+

Ano 2012

Trabalhos do Curso de Pedagogia / 2012

 

Turma 01

ALUNO

TITULO

ORIENTADOR

ALINE APARECIDA DA SILVA

Aspectos Históricos da Educação Infantil do Município de Maringá: Elementos para Estudos Iniciais

Marta Chaves

ANA ELISA TUBINO

Considerações Acerca da Educação da Criança com Síndrome de Down e o Processo de Inclusão

Maria de Jesus Cano Miranda

ANA PAULA DA CRUZ RODRIGUES

O conceito de Educação em Circulação no Guia da Educação – Educar para Crescer (2009-2011)

Elaine Rodrigues

ANALICE CZYZEWSKI

Organização dos Espaços Educativos na Implementação do Ensino Fundamental de Nove Anos

Maria Angélica Olivo Francisco Lucas

BÁRBARA CAROLINA DOMINGOS PEREIRA

Políticas Públicas de Enfrentamento da Violência Escolar no Paraná: Limites e Possibilidades na Vivência de Escolas Estaduais de Maringá-PR

Raymundo de Lima

CAMILA ANDRESSA ROMANO

Conselho Tutelar e a Violência nas Escolas

Ivana Veraldo

CASSIA SATOMI FUJINAGA

O Pedagogo na Medida Socioeducativa de Internação

Kiyomi Hirose

CICÍLIA RODRIGUES MONTEIRO

Alfabetização e Letramento: Um Olhar para Revista Criança

Maria Angélica Olivo Francisco Lucas

CLAUDIA CRISTIANE TEIXEIRA DOS SANTOS GUSSO

Interação Adulto-Criança no Ambiente da Educação Infantil

Tânia dos Santos Alvarez da Silva

DAIANE ANDREAZZI

A atuação educacional dos jesuítas na região do Guairá (América Espanhola) nos séculos XVI e XVII

Célio Juvenal Costa

DANIELA CUSTÓDIO

Algumas reflexões acerca das relações grafofônicas no processo de alfabetização

Maria Angélica Olivo Francisco Lucas

DÉBORA KRUSE

Fatores associados à Eficácia Escolar: o que dizem as evidências científicas

Ruth Izumi Setoguti

ELAINE GESIBEL TEIXEIRA GOES

Transição da educação infantil para o ensino fundamental de nove anos: que mudanças são necessárias?

Aline Frollini Lunardelli Lara

ELIANE CRISTINA RIBEIRO

Afetividade: presença e relevância na formação de professores

Geiva Carolina Calsa

EVELYN SAUNITE DE SOUZA

Reflexões a respeito do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e suas implicações do contexto escolar

Maria de Jesus Cano Miranda

JOYCE UEMOTO HALLER

Monteiro Lobato: a literatura como expressão do contexto, Primeira República (1889-1930)

Regina Maria Zanatta

JULIANA VIGNOTO

O ensino de matemática no primeiro ano de escolarização

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes

KAREN CRISTIANE DOS SANTOS

Émile Durkheim e a educação: reflexões iniciais

Ademir Quintilio Lazarini

LEILIANE APARECIDA ALCANTARA FELIX

Educação infantil maringaense nas décadas de 1960 e 1970: aspectos históricos

Marta Chaves

LIE MAEDA

O impacto da disciplina de Libras na formação do pedagogo: uma análise da experiência dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá

Tânia dos Santos Alvarez da Silva

MAIRA MACHADO DOS SANTOS

A diversidade em livros didáticos no Paraná nos anos de 1990: estudos sobre os índios Xetá

Rosangela Célia Faustino

MARIA CRISTINA SANCHES

Políticas públicas e regulamentação do ensino técnico profissional na Era Vargas (1930-1945)

Maria Eunice França Volsi

PRISCILA DAYANE DE ALMEIDA DIAS

A afetividade no processo de alfabetização: contribuições da teoria de Henri Wallon

Sheila Maria Rosin

RENATA AKEMI TANAKA

A música na educação infantil: uma possibilidade de aprendizagem com os textos de Vinicius de Moraes e Toquinho

Marta Chaves

ROSANA LOPES ROMERO

Representações sociais presentes em relatos de crianças do meio rural sobre suas brincadeiras de faz-de-conta

