ferramentas para a visualização dos dados em dashboards, identificando formas de manuseio e edição de informações para uma apresentação adequada.

 

 

 

DISCIPLINA 5: Visita Técnica III: Iniciação à Pesquisa e Estudo de Caso (10 horas)
Professora: Elisabete Camilo (DAD/UEM)
- Mestre em Administração pela UEM/PPA.

Resultados de Aprendizagem:
  • Realizar benchmarking com base nas boas práticas na empresa visitada para aplicar soluções de desempenho empresarial na própria empresa.

 

 

Vitor Nogami.png

 
MÓDULO 6: Iniciação à Pesquisa: Projeto de Gestão e Desempenho Empresarial I (10 horas)
Professor: Vitor Koki da Costa Nogami (DAD/UEM)
- Doutor em Administração pela FEA/USP.
Pesquisador Visitante na University of Illinois.
- Experiência em Pesquisa de Mercado e Consultoria em Marketing.
Resultados de Aprendizagem:
  • Identificar um problema empresarial e construir um plano de solução para este problema com base nas ferramentas aprendidas no MBA.

MÓDULO 7: DESEMPENHO EMPRESARIAL

 

 

Vitor Nogami.png

 
MÓDULO 6: Iniciação à Pesquisa: Projeto de Gestão e Desempenho Empresarial II (20 horas)
Professor: Vitor Koki da Costa Nogami (DAD/UEM)
- Doutor em Administração pela FEA/USP.
Pesquisador Visitante na University of Illinois.
- Experiência em Pesquisa de Mercado e Consultoria em Marketing.
Resultados de Aprendizagem:
  • Identificar um problema empresarial e construir um plano de solução para este problema com base nas ferramentas aprendidas no MBA.