Geiva Carolina Calsa

SILVANA DIVANEIDE PAZ DOS SANTOS

A influência do lúdico no ambiente hospitalar infantil

Aparecida Meire Calegari Falco

SIRLEY DE SOUZA IEQUE DOS SANTOS

Ensino Médio: debate atual sobre o abandono e a evasão escolar

Ruth Izumi Setoguti

 

Turma 31

ALUNO

TITULO

ORIENTADOR

ANA BEATRIZ BRITTO CASTILHO

A inclusão escolar de alunos com deficiência auditiva

Elsa Midori Shimazaki

ANDRÉIA CRISTINA ERNEGA

Revista Maringá Ensina: assuntos educacionais em circulação na seção Entrevista – 2006 a 2011

Elaine Rodrigues

ANDRIELLY SILVA DE OLIVEIRA

As contribuições do fazer pedagógico ao desenvolvimento dos processos de oralidade, alfabetização e letramento na Educação Infantil

Regina de Jesus Chicarelle

CARLA MELISSA TOSONI MARCOTTI

Estudos iniciais sobre as proposições de Paulo Freire

Marta Chaves

CAROLINA FORTES DE SOUZA

Monteiro Lobato e a crítica social expressa na personagem Jeca Tatu

Maria Cristina Gomes Machado

CEILA VIVIANE DA SILVA

As contribuições da afetividade na educação escolar da criança de zero a dois anos

Luciana Maria Caetano

CILENE REGINA TAVARES PINTO

Reações da Sociedade ao Projeto de Lei do Fim da Palmada

Ivana Veraldo

CÍNTIA MARA BOGO BORTOLOSSI CRISTOVÃO

A presença jesuítica em Portugal no processo de edificação da Universidade de Évora

Célio Juvenal Costa

CLARISSA USSUELI

A universidade aberta à terceira idade no cenário educacional brasileiro

Regina Taam

DANIELE HÚNGARO DA SILVA

Inovações Educacionais nos anos de 1870 a 1890: coeducação dos sexos e método intuitivo

Maria Cristina Gomes Machado

DANIELLE LUCIANE GABRIEL

Pedagogia hospitalar como promotora de um espaço de humanização e sua contribuição para a recuperação da criança hospitalizada

Aparecida Meira Calegari Falco

DANIELLY RONCADA PUPULIM

O discurso sobre educação especial na Revista Nova Escola (2010-2011)

Luzia Marta Bellini

DENISE SUZAINE TONELI FARIA

A educação de jovens e adultos: políticas e programas no Paraná (2003-2011)

Natalina Francisca Mezzari Lopes

DEYSE FERNANDES DA SILVA

Compreendendo especificidades, construindo práticas de vivências e envolvimento da criança no brincar

Regina de Jesus Chicarelle

DIONE CÉSAR VOJIVODA

 

A Adolescência na Era Digital

Sheila Maria Rosin

ELIETE GIROTO MOREIRA

As interações entre professores e alunos de 0 a 3 anos sob a perspectiva piagetiana

Luciana Maria Caetano

FABIANA GONZALES ASSOLARI

A sexualidade em multimeios: como a comunicamos na educação

Luzia Marta Bellini

FRANCIELLE PIRES DE PAULA LOUZA

A influência da mídia no consumo infantil

Sheila Maria Rosin

GISELE ALVES MONTAGNOLI DA FONSECA

As concepções de professores e familiares sobre a contribuição da afetividade no processo de ensino e aprendizagem

Luciana Maria Caetano

JAKELINE LINÉIA PINHEIRO LYRA

A atuação do pedagogo em espaços não escolares: em destaque a pedagogia empresarial

Aparecida Meire Calegari Falco

JULIA FERREIRA FIGUEIREDO

As contribuições de Platão nas concepções de Educação

Célio Juvenal Costa

LAÍS BASTOS MARCHESONI

A disciplina na educação infantil: o papel do planejamento

Heloisa Toshie Irie Saito

LARISSA CRISTINA DA COSTA SANTOS

Educação brasileira: evidências de um sistema de ensino ineficiente

Ruth Izumi Setoguti

LUANA BRANCALHÃO DE SOUZA

A influência da nova Idade Média para a educação em uma sociedade globalizada

Célio Juvenal Costa

LUCIA KEIKO KAWAMOTO

Alimentos & alimentação: sentidos manifestos nos livros didáticos e na filmografia infantil

Erica Piovam de Ulhôa Cintra

MARIA ELISA FURCHINI

Revendo significados de gestão democrática

Natalina Francisca Mezzari Lopes

MAYARA CAROLINE FERREIRA MESQUITA

Formação de professores e educação sexual: análise das diretrizes curriculares nacionais e do currículo do curso de Pedagogia da UEM

Aline Frollini Lunardelli la Lara

MICHELLI RITCHTER

O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e suas repercussões sobre a aprendizagem

Solange Franci Raimundo Yaegashi

MILENA GARIANI POPOWICZ

Dependência simbiótica e suas consequências no processo de Ensino-Aprendizagem Escolar

Geiva Carolina Calsa

NAYARA FERREIRA DA COSTA

Dificuldades de aprendizagem: um estudo documental

Luciana Maria Caetano

PATRÍCIA KEIKO SHIGUEMATSU

As produções acadêmicas sobre as emoções emergentes na hospitalização de crianças e o papel do professor neste processo

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula

PATRÍCIA TEIXEIRA MAFRA

Louis Legér Vauther, Idéias e Educação: franceses no Brasil no século XIX

Marcília Rosa Periotto

PAULA CAROLINA MILANI EGEA

Educação integral: o Programa Mais Educação na rede municipal de Maringá (2009-2011)

Natalina Francisca Mezzari Lopes

SIMONE AYUMI UETA DE SOUZA CAMPOS

A escrita dos sinais no Brasil sob o olhar da comunidade acadêmica

Tânia dos Santos Alvarez da Silva

SIRLEI FERREIRA DOS SANTOS

Bullying: escola e família

Luciana Maria Caetano

TALITA KELLY LUZ ROCHA DE ASSIZ

A imprensa e a alfabetização na escola: a perspectiva de Freinet

Maria Cristina Gomes Machado

THAÍSA YUMI NODA

As contribuições do brincar para as crianças hospitalizadas com câncer

Aparecida Meire Calegari Falco

VANESSA CRISTINA DE MACEDO

Educação Infantil e o Ensino da Matemática: refletindo as práticas de ensino em seu processo inicial

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes

VANESSA CRISTINA FERREIRA DOS SANTOS

O papel do brincar na inclusão de alunos surdos na educação infantil

Sheila Maria Rosin

VÂNIA DE MORAIS LIMA CORTEZ

O impacto da violência escolar sobre o aprendizado dos alunos

Ivana Veraldo

 

Turma 32

ALUNO(A)

TITULO

ORIENTADOR(A)

ADRIANA SILVA OLIVEIRA

A teoria Histórico-Cultural e sua contribuição para a alfabetização de crianças indígenas

Rosângela Célia Faustino

ALESSANDRA VALÉRIA FERREIRA

A produção científica na educação ambiental: uma análise dos periódicos no Banco de Dados ERIC - Resources Information Center

Patrícia Lessa dos Santos

ANA CAROLINA EUGENIO

Estudo da Mídia: contribuições para a educação infantil e formação de professores

Regina Lúcia Mesti

ANA PAULA LOPES

Os surdos e seus direitos

Elsa Midori Shimazaki

ANDRESSA CRISTINA SHWINGEL

A indisciplina e a terceirização da educação: estudo do programa Supernanny

Raymundo de Lima

CAMILA DE LIMA SANTOS

O Plano Nacional de Educação de Fernando Henrique Cardoso e Dilma Rousseff: estudo comparativo

Gislaine Aparecida Valadares de Godoy

CRISTIANE APARECIDA DA SILVA

Tatiana Belinky: uma possibilidade de aprendizagem e encantos para crianças

Marta Chaves

CYNTHIA NEVES TOBIAS VENÂNCIO

Professores que ensinam matemática: revendo concepções e a organização do ensino

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais

DANIELLE CRUZ VOLPATO

As concepções de formandos do curso de Pedagogia sobre a relação escola e família

Luciana Maria Caetano

DÉBORA FRANCISCHINI BOIAN

teoria Histórico-Cultural na pesquisa em educação: análise dos trabalhos apresentados na ANPED

Marta Sueli de Faria Sforni

DIRLÉIA BENETTI

conceito de criança e a educação em Erasmo de Roterdã

Jorge Cantos

ÉLIDA MIRANDA DOS SANTOS

Mídia, Educação, Infância: uma análise para a organização, reflexão e interferência na realidade social

Maria Luisa Furlan Costa

ERIKA RAMOS JANUARIO

Presença da teoria marxista no curso de Agroecologia na Escola Milton Santos: Uma análise preliminar

Ademir Quintilio Lazarini

FABIANA RIBEIRO DA SILVA

Uma defesa de educação institucional: considerações de Rui Barbosa sobre o jardim de infância

Marta Chaves

FELIPE AUGUSTO FERNANDES BORGES

Educação jesuítica no oriente: o padroado português na Índia (1499-1552)

Célio Juvenal Costa

FERNANDA BEVILACQUA RIBEIRO

Educação Infantil e surdez: uma experiência de inclusão

Márcia Cristina Amaral da Silva

FRANCIELLE TURCI

O cuidar e o educar nas políticas públicas para educação infantil

Gesilaine Mucio Ferreira

GEISIANA DE ASSIS MORAIS

Sobre a função do pai na educação dos filhos em fase escolar na contemporaneidade

Raymundo de Lima

GÉSSICA CAETANO LEITE

Por que estudar os escritos agostinianos no curso de Pedagogia?

Terezinha de Oliveira

GISELE ANGELINA BASSANI

Formação Continuada e Práticas de Alfabetização

Maria Terezinha Bellanda Galuch

GISLAINE DE LIMA

Educação e saúde: o trabalho do SAREH na Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia

Aparecida Meire Calegari Falco

GRAZIELA CRISTINA SCALIANTE

Divórcio parental, estresse infantil e desempenho escolar: algumas reflexões

Solange Franci Raimundo Yaegashi

GREICIELE SILVA DE ANDRADE

A gestão democrática da escola pública brasileira: avanços e desafios

Gislaine Aparecida Valadares de Godoy

JAQUELINE CRISTIANE MACON SASSI

O planejamento no contexto da educação infantil

Heloisa Toshie Irie Saito

JOSILENE DO ESPÍRITO SANTO CARLO

As mudanças curriculares do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá e a formação do docente

Terezinha de Oliveira

JULIANA DIAS NERY

Rousseau e o conceito de infância: uma leitura a partir da obra de Emílio ou Da Educação

Erica Piovam de Ulhôa Cintra

JULIANA LEANDRIN NUNES

Oficinas de capacitação: espaços para discussão de sexualidade e gênero

Eliane Rose Maio

JULIANA REGINA DOS SANTOS

Programa Mais Educação na escola municipal Ariovaldo Moreno de Maringá: algumas reflexões

Luzia Marta Bellini

KARINA RAFAELA RIBEIRO

Pedagogia hospitalar: a escolarização do aluno no atendimento domiciliar

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula

LAÍS SOARES SECO

Conselho escolar na perspectiva da gestão democrática: alguns impasses

Gislaine Aparecida Valadares de Godoy

MARIANA MENDONÇA BERNARDINO

Literatura na escola indígena: contribuições da teoria Histórico-Cultural

Rosângela Célia Faustino

MICHELE ELIAS SYDULOVIEZ

O discurso da mídia para a educação das crianças: um exame dos costumes e modos de vestir

Luzia Marta Bellini

NATÁLIA DE OLIVEIRA

Estudo sobre as formações de família na contemporaneidade

Patrícia Lessa dos Santos

NATALIA TAMARA DA SILVA SANTOS

A influência do advento da internet nas preferências de leitura e pesquisa dos estudantes da Biblioteca Pública Municipal Professora Tamires Moreira de Carvalho

Ednéia Regina Rossi

PRISCILA CARDOSO DA SILVA

O discurso da sexualidade na Revista Nova Escola (2006 a2010): reflexões sobre a formação de professores

Luzia Marta Bellini

PRISCILLA DA SILVA VAIDEMAN

A importância da leitura infantil para crianças de 0 a 5 anos no sucesso escolar

Ruth Izumi Setoguti

REGIANE HISSAYO ONO

Atendimento pedagógico hospitalar: a importância e as dificuldades de oferecer esse atendimento aos hospitais

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula

ROSIMEIRE BRAMBILA ESTEVO

A influência do nobre na formação do burguês no século XII: um estudo na perspectiva da história e da literatura

Terezinha Oliveira

VANESSA AUGUSTA DE OLIVEIRA BEAL

Formação docente e suas Implicações na expressão da sexualidade dos autistas

Eliane Rose Maio